Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 11 de abril de 2012


Edição 135-Março/2012
Prefeito Empreendedor
Nenen da ASA perde prêmio

Na última edição do jornal Tribuna, o prefeito Municipal, Nenen da ASA (PV), através de matéria paga, afirmou que “a Prefeitura de Brumadinho estava entre as 30 melhores de Minas“.
Segundo José Roberto P. Miranda, da Prefeitura, o prefeito foi inscrito pela Secretaria Municipal de Agricultura na categoria Prêmio Destaque Temático - Promoção do Desenvolvimento Rural do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A expectativa de José Roberto era a de que Nenen da ASA vencesse, mas não aconteceu. “Através do trabalho em equipe, temos a chance de fazer nosso Prefeito  Vencedor deste Prêmio”, dizia ele. 
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 14 de março último. Na expectativa de vencer o prêmio, o Prefeito Nenen da Asa (PV) levou todos os secretários municipais para o Minascentro, local do evento. Bonezinhos verdes ao corpo, os secretários, o prefeito e outras pessoas que os acompanharam voltaram frustrados, sem nenhum prêmio.  
     
Cidade São Gonçalo do Rio Abaixo é a vencedora do Prêmio
São Francisco e Pedra Dourada conquistam 2º e 3º lugares

Com iniciativas para fortalecer as vocações comerciais, capacitar mão-de-obra e promover o desenvolvimento rural, o município de São Gonçalo do Rio Abaixo, localizado a 84 quilômetros de Belo Horizonte, conquistou o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. São Francisco (município da região Norte do Estado) e Pedra Dourada (região Leste) ficaram na 2ª e 3ª posições. Também foram concedidos 7 destaques temáticos e 5 destaques regionais.
O investimento em mineração feito pela Vale em 2006, com a instalação da mina de Brucutu em São Gonçalo do Rio Abaixo, poderia ser fator suficiente para administração municipal se acomodar. Com garantia de mais empregos e arrecadação, a prefeitura não se contentou e procurou novas alternativas de renda e emprego.
A implantação do Distrito Industrial em uma área de mais de 260 mil m² garantiu o interesse de 11 empresas que pretendem aproveitar os benefícios fiscais para instalar fábricas de artigos de borracha e plástico, produtos alimentícios e bebidas, fabricação e montagem de veículos, produtos químicos e metalurgia básica. Os investimentos privados devem chegar a mais de R$ 10 milhões e gerar até 300 empregos diretos.   
Para impulsionar as iniciativas empreendedoras em São Gonçalo do Rio Abaixo, a prefeitura criou o Centro de Apoio ao Trabalho e à Economia Solidária (CATES) e o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAPTAR) que promovem o associativismo e a qualificação de mão-de-obra. Mais de 1000 trabalhadores foram beneficiados.
Em apoio à zona rural, que possui cerca de 500 propriedades e abriga 52% da população da cidade, foram criadas políticas de incentivo à agricultura familiar. O projeto Gerando Frutos promoveu, entre 2009 e 2011, a diversificação da atividade rural. Foram distribuídas a 58 agricultores familiares 95.148 mudas para o cultivo de banana.
Desta forma, a administração municipal contribuiu para o aumento da produção agrícola, transformando São Gonçalo do Rio Abaixo em um importante polo de produção da fruta, com 51,5 hectares de plantio.
As alternativas criadas para o desenvolvimento econômico do município fortaleceram os setores do comércio, agricultura e as micro e pequenas empresas, que poderão fornecer matérias-primas e serviços para as novas fábricas do distrito industrial.

São Francisco

Maior produtor de oleaginosas (girassol e mamona) na década de 1970, o município de São Francisco, que perdeu este posto nas últimas décadas. Com o projeto para reestruturação da cadeia produtiva de aoleaginosas  e implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a cidade conquistou o 2º lugar do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
As ultrapassadas técnicas de cultivo e o encerramento das atividades dos principais compradores de oleaginosas foram os motivos para o declínio da produção. Para reverter este quadro, a prefeitura cedeu máquinas agrícolas, realizou análises e correções em 350 hectares de área e assistências técnicas para cultivo e comercialização.
O aumento da área produtiva de 300 hectares em 2003 para 650 em 2011, a geração de 2600 empregos diretos e o aumento de 30% da produtividade de grãos são os principais resultados do projeto.

Pedra Dourada

A 3ª colocação do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ficou com a cidade de Pedra Dourada, na região Leste de Minas Gerais. Com políticas públicas para beneficiar o comércio, turismo, indústria e empreendedores locais, a administração municipal gerou empregos e aumentou a renda da população.
A construção do Parque Municipal São João, que possui lagoas artificiais, praças, piscina natural, cachoeira, quadras, pista de caminhada, quiosques com churrasqueira, academia de ginástica e musculação beneficiou o comércio local que aumentou o faturamento devido ao turismo.
O projeto Mão Amiga incentivou a instalação de confecções na cidade. O poder público municipal construiu três galpões para ceder à micro empresas do ramo de confecções. A prefeitura também emprestou máquinas e equipamentos, arca com os custos da energia elétrica e capacita profissionais. O projeto resultou na criação de três microempresas que empregam 64 pessoas.
O município de Pedra Dourada também ganhou o destaque Formalização de pequenos negócios e apoio ao empreendedor. 

Destaques Temáticos

Outras cidades foram destaques em várias áreas.  Compras públicas dos pequenos negócios locais - Capitão Enéas; Formalização de pequenos negócios e apoio ao empreendedor individual - Pedra Dourada; Lei Geral Municipal - Capitão Enéas; Médios e grandes municípios – Uberlândia; Crédito e capitalização – Lavras; Planejamento e gestão pública para o desenvolvimento sustentável - Poços de Caldas; Promoção do desenvolvimento Rural – Miradouro; Destaques Regionais: Norte - Lagoa dos Patos; Sul – Ilicínea; Leste – Itueta; Oeste – Patrocínio; Centro – Divinópolis.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem o objetivo de valorizar administrações municipais que implementaram projetos para desenvolver micro e pequenas empresas (MPE), reduzir burocracia, ampliar compras públicas e formalizar pequenos negócios. Infelizmente Brumadinho não venceu nenhum prêmio. E nem foi destaque em nenhuma área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário