Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 12 de abril de 2012


Edição 135-Março/2012
Trator é roubado na Prefeitura
foto meramente ilustrativa: sandro giron - prefeitura-itaborai.blogspot.com

Parece que é proibido falar sobre o assunto dentro e fora da Prefeitura Municipal. Mas o fato é que um trator foi roubado. Um trator do Município, da população de Brumadinho foi roubado em Aranha, num pátio que funciona como uma garagem da Prefeitura Municipal. O trator era novo.
Após receber a denúncia de servidores municipais e de alguns populares, a reportagem do jornal de fato esteve na localidade de Aranha para apurar a denúncia. O jornal apurou que o roubo aconteceu em dezembro e que trata-se de um trator tipo girico, que seria usado pela Secretaria Municipal de Agricultura.
Segundo o vigia da Prefeitura, Almiro Felipe da Silva, mais conhecido como Sr. Tico, o roubo aconteceu por volta das 21horas e 30 minutos. Ele relatou que quando foi fechar o portão, entraram dois homens, um deles usando toca para esconder o rosto. Ele contou que um, que estava de máscara, colocou um revólver em sua cabeça e mandou que ele ficasse deitado no chão, onde ele ficou por volta de uma hora. Enquanto isso, o outro ligou o trator e saiu com ele. “O de máscara amarrou uma faixa no meu rosto e me colocou na cabine da camioneta deles”, conta Tico. Segundo o vigia, eles rodaram mais ou menos uma hora com ele e o soltou na localidade de Marques, por volta das 11 horas da noite. “Eles falaram para eu ir andando e não olhar para trás. E falaram que, se eu ligasse para a polícia, eles iam voltar para me pegar”, relatou o servidor. Apesar da ameaça, o Sr. Almir tratou de fazer o Boletim de Ocorrência Policial (B O). Segundo ele, ligou para Zeí (Ozeir, ex-vereador que hoje exerce cargo de confiança do prefeito na Secretaria de Agricultura).

Governo Federal

O jornal apurou ainda que o governo da Presidenta Dilma repassou ao Município de Brumadinho um valor de R$97.500,00 no dia 2 de setembro de 2011. Esse valor foi repassado à Prefeitura de Brumadinho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do convênio nº714235.  O Objeto do convênio era exatamente a “aquisição de trator e implemento”. A informação foi enviada ao jornal de fato pelo Portal da Transparência do governo federal.       
     
Outro roubo

Almiro Felipe da Silva, o Sr. Tico, disse à reportagem que esse não foi o único roubo de materiais da Prefeitura. Segundo ele, uma dezena de máquinas de cortar grama foi roubada em outro local onde a Prefeitura guarda esse tipo de material.

Administração Nenen da ASA mantém suspeito silêncio

Um servidor da prefeitura disse à reportagem do de fato que o roubo do trator poderia ter relação com servidores municipais, que teriam participado dando informações sobre o local e como ele funcionava. Segundo servidor, essa seria a razão pela qual a Administração Nenen da Asa (PV) mantinha segredo sobre o roubo. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para tentar obter informações. 
Mas, ao que tudo indica, a ordem na Administração Nenen da ASA (PV) é a de não conversar com a imprensa. Pelo menos, deve ser a ordem em relação ao jornal de fato. Como acontece desde 2009, a Administração se recusa a dar explicações sobre fatos e acusações que pesam sobre ela. Desta vez não foi diferente. O jornal entrou em contato com o Secretário Municipal de Agricultura, José Metódio Dornas, o Juca Dornas (PSB), solicitando que ele desse informações sobre o caso (veja box). O contato foi feito no dia 27 de fevereiro. Essa matéria seria veiculada pelo jornal em nossa última edição, que circulou a partir do dia 10 de março. Como não recebemos a resposta do governo Nenen da ASA (PV), não publicamos a matéria. No entanto, passados 37 dias, até o fechamento desta edição, o governo não se manifestou. É mais uma questão deixada sem resposta pela administração.                        

Perguntas entregues ao Secretário de Agricultura e que não obtiveram resposta.

“Sobre o roubo do trator:
1- Feito o Boletim de Ocorrência Policial, esta Secretaria solicitou a apuração do fato?
2- Há algum inquérito em andamento?
3- Já sabe-se quem são os autores do roubo?
4- As informações que colhemos dão conta de que tratava-se de um trator novo. Ele já tinha sido usado alguma vez? Foi roubado no mesmo dia em que chegou ao pátio?
5- O trator foi adquirido por dinheiro próprio do Município? Se foi, qual foi o valor? Ou trata-se do Convênio número 714235, assinado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento?  Se foi do convênio com o Governo Federal, o Ministério da Agricultura foi comunicado?

Sobre as máquinas de cortar grama:
Foi feito Boletim de Ocorrência Policial? 
Há algum inquérito em andamento?
Já sabe-se quem são os autores do roubo?
Quanto significa em dinheiro os produtos roubados?

Sobre os dois roubos:

Foram tomadas providências para evitar novos roubos? Se sim, quais?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário