Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 23 de julho de 2012


Edição 138-junho/2012
Tejucana realiza Audiência Pública

A mineradora Tejucana realizou, no dia 4 de julho, uma audiência Pública para discutir seu empreendimento na localidade de Tejuco. Moradores reclamam do barulho intenso, poeira, assoreamento do Córrego do Barro, e do tráfego das carretas. Na audiência, feita a pedido do Instituto Eco, os  representantes da empresa apresentaram o EIA-RIMA - Estudo de Impacto Ambiental - Relatório de Impacto Ambiental.
A empresa informou que neste ano a previsão é de retirada de 250 mil toneladas de minério “de altíssima qualidade” da região. Durante a audiência, a empresa quis fazer acreditar que faz um bom trabalho, emprega muita gente de Tejuco (que possui uma população de aproximadamente 500 famílias) e está fazendo de tudo para amenizar os problemas.
A empresa comprometeu-se a “amenizar a poeira”,  trabalhar para diminuir o nível de ruídos, recuperar as voçorocas e revitalizar o córrego do Barro..

Moradores cobram providências

Aberta a palavra aos presentes, vários moradores reclamaram da empresa e pediram providências. Maria Ângela, líder comunitária que tem sofrido com os transtornos da mineradora, fez uma relato da história da mineração no Brasil e em Minas. Maria Zita, que possui um sítio em Córrego do Barro e já denunciou o terrível assoreamento do riacho que passa por seu terreno, lembrou que dar emprego com salário mínimo para uns poucos não justifica o que a empresa anda aprontando na região, sendo muito aplaudida pelo público. Eduardo Xavier cobrou mais prática e menos discurso, lembrando que a comunidade está cansada de promessas que não são cumpridas. 
A audiência foi acompanhada também por Fernando (filho da Malvina), que esforçou-se para convidar pessoas para estarem presentes participando do evento.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário