Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 11 de abril de 2012


Edição 135-Março/2012
22 de março – Dia Nacional da Água
 Inhotim comemora com discussões, visitas e homenagens

Entre os dias 19 e 25 de março, aconteceu no Inhotim e em Brumadinho, a programação especial da Semana da Água 2012 em comemoração ao Dia Mundial da Água. Durante sete dias este recurso natural foi o elemento central de atividades e discussões do Espaço Ciência, dos Circuitos Temáticos, das Oficinas e da Exibição de vídeos. As ações foram elaboradas pelas equipes das áreas de Botânica e Meio Ambiente, Artística e de Inclusão e Cidadania do Instituto em parceria com o Comitê da Bacia do Paraopeba e com a Prefeitura de Brumadinho.
O fenômeno das "enchentes", que teve alta ocorrência esse ano afetando a vida de milhares de pessoas em Minas Gerais e em todo o Brasil, foi destaque em palestra na Câmara Municipal de Brumadinho. Na ocasião foram homenageadas algumas instituições e alguns cidadãos que prestaram solidariedade às vítimas no município.
Esse foi mais um projetos do Instituto Inhotim amparados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura. 

Programação

As atividades tiveram início no dia 19 – até 25 -, com “Exposições e Experimentos: Universo Botânico e a Água”, quando o participante pôde observar espécies botânicas que vivem em ambientes aquáticos e fazer parte de uma  discussão sobre o ciclo hidrológico e qualidade da água. Paralelo a isso, a partir do dia 20, aconteceu o Circuito Temático Água, quando os visitantes foram convidados a conhecer uma das nascentes do Inhotim em meio a uma agradável caminhada entre os lagos do Instituto. Na Visita Panorâmica Especial – olhares sobre as águas, foi proposta uma conversa sobre o Inhotim, seu espaço e seus acervos por meio de um dado percurso. Para a Semana da Água, a visita ganhou um novo recorte, pensando as possibilidades de construção e desconstrução de olhares sobre as águas a partir do acervo botânico e de arte contemporânea do Inhotim.
No mesmo 20, na Câmara dos Vereadores, aconteceu a palestra “Enchentes na Bacia do Paraopeba”, a cargo do Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, Mauro Costa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário