Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Edição 132-Dezembro/2011 - 2ª Edição
Editorial:
Nenen da ASA é “moderno”?

Passei outro dia em frente a um dos inúmeros outdoors de propaganda colocados pela administração de Nenen da ASA (PV). Um deles, onde havia uma foto de uma rua sendo asfaltada, se lia: “Mais modernização e qualidade de vida para Brumadinho”. Pensei que os brumadinenses estão em uma situação bastante complicada atualmente. Se nosso prefeito acha que uma série de coisas que sua administração está fazendo é ”moderno”, estamos mais ou menos lascados!
Cobrir a cidade de asfalto e cimento, impedindo que boa parte das águas penetre o solo, deixando-as correrem todas para o Rio Paraopeba, provocando enchentes e levando ao desespero a população do Canto do Rio, da COHAB e outas é ser moderno? Ligue sua TV durante um jornal qualquer e você se deparará com um a notícia que se repete ano após ano: “Enchente em São Paulo depois de uma chuva rápida de 20 minutos” ou algo parecido. Todo mundo sabe porque isso acontece: os paulistas cobriram toda a cidade com asfalto e cimento. A consequência todo mundo sabe: não tendo como penetrar no solo, toda a água core para o rio; e o rio, não tendo como comportar toda a água, a devolve para a cidade, para as casas, lojas, ruas. É isso que queremos para Brumadinho? Pessoas desesperadas, perdendo seus bens comprados com tanta dificuldade, perdendo suas casas, isso é moderno? É isso que queremos?
Enquanto o Prefeito coloca asfalto sobre ruas calçadas no Centro da cidade, dezenas de famílias “comem barro e poeira” no bairro Silva Prado II. Isso é moderno?
Enquanto o Prefeito coloca asfalto sobre ruas calçadas, famílias não têm água tratada a menos de 2 km do Centro da cidade, na rua Maria de Lourdes Pereira. Isso é moderno?
O bairro do Carmo, formado por quatro ruas, possui apenas um bueiro, que recebe as águas pluviais de todo o bairro, derruba muros e causa prejuízos e insegurança a moradores. É isso que o prefeito chama de “Mais modernização e qualidade de vida para Brumadinho”?
Enquanto nossa Constituição Federal nos garante a liberdade de expressão e pensamento, às vésperas do Natal, servidores contratados foram chamados à Secretaria de Educação onde foram pressionados, onde lhes foi perguntado se “estavam com o Nenen”. Isso é moderno ou é a volta da Ditadura Militar, como comentou comigo pelo telefone um brumadinense?
Uma cidade em que o trânsito está cada vez mais caótico, com um viaduto onde ficam agarrados caminhões maiores, em que secretário ficha suja continua dando ordens na administração e manipulando dinheiro público, é isso que nosso prefeito chama de “Mais modernização e qualidade de vida para Brumadinho”?
Uma cidade sem transparência de como se gasta o dinheiro público, em que o prefeito quer gastar de 56 a R$ 80.000.000,00 (80 milhões) sem dar satisfação aos vereadores, isso é que é ser “moderno”? 
Mandar e desmandar na Câmara Municipal, desrespeitando a divisão de poderes; não implementar, ainda que com dinheiro do Governo Federal, o programa “Minha Casa, Minha Vida”, para centenas de famílias brumadinenses que não têm onde morar; prometer que ninguém ia pagar IPTU em Brumadinho e aumenta-lo em até 2000%. É isso que o prefeito chama de “Mais modernização e qualidade de vida para Brumadinho”?
Bom, se isso é que é “Mais modernização e qualidade de vida para Brumadinho”, quero voltar à pré-história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário