Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 20 de outubro de 2012


Edição 141-Setembro/2012

Médico que atendeu bebê duas horas antes de morrer agora trabalha em Brumadinho

Carlos Eduardo Rodrigues dos Santos tinha apenas 18 dias de vida quando foi atendido pelo clínico geral Inácio Gonçalves Franca, no PSF do bairro Milô em 18 de maio, na cidade de Guanhães, MG.
A mãe, Brena da Silva Maia Santos (17), percebeu que o bebê não estava bem, com dificuldade na respiração e irritabilidade. “Às vezes ele não conseguia nem chorar, pela dificuldade que tinha para respirar, mas eu percebi que ele tentava, não estava bem”, conta a mãe.
Ao chegar ao PSF passou por triagem com o enfermeiro da unidade que percebeu a gravidade no estado da criança. Mas o mesmo não aconteceu dentro do consultório. Inácio Gonçalves Franca disse que tudo não passava de uma cólica muito comum entre os recém-nascidos. Com a receita de um antigases em mãos, mãe e filho voltaram para a casa.
O menino morreu cerca de duas horas depois, quando a mãe viu a piora do menino e o levou para o hospital regional. Uma equipe tentou salvar a criança, mas não houve tempo e tudo leva a crer que Carlos Eduardo já chegou morto ao hospital.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o médico foi afastado. De acordo com o Secretário, Moacir Rosar, o caso será investigado pelo Comitê de Investigação Materno Infantil de Guanhães para saber se houve negligência no atendimento. “O que aconteceu é muito grave e se for provado que o médico agiu com erro, ele será demitido. Não podemos admitir isso. Caso seja provada a negligência, o caso será levado ainda ao CRM”.
 “Temos muita urgência para finalizar esse caso. Primeiro porque a família precisa de uma resposta e segundo porque vamos precisar de um novo médico”, disse o Secretário.
Inácio Gonçalves trabalhava no município desde o fim de 2010 e recebia salário de R$ 12.000 mensais. O caso está sendo investigado ainda por inquérito da Polícia Civil.
No atestado de óbito, consta que a criança teve uma parada cardiorrespiratória.
As informações são de Samira Cunha, no site do jornal Folha de Ganhães (linK: http://www.folhadeguanhaes.com.br/cidades/item/846-afastado-m%C3%A9dico-que-atendeu-beb%C3%AA-duas-horas-antes-de-morrer.html) 

Médico trabalha agora em Brumadinho, no PSF Brumado

De acordo com denúncias feitas ao jornal de fato, o médico Inácio Gonçalves Franca foi contratado pelo prefeito Nenen da ASA e atua no PSF de Brumado, onde está residindo. Recentemente o médico envolveu-se também em um acidente de carro na vizinha cidade de Mário Campos. O médico, que tem por volta de 70 anos, estaria bêbado, teria atropelado uma criança que veio falecer seis dias depois do atropelamento.

Médico não fala sobre o assunto

A reportagem do jornal de fato foi até Conceição de Itaguá (Brumado), na Unidade do PSF para tentar falar com o médico. Foi informada de que ele estaria no horário de almoço e que estaria almoçando na Praça, onde a reportagem o procurou e não o encontrou. Voltando à Unidade, a reportagem foi informada de que  ele estaria atendendo. O jornal deixou os números de telefones com a recepcionista solicitando que lhe fossem entregues com o pedido e que ligasse para a redação. Como ele não ligou, o jornal fez novo contato telefônico e conseguiu falar com Inácio Gonçalves Franca. Informado sobre o assunto, o médico não negou mas disse que seu advogado estava tratando do caso e não teria o que declarar. Sobre o acidente em Mário Campos, o médico não negou o falecimento da criança, mas negou que estivesse bêbado. E encerrou dizendo que os assuntos deveriam ser tratados com seu advogado, dizendo que passaria, num outro momento, o telefone do advogado ao jornal.

Ouvidoria do SUS não ouviu a respeito

S reportagem do de fasto entrou em contato também com a Ouvidoria do SUS em Brumadinho. Segundo a Ouvidoria, havia apenas uma reclamação sobre o médico, antiga, sem dados concretos, o que levara ao arquivamento na espera de alguma nova denúncia, como é de praxe quando não fatos mais concretos. Sobre a morte das duas crianças, em Ganhães e em Mário Campos, a Ouvidoria disse não ter notícias.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário