Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 20 de outubro de 2012


Edição 141-Setembro/2012
Irmão de Nenen da ASA e apoiadores tentam impedir distribuição do de fato
Ameaça foi registrada no Boletim de Ocorrência Policial 2012-001902949-001

No dia de ontem, 14 de setembro, o jornal de fato, edição nº 140, agosto/2012, estava sendo distribuído em vários bairros da cidade. No bairro Santo Antônio, o trabalho estava sendo feito por Ilza Márcia Ribeiro, na parte da amanhã.
Quando Ilza estava fazendo seu trabalho na Rua República da Bolívia, percebeu que estava sendo seguida por um grupo de apoiadores do candidato do Partido Verde, Nenen da ASA. Entre eles estavam duas garotas, uma identificada como Grace Kelly e outra como Aline; um homem conhecido como Derli Augusto, vulgo Derli do Gambá; um dos irmãos do prefeito Nenen da ASA, Emilson Barcelos; e ainda dois homens, um do Brumado e outro da Rua Pres. Vargas. Segundo informou Ilza, o grupo a seguia, fotografava e dizia que ela não podia entregar os exemplares do jornal de fato.
As ameaças foram registradas na delegacia de Polícia Civil de Brumadinho, como “constrangimento ilegal” no B. O. (Boletim de Ocorrência) nº REDS 2012-001902949-001.

Quem são os agressores

No site de relacionamentos facebook, Derli se identifica como trabalhador da Prefeitura Municipal de Brumadinho, e diz que estudou na UNICAMP - Universidade Federal de Campinas. Ele não é concursado. Apesar de se identificar como quem “trabalha na empresa Prefeitura Municipal de Brumadinho”, Derli Gambá não estava trabalhando por volta das 9 horas, quando ocorreram as ameaças à Ilza Ribeiro. O fato é bastante estranho, já que Derli não é “vigia”, que geralmente trabalha à noite, diferentemente dos outros servidores, cujo horário normal de trabalho é das 7 às 16 ou das 8 às 17 horas.
Emilson Barcelos é empresário, e, segundo o jornal O TEMPO, edição de 25 de maio de 2012, é diretor da empresa Império. Segundo o mesmo jornal, em apenas sete contratos, R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) teriam sido repassados pelo Governo de Nenen da ASA a três empresas que fazem as obras em Brumadinho, sendo a Império uma delas.

Crime

Se Derli Gambá é realmente servidor público, e se não estava de férias ou de licença sem remuneração, o prefeito Nenen da ASA pode estar cometendo um crime eleitoral. Segundo o art. 73 da lei 9504, a lei eleitoral, o prefeito não pode “ceder servidor público ou empregado da administração direta (...) municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado”. Segundo parágrafo 4º do mesmo artigo, “o descumprimento do disposto neste artigo acarretará a suspensão imediata da conduta vedada, quando for o caso, e sujeitará os responsáveis a multa no valor de cinco a cem mil UFIR.”

Família Barcelos insiste em impedir a distribuição do de fato

Não é a primeira vez que um membro da família de Nenen da ASA tenta impedir que o jornal de fato chegue até as famílias de Brumadinho. Outra ameaça aconteceu em 19 de julho de 2011, quando uma pessoa que trabalhava entregando o jornal foi ameaçada por Ricardo Willians Maciel, conhecido por “Rick”. Rick é cunhado do prefeito Avimar de Melo Barcelos, o Nenen da ASA (PV), e é casado com Sônia de Melo Barcelos, irmã do prefeito e Secretária de Educação de Brumadinho.  Esse fato também foi registrado em Boletim de Ocorrência Policial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário