Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Edição 140-Agosto/2012
Inhotim inaugura novas obras
Cristina Iglesias, Vegetation Room Inhotim, 2012, Foto Daniela Paoliello 

O Instituto Inhotim inaugura, neste dia 6 de setembro, novas obras. São mais duas galerias, duas instalações e ainda uma série de obras de outros 8 artistas. No dia 30 de agosto, uma equipe do Instituto recebeu jornalistas para apresentação das obras. De Brumadinho, o único veículo de comunicação que esteve presente foi o jornal de fato. Na equipe de Inhotim estavam presentes, entre outros, as jornalistas Renata Amorim e Isabela Marscher; o curador e diretor artístico do Instituto, alemão Jochen Volz; Rodrigo Moura, diretor adjunto de programas artísticos e culturais, editor e crítico de arte e a coreana Eungie Joo, que vem New Museum de Nova Iorque, e que assumirá a Diretoria de Arte e Programas Culturais assim que Volz assumir o cargo de curador-chefe da Serpentine Gallery, em Londres.
Tunga, Lygia Pape, Carlos Garaicoa e Cristina Iglesias, artistas consagrados no cenário da arte contemporânea brasileira e mundial terão obras de arte permanentes inauguradas no Inhotim. Além das obras permanentes, o Instituto também vai inaugurar novos trabalhos temporários que estarão expostos na galeria Mata.

Galeria Tunga
O artista Tunga

O desejo institucional de criar uma galeria dedicada exclusivamente aos trabalhos do artista pernambucano Tunga permitiu a construção de um espaço com cerca de 2.600 metros quadrados que abriga oito grandes instalações e esculturas cobrindo mais de 30 anos de produção do artista. Entre as obras, algumas já vistas no Inhotim, como Lézart (1989) e Palíndromo Incesto (1990–1992), algumas inéditas na coleção, como a filme-instalação Ão (1980), um obra matricial na sua carreira, e outras nunca vistas no Brasil, como À la Lumière dês deux mondes (2005), apresentada originalmente no Musée du Louvre.
Nascido em 1952, o pernambucano Tunga está entre os primeiros artistas a ter obras na coleção do Inhotim e introduziu o formato de pavilhão desenhado especialmente para uma instalação, True Rouge (1997), inaugurado há oito anos. Na visita com os jornalistas, o artista, que acompanhava os trabalhos de instalação, conversou com a imprensa.

Galeria Lygia Pape
A primeira obra da artista fluminense Lygia Pape (1927-2004) em exposição no Inhotim é a instalação Ttéia nº 1 C (2002). Ttéia nº 1 C foi exibida na 53ª Bienal de Veneza (2009) e mais recentemente, na retrospectiva da artista, Espacio Imantado, no Reina Sofia, em Madri (2011). A retrospectiva também passou por São Paulo. Lygia Pape é um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira.
T-téia, 2002, Lygia Pape,  Foto Daniela Paoliello 

Carlos Garaicoa

O cubano Carlos Garaicoa é conhecido por suas esculturas, desenhos e instalações que analisam de forma poética a experiência do homem nas grandes cidades. Sua visão de mundo é inspirada pela vivência em Havana, uma cidade que sintetiza impasses e frustrações das utopias do século 20.
Now Let’s Play to Disappear II (2002), instalação que Inhotim apresenta este ano, consiste em uma mesa ocupada por miniaturas de edifícios famosos transformados em velas que são acesas diariamente.
Carlos Garaicoa, Now let’s play to disappear (II), 2002 (2)
“Este trabalho foi pensando pelo artista como uma reação aos acontecimentos do dia 11 de setembro, em Nova Iorque”, explicou o curador Rodrigo Moura. “À medida que o fogo vai consumindo, a obra vai desaparecendo. O trabalho lida com o aspecto efêmero da escultura. É uma escultura que se consome no espaço”, completou.

Cristina Iglesias

O trabalho da espanhola Cristina Iglesias trata da interação do espectador com a arquitetura da casa e a natureza. A obra Vegetation Room Inhotim (2010-2012) foi concebida especificamente para uma pequena clareira em uma das matas do Inhotim, onde está instalada permanentemente.

A obra tem a aparência de um espaço doméstico sem teto, no qual as paredes internas são cobertas com elaborados relevos feitos a partir de padrões vegetais. O exterior é coberto de aço inoxidável polido, refletindo a paisagem do entorno e alterando a percepção do espectador. “A artista criou um espaço que se aproxima de uma estrutura arquitetônica, mas que também é escultura e lida diretamente com a representação de elementos da natureza”, disse Moura.

Galeria Mata
Este ano, a galeria Mata receberá uma nova mostra com obras de Edward Krasinski, João José Costa, Juan Araujo, León Ferrari, Luisa Lambri e Mateo López.

Arte contemporânea
O acervo artístico de Inhotim abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional. Desde meados de 1980, o acervo do Inhotim vem sendo formado, com foco na arte produzida internacionalmente dos anos 1960 até os nossos dias. Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em galerias espalhadas pelo Jardim Botânico, 300 hectares de mata nativa conservada, e área de visitação, com 110 hectares de jardins de coleções botânicas e cinco lagos ornamentais, que somam 3,5 hectares de área. Atualmente são cultivadas, no Jardim Botânico Inhotim, mais de 4.500 espécies de plantas. O acervo botânico é bem representado por grupos com valor paisagístico, sendo uma das maiores coleções de palmeiras do mundo, com mais de 1.300 espécies crescendo nos viveiros e nos jardins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário