Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Edição 133-Janeiro/2012
Incentivo à leitura
Livros de graça nas ruas

Várias pessoas encontraram, no mês de dezembro e janeiro, livros em portas de bancos, escadarias e outros locais públicos da cidade. Dentro de cada livro, uma mensagem.
A “deixação” de livros em locais públicos para serem encontrados e lidos continuou depois de 28 de outubro, mas essa foi a data principal de um projeto de incentivo à leitura acontecido em Brumadinho. Intitulado de Projeto “Deixe Um Livro” (“Leave a book”), a atividade de incentivo à leitura aconteceu em Brumadinho numa sexta-feira, 28 de outubro de 2011, véspera do Dia Nacional do Livro. O Projeto “Deixe Um Livro” (“Leave a book”) consistiu em ofertar livros – especialmente de literatura - à população, deixando-os em locais públicos para serem levados por quem os encontrasse, com a recomendação de que, após a leitura, a pessoa fizesse a mesma coisa, deixando o livro em algum lugar para que outros também pudessem encontrá-lo, lê-lo e repassá-lo adiante, “formando assim uma grande e contínua corrente de incentivo à leitura”, defenderam os organizadores da atividade.


Leitura como libertação

“Entendendo a leitura como uma das mais importantes formas de acesso ao conhecimento e este como um canal de libertação, o objetivo do Projeto é incentivar a leitura de adolescentes, jovens e adultos de forma que o projeto tenha continuidade, dada pelas pessoas que receberem o livro”, defenderam os incentivadores em release enviado à imprensa local e regional. Segundo eles, seriam “deixados em torno de 500 livros”. Os livros foram coletados através de doação dos organizadores e de gestão junto a inúmeros doadores.
Os livros foram deixados em dezenas de locais públicos da cidade, como portas das escolas públicas e privadas, bancos das praças de todos os bairros, caixas eletrônicos de todos os bancos, todos os pontos de ônibus da linha 3787/3788, portas de igrejas católicas e evangélicas, academias ao ar livre, rampa da Casa de Cultura, etc, tudo isso sede do Município, além de Brumado, Tejuco e Aranha.

Surpresa

Os livros foram deixados durante a madrugada. A ideia era a de que os livros pudessem ser encontrados no início do dia, assim que as pessoas deixassem suas casas.  Dessa forma, entre os que encontraram os livros, estavam trabalhadores que tinham quer tomar ônibus para BH e região, estudantes do primeiro turno, professores. 
Os organizadores decidiram manter uma áurea de mistério durante a atividade, e não divulgaram seus nomes.


Importância da leitura

A leitura pode ser considerada como uma das mais importantes formas de acesso ao conhecimento. E o conhecimento é uma forma de libertação das pessoas. Libertação de preconceitos, de conservadorismos, de medos. Nas palavras de Paulo Francis, “Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo.” Nesse sentido, projetos como esse colaboram para uma segunda abolição! E é aí que entram os livros. A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde, como nos ensina André Maurois. Os livros têm o poder de iluminar uma vida. E existe algo melhor do que a luz?
Todos podem fazer algo pelo mundo. Por um mundo melhor que este. E pode-se fazê-lo pela leitura. “A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma.” (Luiz Carlos Cagliari).


A mensagem encontrada nos livros, no formato de um marcador de livros:
“Parabéns! Você está em um dia de sorte! Você está recebendo gratuitamente um livro do Projeto Deixe Um Livro. Leia-o! Depois, fique com ele. Ou deixe-o em algum lugar após sua leitura, com uma mensagem como esta. Se você optar pela segunda sugestão, estará participando de uma importante corrente: a corrente por um mundo melhor através da leitura!
Se quiser comentar sua leitura e/ou o Projeto e/ou dizer se pretende repassar o livro, escreva para projetodeixeumlivro@yahoo.com.br
Boa leitura! Grande abraço!

Brumadinho, 28 de outubro de 2011

Os Organizadores” 


Um comentário:

  1. Muito bacana a iniciativa!
    Aqui em Nova Lima deveríamos ter projetos assim. Acredito que o Brasil, só terá solução quando as pessoas tiverem educação qualificada, tendo a leitura como base de sustentação.

    Abração.

    Amanda

    ResponderExcluir