Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Edição 133-Janeiro/2012
Betharramitas se despedem de Brumadinho

Depois de presença em 42 anos em nossa Paróquia (São Sebastião), os padres Betharramitas, Vicente Menezes e Sebastião Nascimento, estão nos deixando. O dia 5 de fevereiro marcou a data das últimas missas, muito concorridas. As pastorais fizeram as ultimas homenagens, como o pessoal da liturgia. O Grupo de Teatro META, sob o comando de Fernando Moreira, emocionou a todos, retratando a vida da congregação em Brumadinho durante os 42 anos. Houve até lágrimas durante essas despedidas.
Mas não são apenas os padres que serão trocados. É a própria Congregação que se vai. Em seu lugar, chegarão os padres Diocesanos.

Comunidade de movimenta

Os paroquianos não gostaram da saída dos padres Vicente e Sebastião. Gostaram menos ainda de saber da saída da Congregação Betharramitas. Apesar da faixa de “boas vindas” aos diocesanos, há um desconforto entre os fiéis, especialmente pela ausência de explicações. Até mesmo um abaixo assinado foi produzido por jovens paroquianos, na tentativa de manter os líderes religiosos por aqui, mas não surtiu o resultado esperado. Uma equipe de senhores tentou falar com o bispo auxiliar Dom Luiz, mas também não conseguiram. Há fiéis que dizem que nem mesmo os padres sabiam, até o dia 5, para onde seriam mandados. Uma possibilidade era ade irem para Sabará, proposta do arcebispo Dom Walmor, que estaria sendo estudado pela congregação dos Betharramitas. No dia 6, os padres iriam para sede de sua Congregação, em Passa Quatro, MG. 
No próximo domingo, 12, acontece a Missa de Posse dos novos padres Diocesanos, que vêm da Região de BH, Padre Felipe e Pe. Renê. Havia uma previsão de virem acompanhados de uma caravana de 12 ônibus. A pedido dos ex-padres locais, a Paroquia preparou uma recepção.

Presença dos Betharramitas em Brumadinho

A presença dos padres da Congregação Betharramitas teve início em 1969, com padre Vicente Assunção. Padre Vicente, conhecido pela rapidez de suas missas – em torno de 10 minutos – foi um desses religiosos que marcou a vida de Brumadinho. Se a missa era ligeira, suas ações permaneceram por muitos e muitos anos, e marcaram inúmeras vidas de crianças brumadinenses. Centenas rapazes e moças tiveram sua infância e adolescência marcadas pela ação de Padre Vicente Assunção. E, no futuro, muitos tornaram-se grandes homens e mulheres, honestos, trabalhadores, ocupando cargos importantes na cidade, como professores, vereadores etc. Foi Padre Vicente Assunção quem manteve de pé, por mais de 20 anos, uma instituição chamada de Assistência Educacional Juventina Brandão. Era conhecida carinhosamente pelo apelido de “Ferrinho” pelo fato de, além do reforço escolar em um quarto de período; trabalho com horta, roça, mais tarde granja e marcenaria, em outro quarto de período, as crianças capinavam ruas da cidade. Para arrancar o mato no meio dos calçamentos, entre uma pedra e outra, usavam um ferrinho, daí, o apelido.
Não é gratuito, e nem obra de vereador desocupado, o fato de uma escola e um asilo levarem o nome do Padre: Escola Municipal Padre Vicente Assunção; e Lar dos Idosos Padre Vicente Assunção. É o mínimo que nossas autoridades podiam fazer por este homem tão importante para nossa cidade.
Depois de Pe. Vicente, ou junto com ele, vieram muito outros, como Padre Paulo, de saudosa lembrança; Michel Maria Carelot, Padre, fumante inveterado e Professor na E.E. Paulina A. Ferreira; Pe. Antônio Scarpa, com seu bom humor e sua pressa; Pe. Silvério, de muita simplicidade; o jovem Padre Júlio; Pe. Jair, brincalhão e polêmico. Padre Sebastião Nascimento, com seu jeito calmo. E, coincidência ou providência divina, o último também é um Vicente, esse, um Menezes, filho de Brumadinho.  

Colaborou Fernando Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário