Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 23 de julho de 2012



Edição 138-junho/2012
Gordura Trans
Por Aline Maciel

As gorduras Trans é um tipo de gordura formado por um processo de hidrogenação de óleos vegetais como o de soja, algodão ou milho até que este se torne sólido à temperatura ambiente. Ele é utilizado nos alimentos industrializados para dar mais consistência aos produtos e melhorar sua textura e deixando-os crocantes e conservados por mais tempo.
Essa gordura é encontrada principalmente nos alimentos industrializados como nas batatas fritas comerciais preparadas em fast food, pastéis,  bolos,  biscoitos cream cracker, bolachas recheadas, em alguns chocolates,  nos salgadinhos, no sorvete, na pipoca de micro-ondas, na margarina, tortas, massas ou qualquer outro alimento que contenha gordura vegetal hidrogenada em sua composição.  Esse processo de hidrogenação pode ocorrer naturalmente na carne e no leite, entretanto a quantidade encontrada é pequeníssima.
O consumo excessivo de gordura trans é prejudicial à saúde, pois causa o aumento do colesterol total, do colesterol ruim (conhecido pela sigla LDL) e triglicérides, além de reduzir os níveis de colesterol bom (HDL). O aumento do colesterol total, do colesterol ruim e dos triglicérides pode provocar o acúmulo de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos gerando a chamada aterosclerose, uma espécie de fator-chave para a ocorrência de um ataque cardíaco ou de um acidente vascular. Essa gordura é uma vilã do coração!
O consumo máximo diário dessa gordura é de 2g. Por isso, na hora de fazer compras, é importante verificar na embalagem dos produtos se não há gorduras trans no alimento. Em algumas embalagens você pode encontrar o dizer  ”0 g de gordura trans na porção”, entretanto uma porção daquele alimento pode ser uma ou duas bolachas, e quem consegue comer só uma ou duas bolachas de um pacote? Tem pessoas que comem um pacote inteiro, desse modo podem consumir uma quantidade grande dessa gordura.
Uma dica muito importante é ficar atenta a composição do produto. Se o produto aponta 0% de trans, verifique se entre os ingredientes estão gorduras vegetais hidrogenadas. Se tiver, possivelmente eles podem ter algum teor de gordura trans. Fique atento também na tabela nutricional dos alimentos pois os alimentos que têm esse tipo de gordura não trará essa informação em destaque no produto, você só vai encontrá-la nessa tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário