Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 5 de julho de 2012


Edição 137-Maio/2012
Onda de arrombamentos em Brumadinho
Residências e veículos foram alvo dos ladrões; população está com medo e polícia garante que está agindo

Uma onda de arrombamentos tomou conta de Brumadinho nos últimos dias. O alvo preferido dos ladrões foi o bairro Silva Prado, mas houve ataques também no Santa Efigênia, na COHAB e outros bairros. Em um único dia foram registrados 5 roubos no Silva Prado, mais ou menos mesmo horário, por volta das 16 horas. O atrevimento dos ladrões foi tamanho que voltaram a uma das residências que tinha sido roubada 15 dias antes.
Os ladrões levaram eletrodomésticos como TV, notebook, playstation, joias, roupas, sapatos e outros pertences dos moradores.
Mas não foram apenas as residências que foram arrombadas. Veículos também forma alvo dos ladrões. No dia 28, seis veículos foram arrombados.
“Estamos a mercê dos ladrões que entram em nossas casas e roubam todos nossos pertences. Não temos como deixar de trabalhar e se trabalhamos e compramos as coisas, os ladrões simplesmente entram e levam tudo. Temos que ficar presos, no lugar deles (ladrões)”, reclamou uma das moradoras roubadas. “A polícia simplesmente registrou um B. O. e pronto”, continuou.
Outro morador reclama da falta de apoio da Administração. “O prefeito, Sr. Nenem da ASA, poderia deixar de fazer algumas festas e tentar fazer algo por nós”, reclamou a roubada.
Ninguém está fazendo nada, os policiais não estão agindo e todo dia várias casas estão sendo roubadas. Será que vai ser preciso que todas as casas sejam roubadas para que alguém faça alguma coisa? “, questionou outra pessoa, moradora do bairro de Lourdes.

Delegado fala ao de fato

A reportagem do jornal de fato procurou o Delegado de Polícia Civil de Brumadinho, Otávio Luiz de Carvalho. Informado por um inspetor que a autoridade estava muito atarefada e não podia receber a reportagem, o jornal deixou a entrevista na DEPOL e recebeu as informações via e-mail. Acompanhe:

de fato: Alguém já foi preso? Quando?
Delegado: Todos os casos estão sendo apurados; ultimamente, há cerca de um mês efetuamos três prisões de indivíduos que reiteravam crimes de furto em Brumadinho, estando atualmente recolhidos no presídio de Brumadinho; já identificamos outros dois elementos, que já estão com o mandado de prisão decretada, mas estão foragidos; trabalhamos para prendê-los o mais rápido possível; é bom esclarecer que toda a semana prendemos indivíduos acusados pela prática de furto, roubo e outros crimes, seja em flagrante ou por mandado judicial, depois de nossa representação ao Judiciário.

de fato: São pessoas de Brumadinho ou de fora?
Delegado: Há pessoas de Brumadinho, principalmente informantes, mas a maioria vem de fora.

de fato: Os eletrodomésticos e outros objetos furtados foram recuperados?
Delegado: Nos arrombamentos a veículos ocorridos na semana passada, todos os bens foram recuperados e restituídos às vítimas, ocasião em que foi também apreendido o veículo utilizado pelos cidadãos infratores, roubado em Belo Horizonte, sendo que os indivíduos estão sendo identificados; corriqueiramente, recuperamos bens furtados e restituímos às vítimas; em todos os casos, trabalhamos diuturnamente para fazê-lo, pois é nossa obrigação

5- Diante da onda de arrombamentos de residências e veículos em Brumadinho, a população está com medo. O que a Polícia tem a dizer para essa população? 
Delegado: Nesse tópico, anexamos nossas dicas de segurança (veja box ao lado)

de fato: Há alguma ação sendo pensada no sentido de prevenir que esse tipo de coisa volte a acontecer na cidade?
Delegado: As polícias estão trabalhando conjuntamente e com muito empenho para que novos crimes não aconteçam; estratégias já foram traçadas sim; é bom que se diga, Reinaldo, que a polícia militar é que tem a obrigação do patrulhamento ostensivo, visando impedir que os crimes ocorram; quanto à polícia civil, que chefio, nossa atribuição é apurar as infrações já cometidas, visando que os criminosos sejam presos e responsabilizados; é bom que a população entenda esta distinção, embora ambas as polícias desenvolvam ações preventivas para evitar o crime, o que é também obrigação de toda a sociedade e de outras instituições.

de fato: O Sr. Gostaria de acrescentar mais alguma coisa?
Delegado: Por fim, ressalto que é preciso que a população participe mais dos problemas coletivos, notadamente da segurança pública, que hodiernamente, é questão fundamental, sendo uma das primeiras preocupações do brasileiro; temos que cobrar de nossos governantes mais investimentos na área da segurança pública; posso afirmar que o atual efetivo da polícia civil e também da polícia militar em Brumadinho, não é adequado para atender toda a demanda criminal, que é crescente, como em todo o Estado, considerando ainda o imenso território de Brumadinho; veja, Reinaldo, que a investigação criminal é de suma importância para o arrefecimento dos índices criminais, pois que a impunidade é uma das maiores causas de aumento dos crimes; posso asseverar que não há falta de trabalho, não há falta de compromisso e empenho dos policiais, mas, reafirmo, as investigações são complexas, contamos atualmente com cerca de 1300 inquéritos policias em tramitação na delegacia e recebemos cerca de 800 novas ocorrências por mês, e o efetivo de policiais é inadequado para atender toda a demanda.
Hoje, o que tem ocorrido é que os principais investimentos em segurança pública estão sendo realizados somente na capital, o que faz com que o crime migre para a região metropolitana.
Ao ensejo, gostaria de dizer que estou à frente da delegacia de polícia civil de Brumadinho há cerca de 2 anos e meio,  e temos realizado um árduo trabalho no combate à criminalidade; neste tempo, além de organizar o trabalho e selecionar os melhores policiais e servidores, efetuei, juntamente com a equipe de policiais civis, mais de 280 prisões, dentre traficantes, homicidas, ladrões e receptadores, além de autores de violência doméstica, foram presos mais de 40 traficantes neste período; sou disparado, o delegado que mais efetuou prisões neste município, proporcionalmente ao tempo de trabalho; foram presos traficantes que atuavam no município há mais de 15 anos, desmantelamos diversas quadrilhas de tráfico de drogas, conseguimos a decretação de prisão de um estelionatário que atuava em Brumadinho há mais de 10 anos; fizemos a maior apreensão de drogas ilícitas de todos os tempos em Brumadinho.
É bom ressaltar que desde que aqui cheguei, estou conclamando as Autoridades e a população para cobrar mais investimentos em segurança pública no município.

Câmara age rápido e realiza Audiência Pública

Moradores, especialmente dos bairros mais atingidos, iniciaram uma mobilização e cobraram das autoridades soluções para os roubos. A Associação de Moradores dos bairros de Lourdes, Silva Prado e São Bento, sob a presidência de Júnia Viana, realizou uma grande reunião no dia 4 de junho para discutir o assunto. Além de dezenas de moradores, a Polícia Militar esteve representada e apresentou uma serie de informações aos presentes. Deu também dicas de segurança. Ao final da reunião, ficou acertado que os bairros criarão a “Rede de Vizinhos Protegidos”, iniciativa criada em um bairro de BH e que envolveu a população na sua própria proteção, numa ação junto com a Polícia Militar. O Prefeito Nenen da ASA (PV) não participou da reunião. Esteve presente seu irmão, Cid Barcelos.
A Câmara de Vereadores realizou uma Audiência Pública no dia 6, à noite. Houve uma boa participação do público, as sede e da área rural. Nove pessoas usaram o microfone para reclamar e apresentar sugestões, entre elas Júnia Viana, Presidenta da Associação de Moradores dos bairros de Lourdes, Silva Prado e São Bento, Antorildo Ladislau, do bairro de Lourdes; Ana Amélia Lages Martins, do Caderno 2, “Por dentro do Vale”, do  Jornal Tribuna da ASMAP e Nídia, do Parque da Cachoeira. Júnia lembrou os 26 arrombamentos e menos e 2 meses, dados levantados na reunião da Associação, cobrou o aumento do número de policias na cidade; Nídia cobrou da prefeitura a iluminação pública, assim como um representante do bairro Coqueiro Velho, que também reclamou da Prefeitura. Estevão lembrou de 28 arrombamentos na região de Águas Claras. Antorildo cobrou a volta do CONSEP – Conselho de Segurança Pública. E Ana Amélia cobrou políticas públicas como forma de prevenção à violência crescente em Brumadinho.

Aumento do efetivo e reativação do posto policial na entrada da cidade

Apesar de muitas vezes desviada do foco principal que interessava à população – os arrombamentos de residências e veículos – a Audiência serviu para muitos esclarecimentos por parte das polícias, civil e militar, e para que surgissem algumas propostas para atacar os problemas vividos pela população.
A Polícia Militar foi representada por vários membros, entre eles o capitão Geraldo Humberto Azevedo, responsável pela guarnição de Brumadinho, que usou por mais tempo a Audiência para dar explicações e assumir alguns compromissos. Em sua fala, o capitão disse que houve registro de apenas 3 roubos no mês de maio; 6 furtos, com apenas um registro, e 4 casos de crimes violentos. Comprometeu-se a empenhar na reativação do CONSEP, cobrou da Administração Municipal a implantação do sistema “olho vivo” (instalação de câmeras) no centro da cidade. Quando o policial disse que 85 policiais militares trabalhavam em Brumadinho houve um murmúrio de desconfiança geral na plateia. Ao ser questionado, corrigiu: “85 contando Mário Campos e Brumadinho”, obtendo como resposta, como que num ensaio, um “Ahhhhhhhhhhh!” dos presentes. Sobre o número de efetivos, o capitão Humberto afirmou: “Já levamos ao nosso Comando a demanda por aumento de efetivo que nos pediu um estudo de situação para ver a necessidade”. Mais tarde, prometeu: “O efetivo será aumentado. Há interesse, sim, em aumenta-lo!”
 O policial prometeu também reativar o posto policial na entrada da cidade: “Vamos reativar o Posto na entrada da cidade”, e ainda sugeriu a criação da Rede de vizinhos Protegidos. O Capitão insistiu também em que a população use o telefone para fazer denúncias, mesmo que anônimas.  Há um número para isso, o 190. No entanto, como explicou o Capitão, quando se liga para o 190, a ligação vai para BH, na central, para, depois, ser encaminhada para o quartel de Brumadinho. Então o Cap. Humberto disse aos presentes para ligarem direto, no número 3571-6066, o que faria a PM chegar com mais rapidez ao local, comprometendo-se a fazer uma grande divulgação deste número de telefone.  

Polícia Civil

Presente à reunião, o Delegado de Polícia Civil de Brumadinho, Otávio Luiz de Carvalho, também deu dicas de segurança e falou da dificuldade de apuar os crimes de furtos. “Não temos efetivos para apurar todos os crimes”, admitiu ele, afirmando que a Polícia Civil de Brumadinho conta com 6 policiais, 1 escrivão e 1 delegado. Também insistiu em que a população denuncie os crimes, pelo telefone 181.
O Prefeito Nenen da ASA (PV) não compareceu à Audiência. Compareceu seu irmão, Cid Barcelos.
Presente na Audiência, o Editor do jornal de fato, Reinaldo Fernandes, foi convidado pelo Presidente da Câmara, Leônidas Maciel (PMDB), para se sentar junto às autoridades.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário