Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 11 de abril de 2012


Edição 135-Março/2012
Espaço Alimentação e Saúde
Por Aline Maciel Leal
Higienização dos Alimentos

Existem hoje mais de 250 tipos de doenças que podem se transmitidas ao homem pelos alimentos, sendo que o número de pessoas que as adquirem vem crescendo a cada dia mais.  Do ano 2000 a 2011 em torno de 164 mil pessoas tiveram doenças transmitidas pelos alimentos e 112 pessoas morreram. Entretanto esses números não retratam a realidade, pois menos de 10% dos casos são notificados, isso é tão verdade que você mesmo já deve ter tido diarreia algum dia, depois de ter comido algum alimento e não foi ao médico ou se foi ele nem te perguntou o que comeu e não registrou a notificação.
As principais causas de contaminação dos alimentos são: higienização incorreta, limpeza ineficiente de utensílios e equipamentos usados na sua preparação, descongelamento errado, cozimento inadequado, temperatura inadequada de conservação dos alimentos prontos ou crus e higiene inadequada dos manipuladores (cozinheiro) do alimento.

Mais de 28 % dos casos de contaminação ocorrem dentro de casa. Sendo assim, é de grande importância que você, dona de casa, ou as famosas “secretarias do lar” saibam como manipular corretamente os alimentos. 
Os alimentos que vão ser consumidos cruz como as frutas, os folhosos e outros alimentos devem ser lavados em água corrente. E os alimentos que não são tão sensíveis, devem ser esfregados com uma bucha ou escova macia. A bucha ou a escova devem ser usadas somente para lavagem desses alimentos e devem ser trocadas periodicamente. Após a lavagem é necessário que você deixe o alimento de molho em água sanitária por 15 minutos, deixando-os totalmente submersos. A medida de água sanitária é de 1 colher de sopa para cada 1 litro de água. Não são todas as águas sanitárias que podem ser utilizadas, deve se ter atenção na hora da compra, deve-se usar somente as que vêm escrito no rótulo que podem ser usadas em alimentos. As águas que não têm indicações  de uso  em alimentos  podem serem tóxicas se utilizadas porque têm mais aditivos do que as outras além de uma concentração elevada de cloro.
Depois de 15 minutos você pode utilizar o alimento ou se você tiver água tratada em casa (água que vem da Copasa), você pode enxaguar o alimento, mas isso fica a seu critério porque a quantidade de água sanitária presente no alimento não é prejudicial a saúde. Existem no mercado outros produtos que podem ser utilizados para sanitizar os alimentos, basta você seguir direitinho as indicações do rótulo do produto. 
Além de sanitizar corretamente os alimentos, você deve ter cuidado com as facas e tábuas utilizadas para picar os alimentos, de preferência é bom você ter duas tábuas e duas facas de corte, uma para alimentos vegetais e outra para as carnes. Esse tipo de cuidado é muito importante para não ter contaminação cruzada de alimentos.  Mas se você não puder ter duas, sanitiza direitinho antes de manipular outro alimento, principalmente se você picou a carne e depois quer picar os legumes e ou verduras.
Muitas pessoas ainda utilizam o vinagre para colocar de molho os alimentos, entretanto ele não serve para sanitizar os alimentos, não mata os micro-organismos que causam as doenças. Ele só serve para temperar os alimentos e fazer com as larvas ou insetos se desprendam das folhas.
Como guardar, descongelar, preparar e conservar os alimentos crus e preparados, você poderá ler nas próximas edições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário