Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 15 de março de 2012


Edição 134-Fevereiro/2012
Incentivo à leitura
Estante do Saber, em Aranha: exemplo a ser seguido

Quem visita o Supermercado Ourives em Aranha se vê diante de uma iniciativa muito legal, muito criativa, a Estante do Saber. Trata-se de uma prateleira, próxima de um dos caixas, cheia de livros. Ali, quem quiser, pode retirar livros e levá-los para casa. Quando terminar de ler, pode devolvê-lo, ou pode aceitar a sugestão de passa-lo adiante, como preferir o freguês.
A ideia, contou à nossa reportagem Arnaldo Rogério Mendes, o Arnaldo do Fued, surgiu através de um amigo. Arnaldo, um dos pais da ideia, conta que o amigo, um médico, já havia implantando um projeto parecido no Condomínio fechado Retiro do Chalé e sugeriu que fizessem o mesmo ali no supermercado, ideia aceita de pronto. A ideia era incentivar a leitura, partindo do princípio de que muita gente não lê por diversas razões, entre elas a falta de dinheiro para adquirir livros e por não ver livros por perto. Então, a partir do final de 2009, o projeto foi colocado em prática.   
“A rotatividade dos livros é impressionante”, conta empolgado Arnaldo. E lembra de um senhor, de 53 anos, que não lia desde que saíra da escola. Agora, depois da Estante do Saber, “ele viciou”, conta Arnaldo.
A Estante do Saber aceita doação de quaisquer livros, de qualquer pessoa. “Agora não há barreiras para a pessoa não ler”, finaliza feliz Arnaldo do Fued. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário