Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Edição 133-Janeiro/2012
Dicas para uma alimentação equilibrada
Por Aline Maciel Leal *


Dietas da moda

Quem nunca recorreu a dietas mirabolantes ou ao uso de alguns chás ou até mesmo cápsulas para emagrecer? Esse tipo de solução é muito utilizado nos dias de hoje, alguns prometem emagrecimento rápido e, muitas vezes, prometem resolver o problema em poucos dias.  Você pode encontrar uma serie de revistas que trazem o cardápio de uma semana prometendo emagrecimento de muitos quilos. Esse plano pode até te fazer perder peso, mas com o mesmo cardápio geralmente não dá para manter a perda de peso ou manter o peso adquirido. Além das dietas pode ser encontrada uma série de produtos para a perda de peso, contudo isso pode te levar ao efeito sanfona. O efeito sanfona é aquele famoso emagrece e engorda.No entanto deve-se ter cuidado porque pode causar efeitos maléficos a seu corpo. Não podemos acreditar que o emagrecimento de um dia pro outro é legal. A perda de peso deve ser gradual.
Muitos produtos utilizados para perda de peso podem, sim, auxiliar esse processo. Mas não se esqueça que “auxiliar” não quer dizer que você pode comer uma montanha de macarronada ou um enorme prato de feijoada e muitos outros exageros. Está muito na moda o uso de chá verde, farinha de feijão branco, farelo de trigo, farelo de aveia, quitosana, óleo de coco, shakes. Esses produtos juntamente com uma alimentação equilibrada e atividade física podem ajudar, e muito, na perda de peso. Entretanto vale ressaltar que é muito importante você consultar um médico e um educador físico antes de sair fazendo qualquer atividade física.
A farinha de feijão branco, o farelo de trigo, o farelo de aveia, a quitosana e outras substâncias que contém fibras podem diminuir o valor calórico de uma refeição. Podem ser usadas nas principais refeições, mas cuidado com seu excesso, pois podem causar desconfortos abdominais como flatulências e até diarréia. Outro beneficio dos farelos e das fibras é o seu poder de atrair água e dar mais saciedade às refeições.
O chá verde em suas diversas apresentações, o Omega 3, o azeite de oliva e  o óleo de coco são termogênicos, ou seja, fazem com que nosso corpo gaste mais energia. Além desse beneficio, eles possuem inúmeros outros de benefícios como, por exemplo, combater o envelhecimento precoce devido ao seu caráter antioxidante. Mas atenção ao utilizar o azeite e o óleo de coco em acesso porque são altamente calóricos e podem te fazer ganhar mais peso.
Existem muitos outros produtos que podem ser auxiliares na perda de peso, mas procure orientação de um médico ou nutricionista antes de utilizá-los, principalmente se você já possui alguma doença e ou toma algum medicamento. Isso é importante, pois eles poderão te indicar a dose certa a ser tomada e o produto certo, porque alguns produtos podem interferir em alguma doença que você tenha ou em medicamentos que utilize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário