Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Edição 143-Novembro/2012
Opinião
Estamos e Estaremos acorrentados em elos de amor por Brumadinho e seu povo!
VIVER COM SATISFAÇÃO.

Todas as vezes que me pedem para falar de um determinado assunto, fico imensamente responsável por expressar meus pensamentos de maneira como vejo, sinto, e se consigo sem abandonar a personalização interior alcançar o leitor e seu grau de satisfação com o que irá ler. Não mascaro a minha visão. Hoje como trata de responder a vários, e, coisas ou situações delicadas talvez possa incorrer na incompreensão de alguns.
Viver: Penso e sou assim: As pessoas, alheias a nossa vida, não podem de forma alguma ocupar na nossa existência, no nosso sentir, pensar, e querer, juntamente com suas ações, más e principalmente mascaradoras, espaços maiores que os nossos de viver bem e com satisfação. O que nos fazem ou pensam que nos fazem e que somos otários e não perceberemos, os tornam mais otários e mais “transparentes” porque ninguém consegue enganar alguém o tempo todo. Haverá sempre um que perceba o deslize e esse descobrimento traz consigo o desencanto. Isso em qualquer situação e seguimento de nossa existência. Como não fazemos esse tipo de coisa, como não temos este comportamento com “subterfúgios” somos surpreendidos com certa freqüência com os que fazem e têm, porém devemos sentir somente o impacto da revelação e deixar a “dor e a tristeza” naquele tempo, naquele momento e acordarmos para outro dia, mais forte e mais determinado em não perder a nossa condição de honesto e sincero a nossa dignidade moral. Isso é fundamental porque o mau não será vencedor por muito tempo. A nossa vida e as nossas idéias serão as nossas ações, não devemos deixar que alguém seja dono de nossa vontade e de nossa felicidade. Busquemos com alegria e satisfação os nossos sonhos.  A VIDA É BELA!
MESCLA DE MUITO MAIS!
Dentro dos meus limites e sabendo quanto foi gratificante poder levar aos meus queridos leitores uma palavra de incentivo, de alerta, de forma tal que pudesse compor com alegria e com neutralidade um raciocínio melhor e uma visão que agregasse valores para descortinar um mundo novo; que pudessem passar a olhar o Público como ele realmente é e merece, seu, meu, nosso; que pudesse sacudi-lo e tirá-lo da sua zona de conforto para enfrentar desafios e mudar com mudanças reais o seu comportamento para participativo; que pude levar uma palavra de conforto aos que por algum motivo sofriam; de alegria aos se sentiam alegres, aos que buscam, uma variável melhor e principalmente acima de tudo aguçar a força da fé e a busca constante por um aprendizado. Prioritariamente por respeitar as pessoas e as famílias porque elas me são sagradas, Deixo o meu abraço em laços de ternura e gratidão e de despedida aos que por quatro anos (17/12/2008) procuraram e leram a MINHA OPINIÃO no Jornal DE FATO e se transformaram em fragmentos do meu coração, e o Povo para mim ocupará sempre o Primeiro Lugar. Obrigada. FATO: A TURMA DO CURSO TECNICO EM MAGISTÉRIO, A ESCOLA ESTADUAL PAULINA ALUOTTO FERREIRA, AS PROFESSORAS DAS DISCIPLINAS FILOSOFIA, HISTÓRIA, ANTROPOLIGIA DE 2012, MEUS AGRADECIMENTOS EM LAÇOS DE TERNURA E GRATIDÃO PELA HOMENAGEM QUE ME FIZERAM COM O “SARAU DAS BRUMAS” DIA DOZE DE NOVEMBRO NA CÂMARA MUNICIPAL SOB A RESPONSABILIDADE DA PROFESSORA ADILDA PENIDO. ESTE ESTUDO A MEU RESPEITO ENCHEU-ME DE CONTENTAMENTO E ME TROUXE TEMPO DE FELICIDADE. OBRIGADA. AOS AMIGOS QUE AJUDARAM A ENCHER A CÂMARA TAMBÉM meu agradecimento. Parabéns: Novembro/ Dezembro- Dona Joana Murta, Otávia, Bilica, Gorete, Yolanda, Brandão, Maria Eduarda (Um ano) Dico do “Treiler”, Dr. José Ernesto, Terezinha Passos, Zélia Amabis. _ Feliz final de ano, Que O MENINO JESUS RENASÇA EM NOSSOS CORAÇÕES, QUE TENHAMOS SAÚDE E FÉ e QUE EM 2013 POSSAMOS SER MELHORES SERES HUMANOS, HUMANOS. _ DESEMPENHO COM QUALIDADE E TRANSFORMAÇÃO A ADMINISTRAÇÃO VENCEDORA: BRANDÃO/BRENO. COLOQUEM O POVO EM PRIMEIRO LUGAR! Que DEUS esteja conosco sempre.

Margarida de Mello Silva - Administradora de Empresas, CRA 32.988 – MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - Especialização em Administração Pública - INFOCO, Mediadora e Árbitra pela CBMAE, Consultora, Analista Político/Social, Escritora, Poeta, Voluntária - Presidente da Associação Comunitária AMAVSASC, Aprendiz de todo dia.

Edição 143-Novembro/2012
COLUNA JURÍDICA
Por Flávia Cristina

Aumento do Valor da Aposentadoria Especial

Caros leitores do Jornal De Fato, primeiramente gostaria de gostaria de desejar a todos vocês um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO, que 2013 seja um ano de muitas realizações, repleto de paz e harmonias.
Voltando ao trabalho, hoje trago para vocês uma informação importante e que muita gente desconhece, qual seja, a possibilidade de, através de ações trabalhistas, os segurados do INSS poderem aumentar o valor da aposentadoria especial.
Simplificando, o que quero dizer é que quando o segurado do INSS ganha adicionais de risco  e horas extras na Justiça do Trabalho, o benefício de aposentadoria deve ser recalculado. O aposentado do INSS que tem um benefício especial consegue aumentar sua renda mensal com a ação trabalhista. A Justiça Federal garante a inclusão de horas extras e adicionais reconhecidos na Justiça do Trabalho anos depois de o segurado ter conseguido a aposentadoria especial, concedida a quem atuou em condições prejudiciais à saúde.
A vantagem vale também para a pensão por morte calculada sobre um benefício especial. O TRF 5 ( Tribunal Regional da 5ª Região), mandou o INSS refazer o cálculo da pensão da viúva de um segurado que tinha uma aposentadoria especial.
A sentença da Ação Trabalhista reconheceu o direito do segurado ao adicional de risco, no valor de 40% do valor do salário. Com isso, o INSS terá que incluir essa grana nas contribuições usadas para calcular a aposentadoria do segurado falecido e consequentemente a pensão da viúva do mesmo.
É importante esclarecer que o fato de o segurado já estar com benefício especial não o impede de melhorar essa aposentadoria, ou seja, se o segurado tiver como aumentar a base de cálculo da média salarial usada pelo INSS, consequentemente ele aumentará também o valor do benefício.
Em outro caso, também no mesmo sentido, julgado pelo TRF 1 (Tribunal Regional da 1ª Região), o segurado aumentou sua aposentadoria ao conseguir na Justiça que o ex-patrão pagasse a ele as horas extras devidas.
Na Justiça do Trabalho as coisas funcionam da seguinte maneira: quando a ação trabalhista é finalizada antes da aposentadoria, o INSS deve atualizar o cadastro de contribuições do segurado automaticamente. Agora, se acontecer de a ação trabalhista terminar depois que o segurado já estiver aposentado, a Justiça Federal garante que o segurado poderá conseguir a revisão de seu benefício ajuizando uma demanda contra o INSS, pleiteando a inclusão das verbas em sua base de cálculo da média salarial.
Vale lembrar que o fato de o segurado ter o adicional de risco no trabalho não significa que ele tenha direito a aposentadoria especial, para ter direito as esse tipo de benefício previdenciário, é necessário ter um número mínimo de contribuições mensais. Até 1995, o INSS utilizava uma lista de profissões consideradas perigosas. Na Justiça é possível aplicar essa lista até 1997, depois disso o segurado deve provar através de laudos técnicos que trabalhou de forma habitual e permanente em atividades prejudiciais à saúde.
Quem desenvolveu atividade de risco ou insalubre por 15, 20 ou 25 anos, dependendo da profissão, pode se aposentar de maneira especial pelo INSS. Esse tempo mínimo varia de acordo com o grau de exposição aos agentes nocivos.
Vejamos alguns exemplos: algumas profissões que exigem 25 anos – Engenheiro químico; dentista; foguista; perfurador. Profissões que exigem 20 anos – Eletricista; Carregador de explosivos, Bombeiro. Profissões que exigem apenas 15 anos – Perfurador de rocha, Britador, Cavouqueiro.
Então, respeitados leitores, deixo aqui minha contribuição para manter os cidadãos bem informados acerca de seus direitos, deixo ainda um convite para que continuem acompanhando nossa Coluna Jurídica e mantendo-se bem informados e na busca constante de seus direitos.
Para aqueles que tiverem interesse nesse ou outro assunto ligado dentro do Direito Previdenciário ou do Direito Civil, coloco-me à disposição. Ligue para meu escritório e agende um horário para analisarmos a sua situação. Meu telefone é (31) 3571-1486.

*Flávia Cristina da Fonseca 

Edição 143-Novembro/2012
Espaço Alimentação e Saúde

Como montar um prato saudável

Por Aline Maciel

Um prato ideal deve ter preparações de todos os grupos de alimentos. Não é muito difícil montá-lo, basta você imaginar um prato dividido em 4 partes iguais como uma pizza. Metade ou 2/4 do prato deve conter saladas de vegetais cozidos ou cru, de preferências conter os dois tipos e sempre um folhoso. Em uma das partes, ou seja, ¼ você deverá colocar o arroz ou macarrão ou batata cozida ou mandioca, você pode até dividir esse espaço, mas lembre-se eles devem ocupar somente ¼ do prato. Não vale colocar a batata ou o macarrão como salada, até existem saladas com eles, mas se sua intenção é manter o peso fuja desse tipo de salada.
No outro ¼ do prato você deve colocar os alimentos ricos em proteínas que são as carnes e as leguminosas como o feijão. Divida esse espaço entre o carne e o feijão, não vale colocar um pouquinho só de feijão e o resto de carne. Para as pessoas que não têm o hábito de comer carne todos os dias ou são vegetarianos, pode-se utilizar a proteína texturizada de soja. A proteína de soja é um alimento que mais se aproxima da carne em teor de nutrientes, mas nunca terá os mesmos nutrientes da carne.
De sobremesa, que tal uma fruta? A fruta após o almoço é uma boa pedida porque ajuda no processo de digestão e auxilia na absorção do ferro dos alimentos. Se você não resiste aos doces após o almoço, dê preferência aos doces de frutas como a goiabada, o doce de figo e outros. Mas e o suco? As bebidas e até mesmo a água devem ser consumidas com um prazo de 1 hora antes ou 1 hora depois das refeições e nunca durante, mas se você tem esse costume prefira sucos de frutas ao invés de refrescos ou refrigerantes.

Edição 143-Novembro/2012
Relatos de Campanha

Por Rafael Pêtty

Olá Juventude de Brumadinho, gostaria de mostrar a importância de nossa Juventude na Campanha Eleitoral de Brumadinho. Nunca houve uma participação e um trabalho maravilhoso e suado como a da "Juventude Brandão em Ação". 
Trabalhamos seriamente em todas as comunidades de Brumadinho. Levávamos sempre um formulário com o título de "A Juventude ouve o Cidadão", que buscou as necessidades de cada comunidade através de depoimentos de seus cidadãos. Nossa Juventude ficou horrorizada quando começamos nosso trabalho em Taquaraçu, região que faz divisa com a cidade de Moeda. Uma família, que mora em uma área muito isolada, transferiu seus títulos para Moeda por causa da falta de apoio da saúde de Brumadinho na comunidade. Quando nos disseram que não se vê médicos quase todos os dias, não se tem uma ambulância para o atendimento de primeiro socorros em regiões próximas das comunidades da região, nos emocionamos muito e sentimos na pele que Brumadinho pode mais, que Brumadinho pode ser igual e melhor para todos. 
Passando em Marinhos também, nos deparamos com um senhor que estava com doença crônica por causa da poeira da estrada da comunidade que ele inalara. Mas ao lado direito, passamos no Distrito de São José do Paraopeba, em uma pequena empresa que exporta mexericas para cidades de Minas Gerais, o responsável deu seu depoimento para nossa Juventude, dizendo: “Sabe Rafael e Mauro, o que falta em Brumadinho para ele caminhar no rumo certo?” Nós não respondemos e esperamos ele terminar. Ele disse: “Oportunidades”. Eu e Mauro, um grande líder jovem, agrademos o senhor e fomos embora com aquilo na cabeça. Logo no outro dia, Mauro me ligou e disse que iríamos bolar um projeto para oferecer oportunidades para jovens na área de culinária e gastronomia. Então sentamos com toda a "Juventude Brandão em Ação" (Rafael Pêty, Mauro Junior, Ana Claudia Kakau, Franco Lacerda, Islânder Ferreira, Naiane Lopes, Tais Brandão, Thiago França, Lucas Karam, Marina Karam, Guilherme Morais, Guilherme Fonseca, Romulo Feijão, Gustavo Freitas, Mário Araujo, Leonardo Brandão, João Paulo Junior e Anna Bernardes) e descobrimos que os jovens talentos estão espalhados por Brumadinho, mas não há oportunidades para eles. Elaboramos o Projeto "Bem Jovens" para oferecer oportunidades de emprego e qualificação para os jovens. O Projeto nos mostra como criar uma microempresa na cidade para valorizamos nossa fruta típica que é a mexerica e que serão produzidas a fabricação de doces, geleias e sucos da mexerica que serão exportadas e consumidas em Brumadinho.
São 45 maravilhosas propostas que Brandão oferece para o espaço, oportunidades e melhor desenvolvimento nas políticas públicas de Jovens de Brumadinho. Estudamos toda a dimensão que uma cidade. Em parceria com a futura Secretaria da Juventude e a Secretaria de Educação, pretendemos implantar uma disciplina de "Cidadania", com conteúdo de Noções Básicas do Direito e Fundamentos das Ciências Políticas no Ensino Médio da rede pública da cidade. Assim os jovens irão se formar adequados e aptos a votarem nas eleições, pois irão saber que festas, oferta de emprego e compra de voto não irá mudar seu voto nas eleições e também terão o conhecimento básico do ramo jurídico para não cometerem delitos. 
Mas, sem a ajuda de cada um de vocês, jovens que confiaram e apoiaram o verdadeiro candidato a prefeito da Juventude, Brandão, não teríamos chegado tão longe e entrado para a história de Brumadinho como jovens que lutam pelo fim da corrupção e por melhorias e espaço nas políticas públicas para os jovens brumadinenses.
Como você, eu acreditei e acredito que com esse espírito jovem que o nosso prefeito eleito Brandão carrega, todas as propostas da Juventude serão cumpridas e Brumadinho e sua amada Juventude terão uma evolução jamais vista na história da cidade. 
Os meus agradecimentos a todos que participaram diretamente e indiretamente da campanha do Brandão e em especial Wilson Gouveia, Reinaldo Fernandes, Jane Alves, José Paulo, Guto karam, Monica karam, Sandra Brandão, Jú Brandão, Mara Karam, Reginaldo Messias, Cerson Bigode, Farol, Fabinho do Pc do B, José Paulo, Wagner Antunes, Carlinhos do Brumado, Emilio Jardim, Marcia do Hideraldo, Esterlina, Marta da Maroto, Valeria, Marcello Jabah, a equipe da Radio Regional Fm, Marcos Amorim, Grilo, Ariane Jardim, Nenem do Brumado, Beto Boy, Edwiges Santana, Sarah Ribeiro, Dinho Venâncio, Hernane Abdon, Bruno Gouveia, Chicão, Herbert Abdon, Joares do Haras, Janderson Sales, Teresa Barbosa, Lucio Alves, Pity, Caieira, Marcio Lara, Selminho, Pedra, Itamar Franco, Eliandro, Vinicius Gordinho, Fabio Bruno, Carlinhos do Bar, Biriba, Mardoqueu,Monica Brandão, Junior Brandão, Marcio Leal, Karla Linhares, Ana Paula Machado, Aurelio do Pio, Hideraldo, Denilson de Suzana, aos candidatos a vereadores, a toda equipe da Juventude Brandão em Ação e ao nosso Prefeitão da Massa, Brandão !
Aos que não apoiaram e confiaram, peço-lhes por favor que tentem confiar nesta futura gestão que irá trabalhar noite e dia com muita transparência, humildade e comprometimento com a população de Brumadinho!
Defendi em 2 anos a criação da Secretaria da Juventude em Brumadinho. Agora juntamente com o PSD JOVEM DE MG, irei lutar por isso em todas as cidades de Minas Gerais. Isso significa uma evolução na Revolução da Juventude. É a juventude crescendo em busca de paz social!
"Esse é o nosso jeito jovem de fazer política!"
Um forte abraço e que todos fiquem com DEUS. 
Rafael Pêty, Vice-Presidente do PSD JOVEM DE MG e Presidente do PSD JOVEM de Brumadinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário