Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 15 de março de 2012


Edição 134-Fevereiro/2012
Sind-UTE prepara greve nacional em Minas Gerais

O ano de 2012 começa com uma importante articulação nacional em defesa do Piso Salarial Profissional Nacional. Trata-se da Greve Nacional, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
“O governo mineiro adotou estratégias diferentes para desgastar o movimento sem ter que cumprir a Lei Federal 11.738/08. Contou também com a parceria de alguns promotores de justiça e juízes para blindá-lo em relação ao que praticava de desrespeito a direitos fundamentais como o de greve e ao não cumprimento de normas federais como a não aplicação do mínimo constitucional de 25% em educação e a lei federal 11.738/08”, denuncia a direção do Sind-UTE estadual.
A Direção do Sindicato defende que a categoria precisa pensar ações em várias frentes para que consiga fazer um novo movimento em 2012. “A nossa inércia ou desarticulação somente contribui para a permanência da atual situação”, defende.
A direção diz que o governo de Anastasia tenta convencer a categoria que o Sindicato é o inimigo, uma estratégia difundia por rádio e TV e paga com dinheiro público. “O governo aposta no desgaste do sindicato com os efetivados ao construir a idéia de que a entidade quer prejudicá-los”, conta.
A direção aponta problemas na rede estadual como a política de fusão de turmas no início do ano letivo, a municipalização de escolas estaduais – como é o caso do Padre Machado - ou a simples transferência de matrículas do estado para o município. Há ainda diminuição de aulas de algumas disciplinas como artes e a reformulação da organização curricular do ensino médio sem nenhum debate com a categoria; a não aplicação de 1/3 da jornada para atividades fora da regência, com o argumento de que é necessário esperar a enturmação; a interferência na gestão da escola com a não nomeação de direções eleitas pela comunidade com o argumento de quebra de confiança.
A direção defende ainda a ideia de que “a participação de Minas Gerais se torna ainda mais importante pela atuação do governo do estado que, além de não cumprir a lei federal, tem sido um articulador para pressionar por mudanças na lei, buscando reduzir o percentual de reajuste do Piso”.

Atividades a serem organizadas em Brumadinho e região

A subsede do Sind-UTE em Brumadinho também prepara atividades. No dia 10/03, sábado, a previsão é a de realização de encontros regionais envolvendo subsedes, diretores estaduais, conselheiros e representantes de escolas. O objetivo é planejar a Greve Nacional na região, discutir a campanha salarial e educacional de 2012 (eixos, pauta de reivindicações e estratégias).
No dia 14/03, quarta-feira, atividades locais com a realização de aulas públicas e panfletagens. E, no dia 15, quinta feira, assembleia estadual em Belo Horizonte e manifestação com participação dos movimentos sociais. No dia 16/03, sexta feira, está prevista assembleia no salão do Sindicato em Brumadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário