Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Edição 139-julho/2012
Incêndio destrói galpão da ASCAVAP

“A revolta de uma funcionária devido à falta de pagamento pode ter sido a causa de um incêndio de grandes proporções que destruiu um dos galpões da Associação dos Catadores do Vale Paraopeba, em Brumadinho”, noticiou o portal UAI no dia 17 de julho. A versão foi confirmada ao jornal de fato pelo catador Aguinaldo de Fátima. O fogo teria sido ateado por Sheila Regina dos Santos, de 31 anos, em uma pilha de materiais recicláveis e se espalhou rapidamente por todo o galpão, que tem aproximadamente 40 metros quadrados. A mulher foi presa no local por policiais do 48º Batalhão da PM de Brumadinho e encaminhada para a delegacia de plantão do município, onde ela e testemunhas foram ouvidas sobre o caso.
Segundo apurou a reportagem do de fato, trata-se de uma pessoa de Belo Horizonte, que foi acolhida pela ASCAVAP. A pessoa, irritada como atraso do pagamento, tomou a atitude desastrosa. O atraso é bem normal porque a entidade depende de venda de material, o que, de um lado, não foi compreendido pela incendiária.

Bombeiros tiveram trabalho

Os bombeiros tiveram que utilizar mais de 50 mil litros de água no combate às chamas.
No local, estavam armazenados principalmente plástico e papelão, materiais altamente inflamáveis. Funcionários afirmam que Sheila estava insatisfeita por não receber por seu trabalho e teria ameaçado incendiar o galpão da associação. “Nós estávamos sem dinheiro para pagá-la, então ela disse que ia colocar fogo em tudo por aqui para se vingar”, afirmou a vice-presidente da associação, Maria da Piedade da Silva, de acordo com o UAI. Pouco tempo depois, os funcionários perceberam o fogo em um dos cantos do galpão. Desesperados com a rapidez com que as chamas se propagaram, os quatro catadores que trabalhavam no momento tentaram combater o incêndio usando baldes de água. “Na hora, não sabíamos o que fazer, então ligamos para vários lugares para pedir ajuda”, conta a vice-presidente da associação.
Para ajudar no combate ao fogo, a prefeitura de Brumadinho enviou caminhões-pipa ao local. Além dos caminhões-pipa da prefeitura, pelo menos dois caminhões do Corpo de Bombeiros também foram utilizados.
Emocionada ao ver o galpão destruído, Maria da Piedade afirma que os funcionários estão empenhados em reconstruir tudo. “Todos nós ganhamos a vida aqui e sustentamos famílias com nosso trabalho. Não vamos desistir por causa disso”, garante.
Até o fechamento da edição, a coleta seletiva na cidade estava suspensa. A Prefeitura ficou de avisar aos moradores quando será o retorno. Apesar disso, muitos moradores, já acostumados em fazer a coleta seletiva, têm se esquecido e estão colocando seu material no passeio par que os bravos catadores os levem.   

ASCAVAP -Associação dos Catadores do Vale do Paraopeba

Venho manifestar-me quanto ao incêndio da ASCAVAP.
Os trabalhadores da ASCAVAP encontram grandes dificuldades para executarem um trabalho de enorme importância para Brumadinho. O que seria de nós sem a coleta seletiva, quando somos educados a selecionar o lixo em nossas casas e assim colaborar na preservação do meio ambiente?
Parabéns aos trabalhadores da ASCAVAP que, apesar das dificuldades encontradas em suas funções, não desistem e, assim, somos beneficiados com a coleta seletiva em Brumadinho.
Um abraço aos trabalhadores da ASCAVAP
Mônica Penido do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário