Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 8 de janeiro de 2012


Edição 131-Dezembro/2011
Projeto Doces Selvagens (insetos)

O Projeto Doces Selvagens agradece o espaço no jornal de fato, que ora se inaugura. Começamos, a partir deste mês, a divulgar a importância das abelhas nativas em nossa vida. Nosso objetivo é que o amigo leitor tenha a oportunidade de conhecer um reino encantado das simpáticas abelhas tropicais e subtropicais que fascinam os que possuem colônias desses insetos tão atraentes e inusitados.
No Brasil existem mais de 200 espécies de abelhas nativas, todas muitos importantes nos ecossistemas, como polinizadoras de diversas plantas. Muitas dessas plantas entrariam em extinção caso estas abelhas não realizassem este trabalho. As maravilhosas abelhas nativas sem ferrão desempenham um importante serviço ambiental porque são polinizadores exclusivos de grande parte das espécies florestais nativas e também muito importantes para aumento da produtividade de inúmeras culturas agrícolas.
Dessa forma, estaremos divulgando as novidades desse novo projeto que começa em nossa região, e apresentaremos as espécies encontradas no nosso munícipio com objetivo de conscientizar e ajudar a preservar este pequeno reino de insetos, membros de uma nação dinâmica e operosa, cujas origens remontam a milhões de anos de evolução lenta e persistente (inseto-planta), insetos que são aparentemente passivos mas de uma importância grandiosa para a sobrevivência da humanidade.

Conheça agora: Abelha Jataí (tetragonista angustula)
                         
Característica: mede 5 mm, com coloração dourada. As colônias apresentam 2000 a 5000 mil indivíduos, abelha mansa de mel fino e delicioso, empregado para fins medicinais.
Habitat: ocos de árvores nas florestas e em áreas urbanas nos postes, caixa da CEMIG e muros etc.
Ocorrência: em todo o Brasil.
Hábitos: A entrada da colônia é constituída pro um tubo de cerume característica da espécie e a presença de abelhas guardas ou sentinelas que ficam voando nas proximidades do tubo de entrada fazendo a proteção da colônia.
Alimentação: Néctar e pólen.
Predadores naturais; aves, lagartos, aranhas e outros.
Ameaças: destruição de seu habitat (desmatamento) e a extração indiscriminada feita sem conhecimento pelo homem.

Para saber mais sobre o Projeto, nossos contatos: doceselvageminsetos@gmail.com - mauricio.oliveira.biodiversidade@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário