Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 12 de maio de 2012


Edição 136-Abril/2012
Dicas 
Para viver mais e melhor:

Por Reinaldo Fernandes

Que tal fazermos algo concreto?

Lucas (Lc 9,33) conta-nos que, em uma noite, estavam Jesus, Pedro, João e Tiago em um lugar muito aprazível, bom de se estar, onde foram para orar. Apareceram em espírito Moisés e Elias, conversaram com Jesus e sua roupa tornou-se branca e resplandecente.   Pedro disse: “Mestre, é bom estarmos aqui: armemos, pois, três tendas: uma para Ti, uma para Moisés e uma para Elias.” Segundo o evangelho, Pedro não sabia o que dizia. No dia seguinte, Jesus, sabendo que o povo esperava por ele lá embaixo, para lá dirigiu-se e curou um menino a pedido do seu pai.  
Noutra passagem bíblica (Jo 15,13), Jesus diz que o maior amor é o amor pelo irmão, o amor pelo outro, dar a vida pelo amigo. Admiro quem faz algo de concreto pela Justiça, quem ama concretamente o outro, põe a mão na massa. Defender o outro para além do discurso. Denunciar toda forma de injustiça. Esse parece ser o ensinamento maior. “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (Jo 15,12). Não precisamos fazer grandes coisas, não precisamos mudar o mundo inteiro, mas precisamos fazer. Há muito que fazer. “O trabalho é muito e pequena a messe”.
Todos nós podemos fazer algo concreto, especialmente participando de atividades (ou criando-as) que mudam o mundo no qual estamos inseridos (sala de aula, família, grupo de amigos, escola, vizinhança, trabalho). Se fizermos isso, creio que estaremos sendo verdadeiramente cristãos.
O que me admira em Jesus Cristo é o seu modo revolucionário de agir: estando no meio e com os pobres; atacando o preconceito e a discriminação ao conversar com uma mulher (e, ainda, acusada de ser prostituta); expulsando os vendilhões do templo; recusando-se a aceitar as vaidades do mundo; não entregando-se ao consumismo de várias roupas e sapatos.
É isso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário