Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 6 de julho de 2012


Edição 137-Maio/2012
INCINE lança mais dois livros

O INCINE – Instituto de cultura Internacional Esperando – Casa de Cultura ACABA DE LANÇAR MAIS dois livros, “Peripécias de Ubirajara” e “Nossos irmãos trovadores”, ambos organizados pelo escritor Paulo Viotti. O evento de lançamento aconteceu no dia 21 de abril, no restaurante Nossa Fazendinha. Na ocasião, o INCINE colocou à venda os dois livros e ainda “Sobre o amor”, de Paulo Viotti, lançado em 2011, e os dois CD’s produzidos pela Casa e também já lançados, Cantigas Mineiras e Minas Seresteira.

O evento

Apresentado pelo editor do Jornal de fato, Reinaldo Fernandes, o evento teve início por volta das 11 horas, quando foi colocado para ser ouvido pelos presentes os dois CD’s do INCINE. Em seguida, feita a abertura, o autor das “Peripécias de Ubirajara”, Ubirajara Ladeira Gomes, foi para o palco onde, acompanhado do amigo Amador Cândido Júnior, o nosso Amadozinho, no violão, e ainda de seu irmão “Juju” – no acordeon – cantou uma série de belas canções, lembrando seu tempo de seresteiro.

Estreia

O lançamento dos livros serviu também de estreia para uma das alunas da Casa de cultura, a garotinha Raiane Gomes Dias Andrade, filha de Raquel e Warley. Aluna de violão do Prof. Chico, a garotinha encantou os presentes (sem citar aqui os pais, que ficaram “babando”) com sua voz e violão. Seus irmãos, Augusto e Raíra, tocaram e cantaram em seguida, fechando com o instrumental de “Carinhoso” com ela na flauta e ele no violão (sem citar aqui os pais, que ficaram “babando”).
O evento contou ainda com leitura de trovas e informações sobre os livros lançados.

“Peripécias de Ubirajara” e “Nossos irmãos trovadores”

“Peripécias de Ubirajara” foi compilado com uma serie de 14 histórias da infância e adolescência do agora médico Ubirajara Ladeira Gomes. Uma delas é a biografia do autor, mas uma biografia contada de histórias desse período de sua vida. As outras 13 foram, boa parte delas, transcrições de redações feitas por Ubirajara nos diversos colégios onde o garoto de Salinas, norte de Minas Gerais, estudou. Com 40 páginas, o livro foi e ditado pela Emil Editora, com ilustração de capa de José Osvaldo de Souza, fotos de Ubirajara e digitação de Andréia de Oliveira. O Prefácio foi assinado por Ângela.
“Nossos irmãos trovadores”, organizado por Paulo Viotti, traz um conjunto de poesias e trovas, de Viotti e de mais 10 trovadores, de Brumadinho e de fora. Os de Brumadinho são Maria Zilda Andrade, Nídia Maria de Jesus, Margarida de Mello Silva, Amadozinho (presentes no lançamento) e José Tibúrcio Gomes. Os outros são Ary Viotti, Douglas Koscky Fernandes, José Carlos Baeta, Zeni de Barros Lana, Wilma de Paula Lana, que também compareceram, e Olympio da Cruz Simões Coutinho e Aprygio Nogueira (este já falecido). De cada trovador, há 5 trovas. Além disso, um “Testamento Espiritual” escrito em maio de 1982 pelo saudoso Padre Dante Angelelli (8/9/191 – 6/10/2009) e 4 poemas de Paulo Viotti, com a seguinte curiosidade: eles estão registrado em 4 línguas: português, italiano, inglês e a língua que traz o nome do INCINE, o Esperanto.
“Sobre o amor”, que também estava à venda, é de autoria do criador do INCINE, e traz reflexões sobre o sentimento mais falado no mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário