Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 9 de dezembro de 2012


Edição 142-Outubro/2012
Editorial

A humildade venceu a prepotência

Muitos fatores influenciam o resultado de uma eleição. No entanto, em Brumadinho, um fator parece ter feito a grande diferença: podemos dizer que, aqui, a humildade venceu a prepotência.
A falta de transparência do atual governo, negando informações até mesmo para os vereadores, deu, com certeza, uma boa contribuição à derrota de Nenen da ASA (PV). As denúncias de uma possível rede de corrupção instalada na cidade e dentro da Prefeitura, também. No meio político, a questão do IPTU abusivo é apontada como o principal causa da derrota do prefeito. É bem verdade que o prefeito aumentou o IPTU em até 2000% e que isso atingiu exatamente aqueles que mais formam opinião na sociedade, a classe média e os mais abastados. Mas isso também não parece ter sido a questão principal. Nesta questão, o Movimento que foi organizado na cidade pela redução do IPTU deu ao prefeito a oportunidade de voltar atrás. Mas o prefeito, ao invés de se mostrar humilde, reconhecer o erro e voltar atrás rapidamente, decidiu enfrentar o povo, não aceitou o Projeto de Lei de Iniciativa Popular e só depois, como numa demonstração de força, ele mesmo diminuiu o IPTU à metade. A população, no entanto, não perdoou essa arrogância.
O que a população em sua maioria não admitiu foi a prepotência, a falta de humildade do prefeito e de sua família. Nunca na história desta cidade se viu, de um lado, tanta arrogância e, de outro, tanta antipatia da população em relação a essa prepotência. Foi uma campanha pesadíssima. Como, humildemente, me disse uma apoiadora de Nenen da ASA: “Perdemos pra nós mesmos!”
As pressões vieram o tempo todo: proibição às pessoas de colocarem placas do Brandão ao mesmo tempo em que pressionavam para que colocassem do candidato verde; destruição em massa das placas do adversário; ameaças de demissão caso servidores não apoiassem a candidatura; pressão intensa para que os servidores públicos participassem das atividades de campanha como carreata, caminhadas, inaugurações etc; dizer para eleitores que não precisavam de seu voto porque já tinham ganhado as eleições (antes da abertura das urnas); divulgação de “pesquisas” absurdas, em que o atual prefeito simplesmente massacrava nas urnas seu oponente. Até mesmo a escolha do candidato a vice, alçado do próprio grupo do prefeito, morador da mesma área urbana e com características parecidas com as de Nenen da ASA (dois jovens candidatos, do mesmo partido, do mesmo governo), como se não fosse preciso ampliar os votos em outros setores senão aqueles os quais o prefeito já tinha penetração. Perseguições dentro das escolas, da Secretaria de Obras, nos postos do PSF e Policlínica, e em outros setores da administração, como as reclamações sobre negativas de fornecimento de alvarás de funcionamento pelo Setor de Arrecadação. A tentativa de ganhar “na marra” chegou ao cúmulo de ser dito a servidores públicos que não conversassem “com a turma do Brandão”, um misto de coronelismo com ditadura militar, aos moldes do AI-5.
Ao final, uma bela lição para toda a cidade. Se até Jesus Cristo lavou os pés dos apóstolos, porque não nós? Parafraseando meu amigo Valdir de Castro, eu diria: humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Nem aos políticos! Taí o prefeito eleito, Tunico Brandão, para provar isso.

Reinaldo Fernandes
Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário