Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Edição 143-Novembro/2012
Dia Nacional da Coleta de Alimentos

Aconteceu no dia 10 de novembro, sábado, o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, organizado pela ONG Companhia das Obras do Brasil – CdO. Em Brumadinho, a Coleta aconteceu com apoio do Superluna, na Rua Quintino Bocaiúva, 339, Centro, com coordenação de Israel Ferreira (9895-9563) e Ely Nogueira (9958-1780). A previsão de arrecadação era de 125 toneladas em 49 cidades em todo o Brasil. No último ano foram 122,3 toneladas de alimentos arrecadados, 6.208 voluntários de 39 cidades brasileiras, 200 supermercados envolvidos, 30 bancos de alimentos para beneficiar mais de 120.000 pessoas.
Originário da Itália, o evento acontece no Brasil, segundo os organizadores, “desde 2006 com um único propósito: compartilhar as necessidades para compartilhar o sentido a vida.”

“O sentido da vida”

“O principal valor da coleta acontece para quem doa alimentos ou doa seu tempo como voluntário, pois percebe que ir ao encontro do outro para responder de um modo simples a uma necessidade básica é um modo de afirmar e compartilhar o sentido da vida”, afirmam os organizadores. Por isso a Coleta é, também, um gesto educativo. “É esse o maior valor que temos em mãos e por isso acreditamos na necessidade de continuar”, garantem.

Como acontece a coleta

O formato da Coleta é simples: no Dia Nacional da Coleta de Alimentos, voluntários convidam os clientes dos mercados participantes a adquirirem e doarem alimentos de uma lista preestabelecida, que serão encaminhados a um banco de alimentos, que os repassará a diversas entidades carentes.

Quem recebe os alimentos

Os alimentos coletados em cada uma das cidades são doados a Bancos de Alimentos locais. Estas entidades atuam arrecadando e distribuindo alimentos a entidades cadastradas e acompanhadas por elas, de forma a evitar duplicidade da ação, má distribuição ou desperdício de alimentos.

Quem participa

Os participantes são empresas e pessoas que apoiam o projeto com aportes financeiros e recursos, para cobrirem despesas com material de comunicação e organização do Dia da Coleta; voluntários que disponibilizam seu tempo, organizam todo o gesto e realizam a coleta nos supermercados sob a orientação dos responsáveis do projeto; supermercados que disponibilizam suas lojas com espaço físico e o acesso aos seus clientes no dia da coleta; e Bancos de Alimentos que realizam a estocagem, a distribuição e acompanhamento das doações dos alimentos às entidades assistidas por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário