Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Edição 145 - Dezembro/2012 - 2ª edição
Espaço Alimentação e Saúde
Por Aline Maciel


Exagerou nas festas de final de ano?
Faça uma dieta detox

Para ajudar seu corpo que sofreu com os exageros gastronômicos e bebidas alcoólicas das festas do final de ano nada melhor que uma dieta desintoxicante ou conhecida como detox. O objetivo dessa dieta é repor os nutrientes perdidos e eliminar “toxinas” do organismo, consequentemente você poderá perder peso. Ela deverá ser feita por no mínimo 2 semanas.
Sua principal característica é ser diurética, sendo assim o consumo de água deve dobrar, consuma no mínimo 3 litros por dia. Beba suco natural no mínimo 3 vezes ao dia, não vale tomar o mesmo tipo de suco todos os dias. Os chás também são muito importantes, você deve utilizar 1 xícara de chá verde, branco, vermelho, de hibisco, de hortelã e ou o famoso boldo até 3 vezes ao dia. Não faça litros e litros de chá ou suco para tomar como se fosse água, não faça para durar para o dia seguinte e de preferência não utilize nada para adoça-los. Uma boa dica para você que não gosta de chá é misturá-los aos sucos, por exemplo: um suco de limão com chá verde bem gelado fica ótimo, use a criatividade.
Evite frituras, carnes vermelhas, embutidos, leite integral, condimentos, queijos amarelos, creme de leite, leite condensado, biscoitos recheados, biscoitos amanteigados, doces, sorvete e produtos enlatados. Consuma leite desnatado, ricota, azeite, frutas e cereais integrais. Torne-se vegetariano por alguns dias. Exagere nas saladas cruas e nas frutas.  Utilize também a linhaça, a semente de chia ou óleo de coco, mas em pequena quantidade, em torno de 2 colheres de sopa rasa por dia.
Uma observação importante: se você é hipertenso ou tem insuficiência renal, procure um profissional especializado como um nutricionista ou médico antes de fazer essa ou qualquer dieta.
Caro leitor envie sugestões de temas para o e-mail alinemaciel.nutri@ymail.com, eles poderão virar título da próxima edição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário