Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 23 de julho de 2012


Edição 138-junho/2012
Editorial

A hora das mudanças!

Começou, oficialmente, a campanha eleitoral de 2012. São 2 candidatos a prefeito: Brandão (PSDB) da Coligação “Honestidade e Transparência”; e Nenen da ASA (PV) da coligação “Juntos de novo com a força do povo”.  Nenen tenta a difícil tarefa da reeleição. Já Brandão quer mudar o comando da cidade. É a primeira vez, nos últimos 30, que apenas 2 candidatos disputam a Prefeitura. O motivo é que está no ar um sentimento de que Nenen não deve continuar. Em razão disso, 15 partidos apoiam Brandão, enquanto apenas 7 ficaram ao lado do atual prefeito.   
Já para a câmara de vereadores, 175 candidatos disputam as 13 vagas, vindas de 20 partidos, alguns mais sérios e outros partidos criados de última hora apenas para ter vagas para lançar vereadores.
O jornal de fato, de olho nas eleições, traz várias informações e dicas importantes para ajudar você a fazer sua escolha. O jornal espera que ninguém atire novamente ou ameace o seu Editor, nem sua família ou qualquer membro do jornal por causa de suas matérias.
O momento é de muita reflexão para a que a escolha seja bem feita. Escolha bem feita na nossa compreensão é aquela que escolhe os mais capacitados, os mais preparados, os mais transparentes, os que têm uma história de dedicação às causas populares. Não é hora de acreditar nos discursos, mas é a hora de acreditar na história de cada um.
O passado do candidato é limpo? Se ele é uma pessoa de muitas posses, como isso aconteceu? O candidato  ficou rico rapidamente ou foram anos de trabalho? Se já é político, se já tem cargo, como foi sua atuação? Como posicionou-se na questão do IPTU? Foi ou está sendo acusado de alguma coisa irregular? Tem o Ministério Público no seu “pé” ou não?
E os candidatos a vereadores, o que fazem da vida? Se já são vereadores ou foram, como foi sua atuação? Votou a favor de quê? Contra o quê? Como posicionou-se na questão do IPTU: votou contra ou a favor? Foi ou está sendo acusado de alguma coisa irregular? Tem o Ministério Público no seu “pé” ou não? São pessoas
sérias? Têm uma história de luta ou estão surgindo do nada? São capazes de exercer bem o difícil papel de um vereador, fiscalizador, atento às coisas do Município? São pessoas que participam da vida da cidade, dão algum tipo de contribuição para melhorar a cidade?
O jornal de fato espera que as eleições transcorram em paz, sem violência moral e física. Que em 7 de outubro, vença aquele escolhido, livremente, sem pressões, sem ameaças, pela maioria da população.  De preferência, que vença o melhor!     
Como dizem as entidades que lutam por eleições mais limpas e melhores, “Voto não tem preço. Tem consequência!” A hora é de acertar!   

2 comentários:

  1. Acredito que Brumadinho continuará crescendo.
    E que a renovação da Câmara será mais um grande passo para este crescimento.
    Renovação Já!!!

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos sua participação, Rômulo.

    ResponderExcluir