Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 14 de março de 2012


Edição 134-Fevereiro/2012
Projeto Doce Selvagem (inseto)

Por Maurício de Oliveira

Amigo leitor, você sabe o que  é meliponicultura? Meliponicultura é uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção dos ecossistemas existentes em determinada região - as abelhas sem ferrão são os principais agentes polinizadores de várias plantas nativas. Preservar essas abelhas contribui, portanto, para conservar os mais diversos tipos de vegetação.
A cadeia produtiva da meliponicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, oferta muitos produtos e subprodutos, fortalecendo o fluxo de renda para o município, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo, dessa forma, determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no campo. Além de tudo, a atividade da meliponicultura é coerente com as políticas e compromissos que o Brasil assumiu com outras nações de buscar a implantação do desenvolvimento sustentável  e  integrado, em todas as regiões, com incentivo de melhoria técnica e a qualificação profissional, estruturando, replicando tecnologias socioambientais que transformam conhecimento em produtividade.
Assim meliponicultura é a arte de criar abelhas indígenas sem ferrão, aprendizado  sobre  o comportamento, genética, e os cuidados que o meliponicultor deve tomar para ser bem sucedido. Aqui em Brumadinho, o projeto está em fase de estruturação no CVT (Centro Vocacional Tecnológico) e em breve estarão sendo divulgadas as datas de alguns cursos gratuitos para a população, onde  os interessados poderão aprender e entender e participar diretamente da proteção e da manutenção da biodiversidade tão essencial agora e para as futuras gerações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário