Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 12 de maio de 2012


Edição 136-Abril/2012
Sujeira, lixo e feiura: cartão de visita para nossos turistas
 
 

 


Um leitor nos envia mensagem reclamando da poluição visual da cidade. “Tá ficando feinha, são muitos outdoors espalhados, acho que está emporcalhando a cidade”, desabafa o leitor. Nossa reportagem foi conferir. A beleza de Inhotim contrasta com a feiura da entrada da cidade. Mesmo antes da chegada ao trevo de entrada na cidade começam os problemas e a feiura com as velhas faixas ainda mal estendidas na cerca de arame. Na entrada da cidade, logo depois do trevo, a grama na placa de boas vindas está alta e os painéis pintados próximos ao posto de gasolina estão sem cuidados. Tijolos no passeio e uma cerca feita de placas velhas de tábuas e latas velhas, com pichação em um muro, e continuam as faixas velhas com informações mais velhas ainda e um outdoor com sua propaganda caindo aos pedaços. Resto de material de construção no passeio, e entulho debaixo de outdoor. A pracinha perto da loja de motos está mal cuidada, abrigando monte de lixo esperando o caminhão passar.
O turista continua pela rua Padre Eustáquio (se for sábado, muito lentamente, por causa do trânsito intenso), vendo mais feiuras: resto de sofá velho no passeio, lojas com pinturas desgastadas, mato alto no chão de um talude. Mais faixas velhas, e a ponte suja e com terra espalhada pelos lados.
Ao entrar na Quintino Bocaiúva, o turista vai encontrar lixo e mais lixo na mureta da linha férrea. E assim ele seguirá para Inhotim, provavelmente maldizendo nossa cidade. Dessa forma, o turista que gastou dinheiro em Inhotim não vai parar na cidade, levando seu dinheiro para gasta num lugar mais bonito. A conclusão é óbvia: a cidade precisa urgentemente de revitalizar seriamente seu centro.

Um comentário:

  1. Quem foi que disse que a voz do povo NÃO é a voz de Deus se enganou...
    pouco depois dessa matéria não é que a cidade está ficando mais bonitinha???
    Concordo que ainda há muito que fazer, principalmente conscientizar a população de que quando jogam lixo nas ruas e calçadas nós somos os principais afetados. Não adianta nada "limpar" a cidade, colocar lixeiras (e essa foi uma ótima atitude, pois nossa cidade gritava por isso) e pintar os meio fio (risos) se a população não conserva. Acho que além dessas medidas ainda devia começar a ter uma boa fiscalização e a aplicar penalidades as pessoas e comércios que "emporcalham" nossa cidade. (E, digo de passagem, principalmente a esses adolescentes sem nada pra fazer que ficam pichando os muros públicos e particulares).
    O interessante é que mais uma vez a iniciativa de "apontar falhas" gerou um benefício em favor da cidade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir