Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 11 de abril de 2012


Edição 135-Março/2012
LER é legal!
Por Amanda A. Alvares Geckler, Relações Públicas

O Livreiro de Cabul, de Asne Seierstad

O livro “O Livreiro de Cabul” é um relato de três meses, após a queda do regime Talibã, da jornalista norueguesa Asne Seierstad. Neste relato, a autora nos mostra como a vida afegã se tornou após a queda do sistema, como as famílias, adolescentes e crianças e, principalmente como as mulheres são tratadas. A autora, para descrever a história, conviveu numa residência afegã, mais especificamente na casa de um livreiro da capital do país - Cabul.
 Sultan Khan, patriarca da família, foi preso e torturado durante a atuação do Talibã e teve parte de sua livraria destruída pelos desertores do regime e viu seu sonho de ter uma Biblioteca Nacional com histórias do Afeganistão destruído.
Com a queda do regime, em um país em construção, recuperando-se da guerra, Sultan viu seu sonho da livraria despertar novamente. Os moradores de sua residência dividiam-se em uma casa de quatro cômodos, duas esposas do livreiro, cinco filhos e parentes, que acostumaram com a autora que fez a utilização da burca, vestimenta utilizada pelas mulheres afegã para esconder o rosto.
 A autora teve oportunidade de residir com homens e mulheres do país, circular pelas ruas destruídas pela guerra, presenciou a exploração sexual das viúvas afegãs através de organizações internacionais de ajuda humanitária, a dificuldade da mulher em arrumar um emprego, participou de festas, casamentos arranjados e um episódio de uma mulher adúltera que foi sufocada com travesseiro pelos seus irmãos autorizados pela própria mãe, e o filho do livreiro adolescente que era obrigado a trabalhar mais de doze horas por dia e proibido de ir à escola por causa da tirania de seu pai.
Devido ao exílio da primeira esposa do livreiro no Paquistão, ele acabou casando-se com uma adolescente de dezesseis anos e teve um filho com ela. Morando todos na mesma residência, as mulheres tiveram que aprender a conviver com as diferenças, injustiças impostas pelo governo e pelo próprio Sultan dentro de casa: regalias eram dadas a uma e as outras não. O livro é um perfeito relato dos dias difíceis após a queda do regime Talibã, a tentativa de reconstrução do país após a guerra e a total falta de descaso do governo afegão com a população, em especial com o sexo feminino. O Livreiro de Cabul é um livro que todas as mulheres, sem exceção deveriam ler.

Amanda A. Alvares Geckler
Relações Públicas

Um comentário:

  1. Esse livro é simplesmente sensacional!

    Uma boa leitura torna o cidadão mais crítico e apto a opinar. Isso sem contar que, sua escrita torna-se melhor, seu vocábulo mais culto. Enfim, ler é legal!

    ResponderExcluir