Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 12 de maio de 2012


Edição 136-Abril/2012
Editorial

O prefeito rouba mas faz!

Quando alguém chega pra mim e diz: “O prefeito rouba mas faz”, lembro-me de minha mãe. Se eu chegasse em casa com um bolinha de gude que fosse, minha mãe ordenava, de pronto: “Volta lá e coloque essa bolinha onde você pegou!” Não adiantava insistir, não adiantava explicar. Para eu ficar com a bolinha de gude, tinha que ir até o amigo, pedir a ele que fosse em minha casa para dizer para minha mãe que fora ele quem me dera aquilo. Assim, aprendi com minha mãe que a gente não deve ficar com o que não é da gente, por menor que seja o valor. Por isso acho terrível essa ideia de que o prefeito, se fizer alguma coisinha aqui e ali em sua administração, pode roubar. Não! A ideia é simples: dinheiro público é do público, não é do prefeito e nem da família do prefeito!
Presidente, governadores e prefeitos recebem salários, pagos pelo contribuinte que paga altos impostos, inclusive IPTU de 2000%. No nosso caso, o prefeito recebe um salário mensal de aproximadamente R$ 12 mil, e nada justificaria desviar dinheiro público, qualquer que fosse a forma e a quantia.
O que precisamos entender é que os prefeitos, também eles, são “servidores públicos”. Portanto, se é servidor, tem a obrigação de servir. É pago, e bem pago, para isso! Tem que trabalhar. E isso não é favor nem a mim e nem a ninguém, é dever... remunerado. E bem remunerado! E se é servidor “público”, não pode gastar nosso dinheiro como se fosse dinheiro particular. Não pode roubar, e deve fazer.
Quando um prefeito rouba, ele rouba de mim, de você, leitor, de seu pai, de sua mãe, de sua família, rouba especialmente dos mais pobres, dos que mais precisam dos serviços públicos, rouba dinheiro da educação, da Saúde. Rouba remédios, rouba atendimento decente no hospital, rouba vida e semeia morte.
“Rouba mas faz!”, não! Abaixo o “rouba mas faz!” O que precisamos aprender é o que é certo. E o certo é: “Faz! E nunca rouba!”     

Um comentário:

  1. Se quem rouba faz!
    Faz muito mais quem não rouba.
    Nada comtrola o ser humano a não ser sua própria consciência, somente através da expansão desta entramos num estado de ética e moral, na qual expressões como esta "rouba mas faz" chega a ser tão nojenta que é difícil classifica-la de outra forma.
    Veja o que diz o rapaz abaixo.
    http://www.youtube.com/watch?v=agwR8BoQVEg
    http://www.viagemastral.com/iva/EticaMoralDespertar.mp3
    Rezende.

    ResponderExcluir