Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 24 de setembro de 2012



Edição 140-Agosto/2012
Editorial:

Prepotência, ameaças, agressões, intimidações, perseguições

A campanha eleitoral entra em seu último mês. Se ela começou morna, esquentou nos últimos dias. Placas do candidato Brandão são destruídas em todo canto do município, panfletos agressivos, o que não é nenhuma novidade, coisas que já aconteciam em campanhas anteriores. O que espanta é o nível de ameaças, intimidações, pressões, constrangimentos, atitudes claramente criminosas.
Se antes isso era feito apenas com os servidores públicos, especialmente os contratados, agora a coisa ficou muito pior. Além dos servidores, é a própria população que sofre a cada dia com as ameaças, as agressões, chantagens e toda sorte de pressão, feitas sutilmente ou abertamente.
Muitos gostariam de colocar a propaganda de um candidato no seu carro, em sua casa, mas não o fazem por medo de retaliações, perseguições. Na rua, às vezes as pessoas conversam amedrontadas, com medo se serem vistas pelos apoiadores do candidato oponente. Muitas pessoas prometem o voto ao candidato, mas pedem, às vezes “pelo amor de Deus”, que não fale com ninguém. É como se o Município vivesse uma Ditadura, onde se expressar e votar livremente fossem considerados crimes contra o Estado, aos moldes do AI-5 (Ato Institucional nº 5, editado pelo Regime Militar no Brasil).
O que se espera é que, apesar das ameaças e das pressões, o eleitor exerça livremente - como garantem as leis deste País - o seu direito de escolha. Quem nos ensina é a escritora Raquel de Queiroz: “Se você estiver comprometido a votar com alguém, se sofrer pressão de algum poderoso para sufragar êste ou aquêle candidato, não se preocupe. Não se prenda infantilmente a uma promessa arrancada à sua pobreza, à sua dependência ou à sua timidez. Lembre-se de que o voto é secreto. Se o obrigam a prometer, prometa. Se tem mêdo de dizer não, diga sim. O crime não é seu, mas de quem tenta violar a sua livre escolha. Se, do lado de fora da seção eleitoral, você depende e tem mêdo, não se esqueça de que dentro da cabine indevassável você é um homem livre. Falte com a palavra dada à fôrça, e escute apenas a sua consciência. Palavras o vento leva, mas a consciência não muda nunca, acompanha a gente até o inferno.”
E abaixo a Ditadura! E viva a democracia!

Um comentário:

  1. ei, vcs devem ser uns burros, tenho apenas 13 anos, e tenho um site com domínio " .com ", é só pagar 10 R$, que vcs terão um domínio .com por 1 ano!

    ResponderExcluir