Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 15 de março de 2012


Edição 134-Fevereiro/2012
Dicas de um alimentação equilibrada
Você sabe a diferença entre diet e light?

Por Aline Maciel
O consumo dos produtos diet ou light vem crescendo rapidamente por causa da grande preocupação que as pessoas têm com a alimentação saudável e também com o corpo. Esses termos utilizados nos rótulos podem confundir o consumidor na hora de escolher um produto.
Os produtos diet são aqueles alimentos que são livres de algum dos seguintes componentes: carboidratos (açúcares), lipídios (gorduras), proteínas ou sódio. Esses alimentos são produzidos para o consumo de pessoas que devem ter uma dieta controlada em algum dos componentes citados acima. Um exemplo disso são os diabéticos que fazem o controle da ingestão de açúcares (ou carboidratos). Com a retirada de um componente de um alimento, o valor calórico pode diminuir e isso pode acontecer com o alimento diet, em que o seu valor calórico pode estar reduzido em comparação ao convencional ou padrão.  Contudo essa regra não é valida para todos os alimentos. Há casos em que isso não ocorre e a retirada de uma substância leva à substituição por outra, podendo ele ter igual ou maior valor calórico que o outro que não é diet. Um exemplo clássico é o chocolate diet que não tem adição de açúcar, mas para não alterar sua consistência é adicionado mais gordura tornando-o tão calórico quanto o outro.
Os produtos light devem ter uma redução mínima de 25% de carboidratos, lipídios, proteínas ou do valor calórico se comparado ao alimento convencional. Sendo assim, esse tipo de alimento pode ser utilizado para diversos fins como, por exemplo: a redução da ingestão calórica e assim poder auxiliar  na perda de peso.
Tanto os produtos diet como o light são de grande valia no controle e prevenção do diabetes, triglicérides elevados, pressão alta, colesterol ruim elevado, obesidade e diversas outras doenças. Então, o que comprar: um alimento diet, light ou convencional? Depende do seu objetivo. Por exemplo: se você é diabético e procura controlar a ingestão de açúcares, utilize alimentos diet em que na embalagem estiver escrito “sem açúcar” ou “livre de açúcares”, ou você pode optar pelo light quando encontrar escrito “sem adição de açucares” ou “teor reduzido de açúcares”. Vale lembrar que, no caso acima, o produto light como dito só tem menor teor de açúcar e o diet não contém açúcar. Deve-se ter muita atenção na embalagem do produto principalmente nas informações nutricionais e comparar sempre o alimento convencional do diet ou light para compra correta e seu objetivo seja cumprido. Outra postura muito importante é não consumir em dobro ou à vontade somente porque o produto é diet ou light.

Nenhum comentário:

Postar um comentário