Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


Edição Especial 144-Dezembro/2012
Editorial

Para um grande município, muita seriedade

Em discurso proferido na Câmara Municipal no dia da diplomação dos vereadores, prefeito e vice, o promotor William Garcia Pinto Coelho lembrou aos eleitos em 7 de outubro sua responsabilidade para com o Município. Apesar de prestar serviços por aqui apenas há um ano e meio, o representante do Ministério Público falou da imensa potencialidade de Brumadinho para o desenvolvimento, lembrando as riquezas como minério, extensão territorial, riqueza cultural e participação cidadã das pessoas. Um discurso apropriado para um município que comemora seu 74º ano de emancipação política e que, ao mesmo tempo, vai empossar no dia 1º de janeiro suas novas lideranças políticas. Muito bem lembrado pelo Promotor, as responsabilidades são muitas.
Curiosamente, o fato de ter potencialidades traz, ao mesmo tempo, uma série de preocupações. É o velho lema do progresso, que nunca vem sozinho: traz consigo mazelas aqui e ali que precisam ser tratadas com inteligência, amor à terra, coragem. Para além do status de ocupar um cargo político, os nobres vereadores e prefeito deverão estar dispostos a trabalhar seriamente para cuidar deste município. Envelhecer, sim! Mas de forma saudável, democrática e, como bem lembrou William Garcia, ouvindo seriamente o que os cidadãos têm a dizer. Para que todos nós, brumadinenses, ocupantes de cargos públicos ou não, tenhamos um ano de 2013 feliz.
Que o Natal nos ajude a refletir e a trabalhar para a construção de um município mais acolhedor, mais cuidador, mais amoroso... especialmente com os mais necessitados.
Que venha 2013!

Edição Especial 144-Dezembro/2012
Enquete:
O que você espera do Governo Brandão, que toma posse em 1º de janeiro?

“Desejo lhes (governo formado de coalizões) um bom governo, responsável e democrático. Desejo também que se façam melhorias no trânsito , nas saídas do São Conrado (cruzamento do Skinão e ponte do Lavrado);
que se criem leis para o trafego de veículos pesados dentro do município para que aqui não vire uma garagem de caminhões e carretas imundas de minério ("eles vão lá, rodam, trabalham em meio a sinalizações próprias para avistarem veículos de porte menor – ex.: bandeirinhas afixadas nos veículos -, se emporcalham de poeira/barro e voltam transitando em meio a veículos dirigidos por motoristas comuns, velhos, recém formados na habilitação, etc).”
 Jefferson, bancário


“Estou muito ansioso e com bons pressentimentos, espero que ele não seja governado por outros, que todos sabem que sempre estiveram na frente da ADM de Brumadinho, espero que ele mesmo governe, governe para o povo, pelo povo! Espero também que ele contrate pessoas de competência e que queiram trabalhar por uma Brumadinho melhor.”
Márcio Leal, turismólogo


“Acredito que todos os brumadinenses esperam a mesma coisa: transparência, comprometimento. Que realmente se use os recursos disponíveis para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas da cidade, pois a arrecadação que o município tem é graças ao trabalho e esforço de todos os cidadãos, que, direta ou indiretamente, contribuem para isso.
Queremos um governo honesto, que seja feito com amor pelo Município, que sejam unidos por um mesmo objetivo: fazer de Brumadinho uma cidade melhor, e não por interesses pessoais.
Parabéns a todos os novos integrantes da Prefeitura e da Câmara Municipal, que vocês possam realmente fazer a diferença para todos nós.”
Viviane A. Ferreira, Administradora de Empresas


“Toda população brumadinhense espera um governo como foi pregado na campanha, com transparência, respeito e seriedade. Espero que o nosso prefeito nos guie para um futuro com emprego para todos, cursos e lazer para jovens e atividades para a terceira (e melhor) idade. Os cidadãos de Brumadinho estão começando a ter uma opinião mais ampla sobre política, passando a cobrar e fiscalizar mais, prova disso foi a “NÃO REELEIÇÃO” do atual prefeito Nenem da Asa. Creio que estamos no rumo certo e que com a cobrança do povo e com essa nova visão teremos uma cidade melhor pra se viver, com mais investimentos sendo realizados na sede e na zona rural. Mas não só esperamos um bom governo do prefeito Brandão, mas como esperamos que todos os vereadores façam o que lhes é de direito, fiscalizar e colocar em pratica nossa voz e nossas ideias para que a cidade cresça cada dia mais. Boa sorte aos vereadores e ao Prefeito e vice. Estamos de olho.”
 Talles Costa, 22 anos, estudante de jornalismo


 “O que espero do governo Brandão é uma conduta extremamente correta, sem espaço para qualquer tipo de desvio de costume ou de ética. Exatamente por ocuparem posição de destaque e de responsabilidade perante a sociedade, precisam ser exemplos aos demais cidadãos, servindo de referência e ditando um padrão de comportamento a ser seguido por todos. Porém, infelizmente são cada vez mais raros os exemplos que se enquadram neste tão desejado perfil.”
 Guilherme Moreira, Técnico Mecânico


“Espero que o Brandão cumpra sua palavra e decrete o Monumento Natural da Mãe D´'Agua, conforme pleiteiam as comunidades da Serra da Moeda. Espero que a promessa de implantação de bibliotecas seja cumprida e que as práticas culturais sejam valorizadas. Espero que as comunidades rurais sejam mais assistidas em suas necessidades. E , por fim, espero independência do poder público em relação ao econômico no município.”
 Ana Amélia Martins, Editora do caderno “Por Dentro do Vale”, do jornal Tribuna da ASMAP


“Espero que seja um governo transparente, que vise ajudar as pessoas carentes da cidade e a cidade a melhorar. Por exemplo as casas do programa Minha Casa, Minha Vida deveriam sair e pra quem de fato precisar; o trânsito da cidade pode ser melhorado; um SENAI aqui também seria interessante para os jovens;  nada de favoritismo empregatício, dar cargo para quem precise trabalhar e saiba trabalhar; fazer licitações honestas...Se ele trabalhar com o povo e para o povo, vai se dar bem com certeza.... Eu, particularmente, gostaria que ele fizesse do hospital que já temos o melhor possível, reformando, equipando e colocando médicos competentes para que não precisemos sair daqui para ir a BH em caso de doença mais grave...
Um outro  ponto que poderia ser trabalhado seria deixar as escolas com os diretores e funcionários já existentes (escolas municipais) pois nossos filhos se assustam quando chegam e veem um monte de pessoas diferentes.
Agora, para todos os poderes, eu pediria que a cada projeto que fosse votado, que se fizesse propaganda convidando o povo para participar porque fiquei sabendo de um possível boicote da parte de vereadores. Então vamos ver de perto quem está atrapalhando o andamento da cidade!”

Lara Cristina, estudante de pedagogia, consultora Racco e dona de casa

“O que espero é que seja completamente diferente do ultimo governo, que governe com transparência, não puna as pessoas que apoiarão o seu concorrente, porque na maioria são pais de família que apostaram na pessoa errada. Que mostre sua dignidade, ouvindo sim mas não deixando se influenciar porque ele também tem muito sanguessuga como cabo eleitoral que tem livre expressão mas que não tem muita inteligência. No mais, sorte e trabalho para todos no novo mandato“
Fátima Maria de Sousa, Auxiliar de Escritório


Tenho certeza de que Brandão só frustrará dois tipos de pessoas: aquelas que pensam que o seu mandato será um caos (e torcem para isso) e aquelas, que com paixão e ingenuidade, imaginam que ele poderá resolver todos os problemas do município em apenas quatro anos.
Mas ninguém tem mais autoridade moral e ética do que "ele" para fazer o que precisa ser feito.
"A esperança venceu o medo."”

Sandra Costa, aluna de psicologia
Brumadinho: por uma cidade melhor!


“Primeiramente espero que ele cumpra a promessa de criar o monumento natural da Mae d'água, conforme reivindicado pelas comunidades, desde 2008, de modo a abranger a bacia de captação da nascente Mae d'água, localizada na Serra da Moeda. Também eu espero que ele preencha os cargos da administração pública municipal com pessoal efetivamente capacitado profissionalmente para a pasta e que sua equipe de governo cumpra as demais promessas de campanha.”
Beatriz Vignolo Silva, advogada e presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda.


“Pelo seu caráter, ética e honestidade, será um governo voltado pela transparência e com grandes realizações. Administrando não somente para a cidade de Brumadinho, mais sim, para os diversos distritos que foram esquecidos pelos últimos Governos. Eu sou suspeito de falar do Brandão, meu conhecido a mais de 30 anos, sendo ele conhecedor da minha admiração. Tenho certeza que ele vai fazer a diferença na maneira simples de ser. Brumadinho ganhou com a eleição do Brandão.
Quero dedicar a ele plagiando o grande Presidente Kennedy. "Não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma fórmula infalível de fracassar; tentar agradar a todos"
Estamos com você Brandão !”
Júlio César Baêta Neves, Coordenador da AMA - Aliança Municipal de Associações – Brumadinho


“Espero um bom governo, coerente com a realidade de Brumadinho. E que a politica de atenção aos idosos do Município seja mais trabalhada e assistida e que lhes seja garantida a atenção básica prevista na Lei. E que seja menos brando com a Saritur, que não tem um mínimo de respeito.”
Antorildo Ladislau, aposentado


“Eu espero que ele organize principalmente no trânsito desta cidade. A pior esquina de Brumadinho é o encontro das ruas Iayá Sampaio com Presidente Vargas, ao lado da linha férrea.”
Neire Rosa Neto, comerciante

Edição Especial 144-Dezembro/2012
Nenen da ASA perdeu as eleições
mas quer continuar mandando na Prefeitura

Parece coisa de novela, mas não é. O prefeito Nenen da ASA (PV) perdeu as eleições em 7 de outubro. Apesar da derrota, por mais de 2000 votos de diferença, Nenen parece não ter entendido ainda que não será mais o prefeito a partir de 1º de janeiro de 2013. Corre nos bastidores da política brumadinenses que ele teria dito que seria questão de honra eleger o presidente da Câmara e estaria trabalhando para isso. Nos mesmos termos, diz-se que queria eleger o Presidente da Liga Municipal de Desportos, mas que seu candidato teria retirado a candidatura antes do pleito. Agora é a questão dos servidor4es contratados.

Portaria contrata servidores

O ainda prefeito Nenen da ASA (PV) editou, em 19 de novembro, a portaria nº 07/2012. Pelo documento, o prefeito derrotado em 7 de outubro decide contratar novamente servidores para o mês de janeiro, quando não será mais o prefeito. O prefeito editou o ato passando por cima da Lei Complementar 101 (Lei de Responsabilidade Fiscal). A Lei 101 proíbe que os prefeitos derrotados deixem dívidas ou criem despesas para o que vai assumir. Nenen da ASA resolveu governar no lugar que quem foi eleito.   

Reação do prefeito eleito

No dia 13 de dezembro, o prefeito eleito, Tunico Brandão, procurou o Ministério Público de Minas Gerais em Brumadinho para tratar da questão. No dia seguinte, Brandão entrou com um pedido de intervenção para anulação do ato. No dia 18, Nenen deveria ter aparecido no MP para dar explicações, mas não foi e nem enviou representante. A questão foi agravada pelo fato de ter sido descoberto que o prefeito ainda editou dois decretos com o nº 07/2012. Caso a questão não avance via MP, restará a Brandão anular o ato em 2 de janeiro, uma vez que trata-se de uma arbitrariedade, portaria claramente ilegal e sem valor jurídico.  

O que está por trás do ato de Nenen da ASA

Na portaria 7/2012, Nenen alega que o Município pode passar por uma enchente de fim de ano e precisa ter os funcionários contratados para ajudar. Mas a portaria tem uma forte conotação política pois deixa todos as demissões para Brandão fazer. Nenem da ASA, de forma ilegal, eleitoreira e irresponsável, encheu a Prefeitura de pessoas contratadas, inclusive sob a acusação de empregar funcionários “fantasmas” – que recebem salário sem irem ao trabalho. Os contratos encerram em 31 de dezembro, o que significa que todos deveriam ser despedidos ainda neste ano de 2012. Para escapar do ônus de despedir a quem contratou, muitos “ao-deus-dará”, o prefeito verde editou a Portaria ilegal. 
Com seu ato, Nenen da ASA quer fazer parecer que quem é culpado pelas demissões é Brandão, e não ele.  Deixando para Brandão “demitir”, Nenen da ASA estaria complicando a vida política do próximo prefeito desde os primeiros dias de seu mandato.  

Edição Especial 144-Dezembro/2012
Cidade comemora aniversário

A Administração Municipal deixou passar em brancas nuvens o 74º aniversário do município, em 17 de dezembro. A população, no entanto, agiu de forma diferente. No facebook, muita gente lembrou e comemorou. A Igreja Católica promoveu uma missa, onde esteve presente, dentre outros, o prefeito eleito, Tunico Brandão.  A mineradora Vale comemorou na quarta-feira, 19, na Estação Conhecimento, com intervenções com realejo, quando foram sorteados cartões comemorativos com informações do município, balões e sacolas ecológicas.
Completando 74 anos desde sua emancipação política, o Município tem, na verdade, mais de 300 anos de história, com pode-se comprovar pela igreja barroca de Piedade do Paraopeba, o Forte na Serra da Calçada (ou antiga Casa de Moeda clandestina, como preferem alguns historiadores), dentre outras marcas de nossa ocupação territorial. 

Edição Especial 144-Dezembro/2012
Projeto Oásis Brumadinho conquista prêmio Ouro Azul
Iniciativa da Fundação Grupo Boticário contribui para a conservação de mananciais

O Projeto Oásis Serra da Moeda Brumadinho acaba de conquistar o 11º Prêmio Furnas Ouro Azul, que valoriza ideias de proteção e uso racional dos recursos hídricos em Minas Gerais. A iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza ficou em 2º lugar na categoria Comunidade, em que participam ONGs e associações comunitárias.

“Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade envolvida no projeto, o reconhecimento por meio do prêmio Ouro Azul nos motiva a ir em busca do nosso objetivo, que é fazer com que o Projeto Oásis ganhe escala nacional”, afirma a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

Promovido pelos Diários Associados, que editam o jornal Estado de Minas, o Prêmio Furnas Ouro Azul está na 11ª edição e é patrocinado pela Eletrobras Furnas. A cerimônia de premiação foi realizada no Teatro Alterosa em Belo Horizonte, Minas Gerais, nesta segunda-feira (17). Para conferir mais informações sobre o prêmio, acesse: http://www.ouroazul.com.br/2012

Projeto Oásis

O Projeto Oásis é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário desenvolvida para premiar financeiramente os proprietários que conservam suas áreas naturais e que adotam práticas conservacionistas de uso do solo.
O Projeto Oásis existe desde 2006 e, além de Brumadinho, está implantado em São Paulo (SP), Apucarana (PR) e São Bento do Sul (SC), totalizando mais de 200 proprietários contratados e dois mil hectares de áreas naturais protegidas. Também está em fase de desenvolvimento em São José dos Campos (SP).
Em Brumadinho, a previsão é que os primeiros proprietários de terra participantes do projeto sejam contratados em breve.
A Fundação Grupo Boticário é responsável por todo referencial técnico, contratação e premiação dos proprietários, e monitoramento do Projeto Oásis Serra da Moeda Brumadinho. A AMDA, co-executora local, realiza o cadastramento de interessados, o mapeamento das áreas e o monitoramento semestral das propriedades contratadas. O Ministério Público de Minas Gerais oferece apoio técnico e viabiliza financeiramente o projeto por meio de recursos oriundos de medidas compensatórias.
A escolha de Brumadinho justifica-se pela sua importância na proteção de áreas naturais, em especial áreas de mananciais, e também pela possibilidade de formação de corredores de interligação de unidades de conservação e importantes remanescentes de vegetação natural da região. Além disso, a região da Serra da Moeda está situada em uma área prioritária para conservação, segundo o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica (PROBIO) do Ministério do Meio Ambiente, classificada como área de prioridade extremamente alta.
Apesar de sua importância, a região de Brumadinho sofre grande pressão da expansão urbana, da especulação imobiliária e da mineração. Isoladamente, as estratégias de comando e controle direcionadas à repressão de atos ilícitos na região da Serra da Moeda já não são suficientes para se garantir a conservação desta bacia. Neste cenário, esta primeira iniciativa de fomento e apoio a projetos de PSA que se inicia em Brumadinho marca uma nova forma de atuação do Ministério Público de Minas Gerais, por meio da valorização da conservação da natureza em terras privadas.

Inscrições abertas

Os proprietários de terras interessados em aderir ao Projeto Oásis Serra da Moeda Brumadinho (MG) já podem fazem sua inscrição para participar da iniciativa, criada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Basta entrar em contato com a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) que já está a campo fazendo o cadastro dos interessados. Nesta primeira fase do projeto, podem participar proprietários de duas sub-bacias: Ribeirão Casa Branca e Ribeirão Piedade.
Sobre a Fundação Grupo Boticário – A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já doou quase U$ 11,8 milhões para 1.324 projetos de 456 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Projeto Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br, www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.
As informações são de Maria Luiza Campos, da Assessora de Comunicação

Edição Especial 144-Dezembro/2012
Retrospectiva 2012

2012: o ano em que a população de Brumadinho deu uma aula aos políticos

O ano de 2012 foi marcado pelas eleições municipais em todo o País. Em Brumadinho, a reeleição do atual prefeito era dada como certa pela maioria dos políticos locais, acostumados, especialmente, ao Poder da “máquina” na mão e ao poder do dinheiro. Mas o povo – quem, ao final de tudo, detém todo o poder – surpreendeu aos políticos e a si mesmo. Silenciosamente, aparentemente calado pela força da opressão e da perseguição política, o povo – quem, ao final de tudo, detém todo o poder – deu o troco em 7 de outubro. Contra todo o poder econômico, contra toda forma de agressão, contra tudo o que foi feito de última hora (asfaltamentos, academias ao ar livre, contratações infindas na prefeitura etc etc), o povo respondeu com mais de 12 mil “NÂO”! e mudou a História de um Município nos seus 74 anos de emancipação política.
Abaixo, o leitor relembra fatos importantes registrados pelo de fato em suas páginas de janeiro a novembro. É a nossa RETROSPECTIVA 2012:

JANEIRO
IPTU mais cedo
Os carnês para pagamento do IPTU chegaram às residências dos brumadinenses mais cedo. Ao invés de início do pagamento das parcelas em junho, como era anteriormente, o início foi em fevereiro, primeira vencendo no dia 15. Cobrando o IPTU quatro meses antes do que era cobrado, o prefeito Nenen da ASA tentava se livrar de um problema que poderia complicar sua vida de candidato à reeleição: quando o pagamento era a partir de junho, ele só terminaria em novembro. O que isso significaria? Que, quando o eleitor fosse sair de casa para votar, no dia 7 de outubro, ele ainda teria duas parcelas do IPTU para pagar. Um eleitor que sai de casa para pagar um IPTU que teve aumento de até 2000% (depois reduzido à metade, os residenciais), poderia se lembrar de quem aumentou seu IPTU de forma tão abusiva.
Restava saber se, pagando a última parcela do IPTU em julho, quando estaria apenas se iniciando a campanha eleitoral, o cidadão iria esquecer-se ou não do IPTU de quem o aumentou em 2000%, e das promessas da campanha de 2008, que era de que ninguém mais pagaria IPTU em Brumadinho. 

FEVEREIRO
Betharramitas se despedem de Brumadinho
Depois de presença em 42 anos em nossa Paróquia (São Sebastião), os padres Betharramitas, Vicente e Sebastião, estão nos deixando. O dia 5 de fevereiro marcou a data das últimas missas, muito concorridas. Mas não são apenas os padres que serão trocados. É a própria Congregação que se vai. Em seu lugar, chegarão os padres Diocesanos.
A presença dos padres da Congregação Betharramitas teve início em 1969, com padre Vicente Assunção.
E, coincidência ou providência divina, o último também é um Vicente, esse, um Menezes, filho de Brumadinho.  
Houve tentativas dos fieis de manter os líderes religiosos por aqui mas foram frustradas. 

Inhotim de graça!

A partir de 07 de fevereiro, o visitante do Inhotim passou a ter acesso livre e gratuito ao acervo botânico e artístico da instituição nas terças feiras. A expectativa era que essa novidade contribuísse para aumentar ainda mais o fluxo de visitação, que em 2011 foi de 248 mil pessoas. No total, desde a sua abertura ao público, ocorrida em outubro de 2006, mais de 769 mil visitantes já estiveram no Inhotim. 

MARÇO
MP investiga vereadores

Os vereadores Zezé do Picolé e Fernando Japão (ambos do partido do prefeito Nenen da ASA, o Partido Verde, PV) passaram a ser investigados pelo Ministério Público de MG. Segundo Maria Alice Alvim Costa Teixeira, titular da 2ª Promotora de Justiça da Comarca de Brumadinho, 3 Inquéritos Civis Públicos foram abertos para apurar acusações contra os dois e outros servidores do Poder Legislativo Municipal.
O MP investigava “uso indevido de veículos da Câmara Municipal de Vereadores de Brumadinho para fins particulares”, disponibilização de celular corporativo ao vereador Japão (PV),dentre outras denúncias.
No ano anterior, Relatório Final de uma CPI concluira que o ex-presidente Zezé do Picolé (PV) chefiava um “esquema criminoso”, “imoral” e fraudulento no Legislativo.

Trator é roubado na Prefeitura

Um trator foi roubado. Um trator do Município, da população de Brumadinho foi roubado em Aranha, num pátio que funciona como uma garagem da Prefeitura Municipal. O trator era novo.
O jornal apurou que o roubo aconteceu em dezembro e que tratava-se de um trator tipo girico, que seria usado pela Secretaria Municipal de Agricultura. Segundo o vigia da Prefeitura, os ladrões rodaram mais ou menos uma hora com ele, amordaçado e com os olhos vendados e o soltou na localidade de Marques, por volta das 11 horas da noite, avisando-o para não ligar para a Polícia, mas ele tratou de fazer o Boletim de Ocorrência Policial (B O). Não foi o único roubo de materiais da Prefeitura. Uma dezena de máquinas de cortar grama foi roubada em outro local onde a Prefeitura guarda esse tipo de material.

Um servidor da prefeitura disse à reportagem do de fato que o roubo do trator poderia ter relação com servidores municipais, que teriam participado dando informações sobre o local e como ele funcionava. Segundo servidor, essa seria a razão pela qual a Administração Nenen da Asa (PV) mantinha segredo sobre o roubo. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para tentar obter informações  mas a Prefeityura manteve-se em um estranho silêncio.  

ABRIL
Cerca de 7 mil pessoas participam do Abrace a Serra da Moeda

Um abraço simbólico em favor da preservação da Serra da Moeda, em Brumadinho, MG, reuniu cerca de sete mil pessoas no feriado de 21 de abril, segundo informações da ONG ‘Abrace a Serra da Moeda’.
Grupos quilombolas e culturais da região, como os de Congado, Moçambique e Folia de Reis, músicos da região se apresentaram no local e “puxaram” o abraço, que se estendeu por dois quilômetros na montanha, com o ritmo forte de seus tambores.
Como nos anos anteriores, a manifestação formou um imenso cordão humano ao longo da cumeeira da Serra, de onde é possível contemplar uma das mais surpreendentes paisagens cênicas da região, além de observar espécies raras da flora de canga, um tipo frágil de bioma.
A ONG Abrace a Serra da Moeda pleiteia a criação do Monumento Natural da Mãe D’Água , unidade de conservação do tipo integral que garantirá a proteção efetiva de um trecho de oito quilômetros na Serra da Moeda.
Em março, o projeto que prevê a criação do Monumento Natural da Mãe D’Água foi rejeitado pela Câmara Municipal de Brumadinho sob a alegação de inconstitucionalidade. Votaram contra o projeto os vereadores do prefeito, Zezé do Picolé; Adriano Brasil, Fernando Japão, Vanderlei Xodó (todos do PV) e Leônidas Maciel (PMDB). E ainda dois co-autores da proposta, Jayme Wilson (PSDB) e Marta da Maroto (PSD). Outro co-autor, Itamar Franco (PSDB), faltou. Apenas a vereadora proponente, Lilian Paraguai (PT), votou a favor.  O prefeito Nenen da ASA (PV),segundo a ONG, voltou atrás no compromisso assumido da criação do monumento.

INCINE lança mais dois livros

O INCINE – Instituto de cultura Internacional Esperando – Casa de Cultura lançou dois livros, “Peripécias de Ubirajara” e “Nossos irmãos trovadores”, ambos organizados pelo escritor Paulo Viotti. O evento de lançamento aconteceu no dia 21 de abril, no restaurante Nossa Fazendinha. Na ocasião, o INCINE colocou à venda os dois livros e ainda “Sobre o amor”, de Paulo Viotti, lançado em 2011, e os dois CD’s produzidos pela Casa e também já lançados, Cantigas Mineiras e Minas Seresteira.
O lançamento dos livros serviu também de estreia para uma das alunas da Casa de Cultura, a garotinha Raiane Gomes Dias Andrade, filha de Raquel e Warley. Aluna de violão do Prof. Chico, a garotinha encantou os presentes com sua voz e violão. Seus irmãos, Augusto e Raíra, tocaram e cantaram em seguida, fechando com o instrumental de “Carinhoso” com ela na flauta e ele no violão.
O evento contou ainda com leitura de trovas e informações sobre os livros lançados.


MAIO
Editor do Jornal de fato é ameaçado a tiros
O Editor do jornal de fato, Reinaldo Fernandes, e sua família, foram atacados com tiro na madrugada de domingo, 10 de junho. Duas horas antes, por volta das 22:20 horas do dia 9, sábado, sua casa já havia sido atacada a pedradas. Poucos dias antes, 16 de maio, também de madrugada, outro tiro havia sido disparado contra a janela de seu quarto.
Polícias e diversas entidades foram acionadas para descobrir os criminosos. Denúncias do acorrido chegaram à Presidência da República.
As informações sobre os crimes foram repassadas para todos os meios de comunicação de Minas Gerais (rádios, jornais e TVs) e nacionais. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo preparou matéria para ser publicada pela entidade. Foi acionado também o Programa de Defensores de Direitos Humanos Ameaçados - PPDDH-MG, Comissão de Direitos Humanos da ALMG e da Câmara de Deputados Federais. Ministério Público e Polícia Federal foram buscados. Ex-Ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda classificou os atentados como “barbárie”, comunicando o atentado a várias autoridades e indicando suspeitos.

Onda de arrombamentos em Brumadinho

Uma onda de arrombamentos tomou conta de Brumadinho nos últimos dias de maio. O alvo preferido dos ladrões foi o bairro Silva Prado, mas houve ataques também no Santa Efigênia, na COHAB e outros bairros. Em um único dia foram registrados 5 roubos no Silva Prado, mais ou menos mesmo horário, por volta das 16 horas. O atrevimento dos ladrões foi tamanho que voltaram a uma das residências que tinha sido roubada 15 dias antes. Os ladrões levaram eletrodomésticos como TV, notebook, playstation, joias, roupas, sapatos e outros pertences dos moradores.
Mas não foram apenas as residências que foram arrombadas. Veículos também foram alvo dos ladrões. No dia 28, seis veículos foram arrombados.

JUNHO
Ministério da Saúde inaugura UPA em Brumadinho
O Secretário  Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, inaugurou, no dia 4, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Brumadinho, em Minas Gerais. A unidade é do tipo I e tem capacidade para atender 150 pacientes por dia. Mais de 100 mil habitantes poderão contar com este atendimento.

Caixa do Banco do Brasil é arrombado
Um caixa eletrônico foi arrombado na madrugada do domingo, 24 de junho, em Brumadinho. Os criminosos usaram um maçarico para abrir a máquina dentro da agência do Banco do Brasil, no Centro da cidade. Segundo a PM, por volta de 7h15, um cliente foi ao banco para retirar dinheiro e encontrou notas espalhadas pelo chão. Ele acionou a PM, que constatou o arrombamento.


Convenções definem candidatos
No sábado, dia 30, aconteceram as convenções dos dois candidatos a prefeito, Brandão (PSDB) e Nenen da ASA (PV). Foi a primeira vez, nos últimos 30 anos, que apenas 2 candidatos disputaram a Prefeitura. O motivo disso é que estava no ar um sentimento de que Nenen não deveria continuar. Em razão disso, 15 partidos apoiam Brandão, enquanto apenas 7 ficaram ao lado do atual prefeito.   
Do lado de Brandão ficaram os partidos considerados maiores: PSDB, PMDB, PTB, PT, PDT e mais 8: PSD, PCdoB, PRP, PR, PSL, PSC, PRTB e PT do B. Com Nenen ficaram 3 considerados grandes, o PV, PSB e PP,  e  alguns menores: PRB, PMN, PTC e PPS.   
Olhando matematicamente, Brandão saiu na frente nessas eleições. Com Brandão estava José Paulo (PSDB), que obteve 3.255 votos na eleição de 2008 (Emílio Jardim - DEM -, conquistou 2.608). O próprio Brandão perdeu a eleição por apenas 620 votos, obtendo 5.710. Somando os 3, totalizavam 11573. Somando os 3255 de Zé Paulo mais os 5710, chegav a-se a 8965 votos contra os 6330 de Nenen da ASA. Só aí a diferença era de 2.625 votos a favor de Tunico Brandão. Se divirdíssemos os votos de Emílio à metade, Brandão teria 10269 contra 7634 de Nenen, uma diferença de quase 15% a favor de Brandão.

JULHO
Inhotim bate recorde de visitação

Pelo quarto ano consecutivo, o Inhotim bateu recorde de visitação em julho, período das férias escolares. Durante o mês, 46.792 visitantes aproveitaram a intensa programação cultural do Instituto. Este número representa um aumento de 48% em relação ao ano anterior, quando 31.799 pessoas visitaram o Inhotim. O dia de maior movimento durante o mês foi a terça-feira de entrada gratuita, 24 de julho, quando 6.524 pessoas passaram pelo parque.

Incêndio destrói galpão da ASCAVAP
“A revolta de uma funcionária devido à falta de pagamento pode ter sido a causa de um incêndio de grandes proporções que destruiu um dos galpões da Associação dos Catadores do Vale Paraopeba, em Brumadinho”, noticiou o portal UAI no dia 17 de julho. A versão foi confirmada ao jornal de fato pelo catador Aguinaldo de Fátima. O fogo teria sido ateado por Sheila Regina dos Santos, de 31 anos, em uma pilha de materiais recicláveis e se espalhou rapidamente por todo o galpão, que tem aproximadamente 40 metros quadrados. A mulher foi presa no local por policiais do 48º Batalhão da PM de Brumadinho e encaminhada para a delegacia de plantão do município, onde ela e testemunhas foram ouvidas sobre o caso.
Trata-se de uma pessoa de Belo Horizonte, que foi acolhida pela ASCAVAP. A pessoa, irritada como atraso do pagamento, tomou a atitude desastrosa. O atraso é bem normal porque a entidade depende de venda de material, o que, de um lado, não foi compreendido pela incendiária.

Prefeitura não cumpre promessa e deixa a população sem água
Cerca de 100 pessoas promoveram uma manifestação na manha do dia 22 de julho, domingo, e interditaram a estrada municipal de Brumadinho que liga à BR040, região de Alphaville e também a Ouro Preto, em Marques, localidade de Brumadinho. A estrada serve também de chegada a Brumadinho rumo ao Inhotim. Durante 3 horas os moradores fecharam a estrada, cobrando da prefeitura obras de fornecimento de agua à população. Os moradores cobram as promessas feitas pela prefeitura como a perfuração do poço artesiano e ampliação do reservatório e reestruturação da rede na comunidade.
“Algumas residências não têm água na torneira há mais de 9 meses”, reclamou Marcos Amorim, Presidente da Associação de Moradores de Marques.

AGOSTO
UPA traz vários problemas à população
No dia 4 de julho, a Administração Nenen da Asa inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento de Brumadinho fora da cidade. Mas o que parecia ser solução para problemas de saúde da população revelou-se mais problemas: deslocamento demorado, só de hora em hora; volta complicada depois do atendimento; cidadão sendo feito de “ioiô”; exames laboratoriais e de raio X mais demorados; perigo de acidentes e mortes na entrada na MG 40 para a UPA; falta de pediatras; atendimento ruim. Além disso, a pergunta que não queria calar: como a população faria quando acontecerem as enchentes e não for possível atravessar a ponte sobre o rio Paraopeba?

Inauguração da 1ª Rede Protegida de Vizinhos 
A Polícia Militar e a Associação dos Moradores dos Bairros Silva Prado, Lourdes e São Bento - AMABLISS - inauguraram, no último dia 31 de agosto, a 1ª Rede Protegida de Vizinhos. O evento aconteceu no CEMMA e contou com a presença de várias autoridades e uns 50 moradores.
Além das falas das autoridades, foram entregues placas a moradores. A ideia da Rede é que cada vizinho vigie a casa do outro e denuncie suspeito, arrombamentos etc. A solidariedade entre os moradores com o objetivo de ser formar uma rede de vizinhos que se ajudam, usando táticas pro=ativas para impedir os crimes. Assim acredita a PM, as ações serão coibidas, quando os moradores poderão repassar a ela as atitudes suspeitos.  
A PM disponibilizou três telefones para que os moradores possam acioná-la: 3571-6066; 181 e 190. 

Prefeitura realiza 4º Brumadinho Gourmet com excelentes atrações
Aconteceu nos dias 6 a 9 de setembro a quarta edição do Brumadinho Gourmet, o festival gastronômico da cidade, com “culinária, arte e cultura”. Como nos anos anteriores, o festival foi realizado na localidade de Casa Branca, pela Prefeitura Municipal, em parceira com Fundação Getúlio Vargas, Rede Globo de Televisão, Inhotim, Vale, MMX, dentre outros, e consultoria do SENAC. O Brumadinho Gourmet tem se destacado como um importante evento do calendário cultural do Município. 
O evento contou com apresentações artísticas, oficinas e artistas de peso como a Orquesta Uirapuru, Aline Calixto, Almir Sater, Russo Jazz Band, Toninho Horta, It’s Only Rolling Stones, Hocus Pocus, Zé da Guiomar, Marcus Viana  Transfônica Orkesta, e Almir Sater. Apresentaram-se também artistas locais como Sandro Maxs, Rei Batuque, Sanrah e Batucabrum; e Leci Strada.


Editor do jornal de fato é agredido por aliado de Nenen da ASA
No dia 23 de agosto o Editor do jornal de fato, Reinaldo Fernandes, sofreu nova agressão. Desta vez a agressão foi física e foi feita por Elso Rodrigues dos Santos, o Chuchu, 36, que trabalhava no CAPS - Centro de Atenção Psico-social e é aliado de Nenen da ASA. A agressão aconteceu na Câmara Municipal, durante sessão do Plenário, com o Legislativo Municipal lotado, tendo em discussão o pedido de abertura de CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - para investigar o prefeito Nenen da ASA e um projeto que tratava de regularização fundiária.
Fernandes estava no local fazendo a cobertura da sessão, quando o aliado de Nenen da ASA saiu de perto da porta de entrada, onde estava ao lado de irmãos do prefeito, atravessou o salão e dirigiu-se até Fernandes, colocando a mão em seu peito e empurrando-o. O caso foi levado à Polícia Militar, depois à Civil, e foi feita uma Representação Criminal par que o agressor respondesse criminalmente pela agressão.

Prefeito é acusado de beneficiar sua família
No dia 17 de agosto os vereadores Lilian Paraguai (PT), Jaime Wilson (PSDB), Itamar Franco (PSDB) e Marta da Maroto (PSD) protocolaram na Casa um pedido de abertura de CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - para investigar o prefeito Nenen da ASA. Anexo ao pedido de abertura de CPI, os parlamentares entregaram uma pilha de documentos que comprovariam irregularidades do prefeito. No entanto, Leônidas Maciel (PMDB), Presidente da Câmara, arquivou o pedido no dia 22 de agosto. Leônidas alegou que não poderia aceitar o pedido porque ele não foi feito corretamente.
O prefeito verde era suspeito de ter cometido fraude em licitações, de ter cometido irresponsabilidade fiscal e de ter praticado má gestão do dinheiro público, conforme informou ao jornal O Estado de Minas o assessor jurídico dos vereadores, Luiz Gustavo Scarpelli.
Segundo O Estado de Minas, “Nenen da Asa teria privilegiado empresas que pertenceriam a amigos e familiares para construção de postos de saúde, escolas e pavimentação de ruas.” Desde 2009, o seu primeiro ano de mandato, apenas três empresas foram contratadas para as obras, a Império Construções, a Ether e Engebrum.
Para ter acesso à documentação, a assessoria jurídica dos vereadores teve que impetrar mandados de segurança. Nenen da ASA foi acusado também pelos vereadores de ter realizado “concurso público para as áreas da saúde, educação e limpeza pública, mas que as contratações feitas seriam todas fantasmas.”


SETEMBRO
Show com Irmão Lázaro leva centenas de evangélicos ao Estacionamento
O Estacionamento no centro da cidade recebeu um evento evangélico no dia 1º de setembro. Na data, os evangélicos comemoraram o Dia da Bíblia. A comemoração, realizada pela Prefeitura de Brumadinho com organização do Conselho de Pastores de Brumadinho - COPELB - reuniu centenas de pessoas.
O evento teve dj, pregação com o reverendo Edmilson Miguel Júlio e ato profético com os vários pastores de várias denominações evangélicas. O ponto alto da comemoração foi o show com Irmão Lázaro. O povo de Deus cantou, dançou, e deu glória ao Senhor Jesus.

Inhotim inaugura novas obras
O Instituto Inhotim inaugurou, em 6 de setembro, novas obras. Foram mais duas galerias, duas instalações e ainda uma série de obras de outros 8 artistas. Tunga, Lygia Pape, Carlos Garaicoa e Cristina Iglesias, artistas consagrados no cenário da arte contemporânea brasileira e mundial tiveram obras de arte permanentes inauguradas no Instituto. Além das obras permanentes, o Instituto também inaugurou novos trabalhos temporários que ficaram expostos na galeria Mata.

Nenen da ASA é denunciado ao TCE
Descalabro. Corrupção. Superfaturamento de obras. Direcionamento das “licitações” para apenas 3 empresas: Império, Ether e Engebrum. Falta de transparência. Processo licitatório com apenas uma empresa. Obras feitas pela empresa do irmão do prefeito Nenen da ASA (PV) e aliados. “Crimes cometidos contra o patrimônio de Brumadinho”, “corrupção ativa”.  Tudo isso foram acusações feitas à Administração de Nenen da ASA e foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais no dia 27 de setembro. As mesmas denúncias foram feitas ao Presidente da Câmara Municipal, Leônidas Maciel, num pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI - para investigar o prefeito Nenen da ASA (PV).

OUTUBRO
Antônio Brandão  é eleito prefeito de Brumadinho
Escolhido por mais de 12.000 cidadãos no dia 7 de outubro, 55% dos votos válidos, Tunico Brandão é o novo prefeito de Brumadinho a partir de 1º de janeiro de 2013. Empresário bem sucedido do ramo de embalagens, Brandão, homem simples, é muito popular e conhecido por sempre ajudar as pessoas. Cotado para ser candidato há mais de duas décadas, apenas em 2008 disputou sua primeira eleição, alcançando o 2º lugar, saindo credenciado como uma boa opção na eleição deste ano. A partir de uma articulação de José Paulo, Brandão foi levado para o PSDB, enquanto se firmava na cidade o discurso de que união de todas as forças contra Nenen da ASA era a única forma de vencê-lo. A ampla aliança de 13 partidos, incluído o PT, e outras forças políticas levaram Brandão a uma vitória histórica e espetacular.

Câmara é renovada em quase 100%
A composição da Câmara Municipal de Brumadinho foi renovada em quase 100%. Dos 9 vereadores atuais, apenas um foi mantido no cargo. Pesou contra os atuais parlamentares o voto que deram a favor do aumento abusivo do IPTU e a submissão quase total ao prefeito. Nove dos 13 eleitos chegam à Câmara pela primeira vez. Apenas 4 deles já estiveram antes no Legislativo, Aurélio do Pio, Carlos Mendes, Reinaldo Fernandes e Vanderlei Xodó. Aurélio do Pio (PDT) foi vereador por dois mandatos, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. Carlinhos do Brumado (PDT) ocupou uma cadeira de 1988 a 1992 e de 1993 a 1997. Reinaldo Fernandes (PT) esteve na Câmara de 2001 a 2004, e nas duas legislaturas seguintes por duas vezes, de dezembro de 2005 a março de 2006; e em dezembro de 2008 (ambas ocupando vagas como 1º suplente). Vanderlei Xodó, o único reeleito, foi vereador de 2009 a 2012. Os demais eleitos foram Herbert Cuecão e Dr. Lucas Machado (ambos do PV), Betinho e Ninho (PP); Daniel Crentinho (PTC); Hideraldo (PSC); Denilson Fontoura (PTB); Renata Parreiras (PSB) e Alessandra do Brumado (PPS).

NOVEMBRO
Sind-UTE elege nova diretoria

O Sind-UTE - Sindicato dos Trabalhadores em Ensino de Minas Gerais, subsede Brumadinho, - realizou eleições em novembro. Apenas uma chapa foi inscrita, com alguns trabalhadores e trabalhadoras que participaram de gestões anteriores do sindicato e com gente nova. O Sind-UTE representa os profissionais em Educação da Prefeitura de Brumadinho mas também da rede estadual, inclusive de cidades vizinhas como Bonfim e Rio Manso, uma vez que é uma subsede da instância Estadual.

Curso de Magistério homenageia escritores brumadinenses
Escritores homenageados, Reinaldo Fernandes e Adilda Penido
A turma do Curso Técnico em Magistério da Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira realizou, no dia 12 de novembro, o “Sarau das Brumas”, que prestou homenagem a vários escritores de Brumadinho. Coordenado pela professora Adilda Penido, o “Sarau” homenageou os escritores Paulo Viotti, Arnaldo Rodrigues, Nery Braga, Dona Elza Bernardes, Aguinaldo Martins, Reinaldo Fernandes e a própria Adilda. Esses estiveram presentes ao evento e puderam ouvir trechos de seus escritos sendo lidos ou declamados pelas alunas do curso. Mas alguns, que não puderam comparecer, como D. Zilda Andrade, Valdir de Castro Oliveira e Frederico, também foram lembrados. Além da leitura de poesias e trechos de obra, cada escritor foi agraciado também com uma placa de homenagem. Além disso, no recinto forma expostos banners com foto dos escritores e feita leitura de sua biografia.


Campanhas de Solidariedade movimentam o Natal

Várias campanhas de solidariedade movimentam o Natal de Brumadinho. Muitas pessoas mobilizaram-se para dar um pouco de alegria a pessoas carentes. Uma delas é a campanha coordenada pelo sociólogo Guilherme Alberto Rodrigues, “Natal Feliz para as crianças”, que incluiu no kit de Natal que ele e sua turma distribuem algo revolucionário: livros. Outra campanha, organizada por Isadora Moreira, é o Natal Solidário. Para arrecadar dinheiro, a garota promoveu atividades como bazar e show beneficente. A ideia é arrecadar roupas, sapatos, presentes, balas, pipoca. Doações podem ser entregues em vários pontos da cidade como na loja Computador e Cia.
Outro que inovou na solidariedade foi o jovem Thiago Rocha, especialista em manutenção de computadores. A ideia foi montar algumas máquinas e doá-las para pessoas carentes.
Outra iniciativa legal é a de Marcelo Brandão, intitulada de “Adote um Idoso neste Natal”. A ideia é contribuir com o Natal dos velhinhos do Lar dos Idosos, o Asilo de Brumadinho. Os pedidos dos idosos do Lar dos Idosos Padre Vicente Assunção de Brumadinho se encontram com Marcelo. Quem tiver interesse em adotar um idoso neste Natal, é só entrar em contato com Marcelo pela sua página no site facebook: www.facebook.com/marcelo.brandao.315. A festa acontece neste sábado, 22.
A carência da localidade de Pires chamou a atenção de Viviane Maria de Oliveira, que decidiu ajudar aquela comunidade. Ela quer, no dia 23 de dezembro, presentear a comunidade, especialmente as crianças. Para ajudar, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone 9305-0395.

Piolhos invadem Hospital e unidade é interditada
No dia 14 de novembro o Hospital Municipal João Fernandes do Carmo foi interditado por causa de uma infestação de piolhos na unidade. Os pacientes tiveram que ser removidos e levados para a UPA, que não tem estrutura para abrigar pacientes por mais tempo de internação do que o tempo de observação.  
Já no dia 16, os pacientes já estavam de volta. Segundo apurou a reportagem do jornal de fato na portaria da unidade, o local teria sido desinfetado. A Diretora Administrativa do Hospital, Ana Paula de Souza Lima, já havia sido avisada pelo menos uma vez, em maio de 2012.