Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Edição 138-junho/2012
EspaçoAlimentação e Saúde
O vilão da hipertensão
Por Aline Leal Maciel

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, atinge  mais de um terço da população brasileira, sendo que o principal fator que a desencadeia é o consumo elevado de sal . O Brasil é considerado um dos países com maior consumo de sal, com ingestão média de 12g por pessoa ao dia, sendo que essa quantidade é maior que o dobro do recomendado que é de 5g por pessoa (o que corresponde 1 colher de café).  Assim como diabetes, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa que pode gerar mal funcionamento dos rins (insuficiência renal), derrames e infartos.
O grande vilão dessa historia é o sódio que é um componente do sal. Ele atrai a água para os vasos sanguíneos aumentando a quantidade de água dentro dos mesmos, gerando a hipertensão. O sódio sozinho geralmente é misturado com outros produtos como glutamato para ser utilizado como saborizante (dar mais gosto ao produto). Essa mistura pode ser encontrada em temperos prontos, sal aromatizado, macarrão tipo instantâneo, caldo de carnes e legumes (em pó ou em tabletes de qualquer sabor) embutidos (salame, presunto, apresuntado) e em muitos outros produtos.
Na indústria alimentícia, o sal é muito utilizado como conservante. Sendo assim, boa parte dos produtos industrializados como: enlatados, conservas,  embutidos e  bacon tem grandes quantidades de sal e consequentemente de sódio em sua composição. Além dos produtos industrializados, a maioria dos alimentos contem sódio naturalmente presente, mas em pequena quantidade, entretanto a soma de tudo pode  exceder a quantidade recomendada, trazendo malefícios.
Dessa forma é necessária a redução do consumo excessivo de sal de cozinha e a redução ou exclusão do consumo dos produtos citados acima. Uma melhor alternativa: preparar o tempero em casa fazendo uma mistura onde a maior parte seria de alho, cebola e/ou outras ervas com pequena quantidade de sal. Essa medida é importante pois os alimentos ficarão mais saborosos e com menos quantidade de sal. É importante que vocês utilizem a mesma quantidade de tempero de antes e não dobrar ou colocar a mais.
Outra dica muito importante é retirar o saleiro da mesa, pois assim a você não ficará tentado a adicionar mais sal a comida. Fazerem sua própria hortinha é uma excelente ideia, você pode plantar cebolinha, salsinha .... em vasos de plantas, garrafas pet ou até mesmo para quem possui espaço de terra que junta só mato, utilize-o para esse fim. Desse modo as ervas estarão sempre fresquinhas e sempre à disposição para uso.
Olhar a tabela nutricional dos alimentos também é mais importante do que vocês decorarem a quantidade recomentada. É essencial que vocês olhem a quantidade de sódio presente no alimento e quanto isso corresponde em uma dieta ou na quantidade de porções do produto você vai consumir. Exemplo: macarrão instantâneo, sabor galinha caipira, a porção é de 1 pacote, no pacote tem 1951mg de sódio o que representa 81% do consumo diário. Isso quer dizer que comendo só um pacote desse macarrão você já ingeriu mais de 80% da quantidade necessária de sódio. O que você já comeu antes ou irá comer neste dia terá que ter no máximo 20% da recomendação diária. Você acha que dá para cumprir? Geralmente esse valor é ultrapassado todos os dias. Comece a ler os rótulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário