Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Edição 139-julho/2012
Prefeitura não cumpre promessa e deixa a população sem água.

Cerca de 100 pessoas promoveram uma manifestação na manha do dia 22 de julho, domingo, e interditaram a estrada municipal de Brumadinho que liga à BR040, região de Alphaville e também a Ouro Preto, em Marques, localidade de Brumadinho. A estrada serve também de chegada a Brumadinho rumo ao Inhotim. Durante 3 horas os moradores fecharam a estrada, cobrando da prefeitura obras de fornecimento de agua à população. Os moradores cobram as promessas feitas pela prefeitura como a perfuração do poço artesiano e ampliação do reservatório e reestruturação da rede na comunidade.
“Depois das promessas, inúmeras reuniões foram feitas na comunidade com representantes da prefeitura e ficou acordado e registrado em ata que as decisões seriam tomadas com a comunidade, a Associação e a comissão da água que existe para tratar somente deste assunto”, relata Marcos Amorim, Presidente da Associação de Moradores de Marques. “Algumas residências não têm água na torneira há mais de 9 meses”, reclama. Amorim conta que a Associação protocolou na chamada “Regional Marques da Prefeitura” nos dias 04 de abril e 07 de maio requerimentos em que relatava os problemas da comunidade e os trabalhos que devem ser feitos para solucionar os problemas da falta de água.

Administração não acompanha o crescimento da população

“Quando o sistema de abastecimento foi implantado na nossa comunidade, há cerca de 10 anos, eram 36 casas atendidas. Hoje, já ultrapassamos 120 casas que recebem a água. E até então, não tivemos nenhum investimento na comunidade”, realça o líder comunitário. Ele conta que, durante todo esse processo, a Associação tentou várias vezes dialogar com a Administração de Nenen da ASA (PV), em busca de uma solução coletiva para as melhorias necessárias ao abastecimento de água de maneira justa e igualitária a todos os moradores. “Na última reunião feita na Regional, no dia 19 de maio, com o representante da prefeitura, o Sr. Walter, e a empresa responsável pela perfuração dos poços, ficou acordado e registrado em ata que em 15 dias, a partir daquela data, seria iniciada a perfuração do poço artesiano e a ampliação da caixa d’água na comunidade, o que não foi feito”, lamenta. Segundo Marcos, “na segunda fase, a reformulação da rede e a busca de uma solução para o abastecimento de água na região da Grota do Tatu.”

Descaso com os moradores

Marcos relata que “mais de 45 dias já se passaram e as máquinas foram direcionadas para Melo Franco. A prefeitura mais uma vez não cumpre com seu dever, ignora a opinião pública e quer obrigar empresa a repassar água à comunidade”, reclama. Ele diz que um acordo feito entre a comunidade e a empresa Biocarbo estabeleceu que os moradores não iriam usar a água do poço particular deles, apenas se fosse necessário quando houvesse algum problema com o poço da comunidade. “A prefeitura quer jogar a responsabilidade para o setor privado e não faz seu papel. A comunidade já espera por quase 4 anos para uma solução e nada. Estamos cansados de ser enganados”, desabafa o líder.
Marcos Amorim diz que o anseio dos moradores é o de que a Administração de Nenen da ASA “cumpra imediatamente com a promessa de melhorias no fornecimento de água em Marques.” “Chega de enrolar o povo. O povo merece respeito e dignidade. A água é essencial à vida”, desabafa o morador.
Até o fechamento da edição, segundo informou o presidente da Associação, nenhuma resposta foi dada pela administração de Nenen da ASA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário