Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 23 de julho de 2012


Edição 138-junho/2012
Inquérito policial apura ameaças sofridas pelo Editor do fato

Um inquérito policial aberto na Delegacia de Polícia de Brumadinho investiga os atentados sofridos pelo editor do jornal de fato, Reinaldo Fernandes, e sua família. O Editor e sua família foram atacados com tiro na madrugada de domingo, 10 de junho. Duas horas antes, por volta das 22:20 horas do dia 9, sábado, sua casa já havia sido atacada a pedradas. Poucos dias antes, 16 de maio, também de madrugada, outro tiro havia sido disparado contra a janela de seu quarto.
O Editor acionou diversas entidades apresentando denúncias do fato. Um texto tratando do assunto foi divulgado e um vídeo que já foi acessado por mais de 1.800 acessos. As denúncias do acorrido chegaram à Presidência da República. As informações sobre os crimes foram repassadas para todos os meios de comunicação de Minas Gerais e nacionais.
O Editor do jornal de fato relatou que recebeu dezenas e dezenas de telefonemas, e-mails e mensagens de solidariedade em sua página no site de relacionamentos facebook.

Entidades nacionais denunciam os atentados

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI –publicou matéria em seu site, resultado de entrevista feita com o Editor. A ABRAJI foi criada há 10 anos atrás, quando foi assassinado o jornalista Tim Lopes, da Rede Globo. “Quando se cala um jornalista quem sofre é a sociedade”, diz o presidente da ABRAJI, Marcelo Moreira. A ABRAJI defende a proposta de federalização de crimes contra jornalistas, com apuração pela Polícia Federal, em locais onde houver pressão contrária à apuração. A matéria publicada pela ABREAJI pode ser lida acessando o link http://www.abraji.org.br/?id=90&id_noticia=2093
Outra entidade que publicou a matéria em seu site foi a AMARRIBO BRASIL, entidade sediada em Ribeirão Bonito, SP. A AMARRIBO é uma organização da sociedade civil que combate a corrupção, atua na promoção da cultura da probidade, na fiscalização de gastos públicos, na organização, educação e mobilização da sociedade civil, na defesa dos seus direitos constitucionais. O link é http://www.amarribo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1634:-jornalista-de-mg-ameacado-por-editorial-contra-prefeito&catid=5
A matéria sobre o atentado ao Editor foi publicada também pela AMAC – Amigos Associados de Corumbaíba -, de Goiás e pode ser lida no link http://amacorumbaiba.blogspot.com.br/2012/06/jornalista-de-mg-ameacado-por-editorial.html
Para assistir ao vídeo que foi gravado minutos após o atentado, o link é: http://www.youtube.com/watch?v=eaMuL6eDVMk   
O vídeo do atentado sofrido pelo Editor Reinaldo foi publicado também no site Online Enjoyment Portal, e encontra-se no link abaixo:
As denúncias foram publicadas também pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, entidade muito importante em Minas Gerais e no Brasil.

Líder do Bloco Minas Sem Censura e ex-Ministro dos Direitos Humanos também denunciam

“O líder do PT na Assembleia, deputado Rogério Correia, denunciou o atentado. Eu estou comunicando o atentado a várias autoridades, inclusive indicando suspeitos que já tinham feito ameaças”, comunicou Nilmário Miranda em seu blog (http://www.blogdonilmario.com.br/conteudo.php?LISTA=detalhe&ID=4038) - e pessoalmente ao Editor.
“Considero o atentado da maior gravidade”, declarou Nilmário Miranda. “Atentar contra o direito constitucional da liberdade de expressão é muito sério. Se há pessoa ou pessoas que discordam do jornal de fato, devem recorrer à Lei e não à barbárie”, disse.
Em seu site, o deputado Rogério Correia (líder do Bloco Minas Sem Censura - PT/PCdoB/PMDB) denunciou o atentado. A denúncia pode ser lida em http://www.rogeriocorreia.com.br/noticia/editor-do-jornal-de-fato-reinaldo-fernandes-e-ameacado-e-sua-casa-e-alvejada-por-tiros/ 

Reunião com delegado e Ministério Público

No dia 13 de junho, o Editor reuniu-se com o Delegado de Polícia de Brumadinho, Dr. Otávio Luiz de Carvalho, que se comprometeu a investigar o atentado imediatamente. No dia 19, o Editor reuniu-se com Ministério Púbico Estadual para tratar do assunto. A Promotora Maria Alice Alvim Costa Teixeira colheu o depoimento do Editor e oficiou o Delegado, determinando que o inquérito policial que investiga o atentado seja concluído em no máximo 90 dias. A Promotora comprometeu-se com a cobrança que seria feita pelo Ministério Público no sentido de agilidade no inquérito policial e informou que o caso deve será acompanhado pelo promotor Dr. William Garcia Pinto Coelho. Dr. William exerce também o cargo de Controle Externo da Polícia Civil.
No dia 10 de julho, o Editor e sua esposa participaram de um depoimento na Delegacia de Polícia e apontou os suspeitos dos atentados. “Não estamos acusando ninguém, mas seguimos as orientações que recebemos da própria Justiça de relatar todos os fatos para ajudar nas investigações”, disse o Editor. Na oportunidade, o Editor relatou todos os fatos, atuais e anteriores. Uma ameaça aconteceu em 19 de julho de 2011, quando uma pessoa que trabalhava entregando o jornal foi ameaçada por Ricardo Willians Maciel, conhecido por “Rick”. Rick é cunhado do prefeito Avimar de Melo Barcelos, o Nenen da ASA (PV), e é casado com Sônia de Melo Barcelos, irmã do prefeito e Secretária de Educação de Brumadinho. 
O Editor do jornal registrou também que, na campanha eleitoral de 2008, uma pessoa mandou dizer que ia mandar matá-lo. Foi registrado também que, recentemente, há uns 90 dias atrás, uma outra pessoa foi flagrada dizendo que era preciso “quebrar os dentes” do Editor por causa das matérias publicadas no jornal.
No ano de 2010, numa reunião na Câmara de vereadores que discutia sobre o IPTU, depois de o Editor do jornal ter feito um discurso na tribuna, defendendo um IPTU mais justo e mais baixo, uma pessoa que defendia o aumento do IPTU disse que ele e sua família deveriam mudar-se de Brumadinho.
O Editor entregou à Polícia fotos, vídeo e resto do projétil que atingiu sua casa na madrugada de 11 de junho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário