Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 12 de abril de 2012


Edição 135-Março/2012
Concessa
Prefeito usa dinheiro público para fazer sua propaganda antes da hora

“O Prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos (PV), o popular “Neném da ASA”, dono da Faculdade ASA, investigado pelo Ministério Público Estadual por denúncia de caixa dois e por ter utilizado espaço nas placas públicas de sinalização turísticas nas estradas municipais para fazer propaganda da sua instituição de ensino, abriu campanha à reeleição, em 2012, já na programação dos festejos juninos. Desde o mês passado, as escolas municipais, da sede e distrito, exibem em telão um filme com as obras realizadas em dois anos e meio da gestão. São cerca de 20 minutos de bajulação com dinheiro público.”
A opinião é do jornalista Márcio Fagundes, da Rádio Itatiaia, a mais popular de Minas, e articulista do jornal HOJE EM DIA. A crítica ao prefeito de Brumadinho foi feita em artigo publicado no HOJE EM DIA de 12 de julho, com o sugestivo título “Olha a cobra!” Márcio Fagundes afirma que a festa só começa depois da “bajulação”. Segundo ele, “a última sessão dessa campanha foi no sábado (9), no Grupo Escolar Nossa Senhora das Dores, no Córrego do Feijão. Ainda segundo Fagundes, anteriormente, a “Feijoada do Grupo” “também teve que exibir a propaganda”. “Para ‘despistar’, a prefeitura banca o som mecânico das escolas. Ou seja, a festa caipira aposentou a zabumba por conta do exibicionismo oficial. Até a cultura da festa junina, que tem o ponto alto nas quadrilhas, dançando ao som dos sanfoneiros da roça, saiu prejudicada”, continua o jornalista. Por fim, o jornalista criticou a Promotoria Pública de Brumadinho que, segundo ele, “parece fazer vista grossa” às denúncias sobre o prefeito.
Se Márcio Fagundes estivesse na abertura do IV Congresso Municipal de Educação de Brumadinho, no dia 29 de março, escreveria outro artigo no mesmo teor. Desta vez, a “bajulação com dinheiro público” contou não apenas com o filme falando das obras do Prefeito. Além do filme, a atriz Cida Mendes (que interpreta a personagem Concessa) também levou dinheiro público para fazer bajulação. E não foi apenas isso: em uma de suas “piadas”, associou a coisas ruins o partido do que poderá ser o principal opositor do Prefeito nas eleições; “É HIV, HPV, PSDB...”, disse a comediante.
Noutra passagem de seu “show”, Cida Mendes elogiou os asfaltamentos feitos pela administração do prefeito Nenén da ASA. Mas não parou por aí. Disse que esteve em Brumadinho há dois anos e emendou: “Você fez muita coisa, hein, coisinha (referindo-se ao prefeito), então tem que continuar!” E Cida Mendes prometeu vir no dia da posse do prefeito em novo mandato.

Ato falho: ensaio malfeito

Continuando com suas “piadinhas”, a comediante disse que tem lugar em que os pacientes ficam duas horas na fila do SUS (Sistema Único de Saúde), esperando atendimento, no que foi “corrigida” pela Secretária de Educação e irmã do prefeito, Sônia Barcelos. A irmã do prefeito tratou de dizer que aqui em Brumadinho esperam pouco, “só uns 40 minutos no máximo”.
O ato falho da comediante ocorreu quando ela criticou prefeituras em que o prefeito coloca aquele monte de parentes da Administração, irmãos, pai, mãe etc. Além da própria secretária de educação, Sônia Barcelos, o prefeito colocou também seu irmão Cid Barcelos em outras secretarias (ocupava duas até pouco tempo), e ainda tem outro irmão, o “Guil” Barcelos. Sem contar sua sobrinha, Daniele Rose Barcelos (acusada de envolvimento em ilegalidades na Câmara Municipal), e os serviços de reboque de veículos da Prefeitura, feito pelo marido de sua irmã, Rosa Barcelos, para citar apenas alguns. Quando a crítica foi feita, o constrangimento, no palco e na plateia, foi geral. Parece que esqueceram de ensaiar essa parte com Cida Mendes.    
A Prefeitura não informou quanto custou trazer a atriz para fazer seu “show” em Brumadinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário