Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 9 de março de 2013


Edição 146 - Janeiro/2013
Editorial

De águas, lixo e amadorismo

Nesta edição mostramos que a cidade continua com vários problemas sérios. Um deles diz respeito à questão da água. Os moradores de Conceição de Itaguá (Brumado) continuam com problemas para ter uma boa água em suas torneiras. A localidade não é servida pela COPASA. E, por falar em água, outra matéria que trazemos nesta edição mostra que o ex-prefeito Nenen da ASA (PV) desdenhou o dinheiro oferecido pelo governo estadual para desassoreamento do Rio Paraopeba. Curiosamente, episódio envolvendo uma aliada de Nenen impediu que a Administração de Antônio Brandão (PSDB) realizasse um pré-carnaval marcado para o dia 1º de fevereiro. O evento tinha sido mudado do Estacionamento exatamente porque a Administração de Brandão temia o enchimento do Rio Paraopeba, que não foi desassoreado por Nenen da ASA.
E as águas continuam movimentando nossa edição. Agora é a vez das águas das chuvas. Que provocaram estragos em vários lugares de Brumadinho, e, via de regra, por causa de serviço mal feito por administrações anteriores.  
Enquanto isso, a Associação de Catadores de Material Reciclável do Vale do Paraopeba – ASCAVAP – foi encontrada entregue às traças. Ou aos ratos, para sermos mais verdadeiros. A situação da Associação é preocupante. Uma entidade que presta um serviço de suma importância ao Município precisa, urgentemente, ser olhada com outros olhos. Se não for por solidariedade, pelo menos por entender que, sem ela, teríamos mais problemas do que já temos para cuidar do nosso lixo de cada dia.
Todos esses problemas e inúmeros outros – como o do trânsito – clama da atual administração muito profissionalismo. O Governo Municipal precisa ser mais sério, e encarar a gestão de forma mais profissional. O tempo do amadorismo precisa ser deixado pra traz. As obras não podem ser feitas por empresas irresponsáveis e profissionais “meia-colher”, como se diz no ditado popular. Além disso, o dinheiro público, que é do público, deve ser sagrado. E não pode ser desperdiçado ao-deus-dará!


Edição 146 - Janeiro/2013
Só Rindo

BOA RESPOSTA
Um mecânico está desmontando o cabeçote de uma moto, quando ele vê na oficina um cirurgião cardiologista muito conhecido. Ele está olhando o mecânico trabalhar. Então o mecânico pára e pergunta:
- 'Ei, doutor, posso lhe fazer uma pergunta?'
O cirurgião, um tanto surpreso, concorda e vai até a moto na qual o mecânico está trabalhando. O mecânico se levanta e começa:
- “Doutor, olhe este motor. Eu abro seu coração, tiro válvulas, conserto-as, ponho-as de volta e fecho novamente, e, quando eu termino, ele volta a trabalhar como se fosse novo. Como é então, que eu ganho tão pouco e o senhor tanto, quando nosso trabalho é praticamente o mesmo?”
Então o cirurgião dá um sorriso, se inclina e fala bem baixinho para o mecânico:
- 'Você já tentou fazer como eu faço, com o motor funcionando?'

Moral da História:
“Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.”

MUITA CALMA!
Entra um senhor desesperado na farmácia e grita:
- Rápido, me dê algo para a diarréia! Urgente!
O dono da farmácia, que era novo no negócio, fica muito nervoso e lhe dá o remédio errado: um remédio para nervos. O senhor, com muita pressa, pega o remédio e vai embora.
Horas depois, chega novamente o senhor que estava com diarréia e o farmacêutico lhe diz:
- Mil desculpas senhor. Creio que por engano lhe dei um medicamento para os nervos, ao invés de algum remédio para diarréia. Como o senhor está se sentindo?
O senhor responde:
- Todo sujo.... mas tô tranquilo.

Moral da História:
"Por mais desesperadora que seja a situação, se estiver calmo, as coisas serão vistas de outra maneira".

Problema é sério
O sujeito vai ao psiquiatra
- Doutor - diz ele - estou com um problema: Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!
- Deixe-me tratar de você durante dois anos, diz o psiquiatra. Venha três vezes por semana, e eu curo este problema.
- E quanto o senhor cobra? - pergunta o paciente.
- R$ 120,00 por sessão - responde o psiquiatra.
- Bem, eu vou pensar - conclui o sujeito.
Passados seis meses, eles se encontram na rua.
- Por que você não me procurou mais? - Pergunta o psiquiatra.
- A 120 paus a consulta, três vezes por semana, durante dois anos, ia ficar caro demais, ai um sujeito num bar me curou por 10 reais.
- Ah é? Como? Pergunta o psiquiatra.
O sujeito responde:
- Por R$ 10 ,00 ele cortou os pés da cama...

Moral da História:
Muitas vezes o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples!
há uma grande diferença entre foco no problema e foco na solução.

Edição 146 - Janeiro/2013
Social
NIVERS E MAIS NIVERS
Neste sábado de carnaval, nosso amigo Luciano Passos (Farmácia São Geraldo e Bio Comunicação) com certeza vai reunir os amigos para comemorar mais um niver. Já no dia 15 é a vez de Dênis Lúcio dos Santos, o pai do João Pedro. Gláucia Amaral sopra velinhas no dia 23, mesma data em que o Secretário de Saúde comemora.
O niver da professora Luciana de Souza Assis (Residencial Bela Vista) abre as festas do mês de março, no dia 2. Denilson Silva, o Denilson do grupo Amantes do Samba. E Custódio Antônio Passos, o Toddy (Santa Efigênia) comemora no dia 5.
Vamos desejar que o niver deles seja bonito feito céu azul, feito criança sorrindo, feito lua cheia! Alegria, paz e muito amor para todos!



Edição 146 - Janeiro/2013
Inauguração da nova sede do CEP

Foi inaugurada a nova sede do Centro de Ensino Profissionalizante – CEP. O evento aconteceu na noite do dia 6 de fevereiro. A sede fica localizada à rua Barão de Rio Branco, 65, ao lado de Igreja Matriz de São Sebastião. O CEP oferece cursos, com aulas dadas por voluntários, certificando ao final. Em funcionamento desde 2005, a entidade garante que já certificou mais de 3.000 alunos.
Na mesma noite, o artista plástico Marquin Pinta inaugurou um projeto que trabalha a partir de “games”. O projeto tem por objetivo oferecer gratuitamente jogos às crianças da cidade, desde que elas apresentem boletins escolares com boas notas. “É uma forma de retribuir tudo que eu recebi”, disse à reportagem do de fato o artista. O projeto será bancado por comerciantes e outros patrocinadores locais.
Estiveram presentes na inauguração várias autoridades, como o pároco da cidade, Pe. Renê; os vereadores Reinaldo Fernandes (PT), Hideraldo Santana (PSC), Herbert Firmino, e as vereadoras Alessandra do Brumado (PPS) e Renata Marilian (PSB), representantes da Vale, o vice-prefeito, dentre outras.
A cerimônia foi aberta por Ivanir, que foi apresentado ao público como fundador do CEP. Todos que fizeram uso da palavra centraram seu discurso em elogiar Ivanir.       
  

Edição 146 - Janeiro/2013
ASCAVAP necessita de ajuda urgente

A Associação de Catadores de Material Reciclável do Vale do Paraopeba – ASCAVAP - é conhecida em todo o município por promover o importante trabalho da Coleta Seletiva. Sempre com dificuldades, a associação mantinha a coleta nos bairros, fazendo a triagem e vendendo o material para recicladoras, gerando renda para os catadores e colaborando com a melhoria da qualidade ambiental de nossa cidade.
A associação passa por graves problemas estruturais e financeiros, situação que vem se agravando nos últimos anos.
De acordo com a gestora Izaclan Cristina Silva, a Iza, servidora cedida da Prefeitura de Brumadinho para auxiliar os catadores, um grave problema é a falta de segurança no local. “A área da ASCAVAP não é cercada, pessoas já entraram e roubaram a fiação elétrica e peças dos equipamentos dos catadores”, denuncia. Os trabalhadores também perderam boa parte do material recolhido e que, não sendo triado a tempo, acabou virando resíduo sem utilidade. “Com o auxílio da Prefeitura já tiramos treze caminhões de lixo. São resíduos que não conseguimos triar”, afirmou.

Falta de tudo, até comida

Não é só isso, o caminhão que fazia a coleta do material reciclado em Brumadinho está estragado e a coleta foi, mais uma vez, prejudicada. A coleta está sendo feita com outro veículo, inadequado para o trabalho. Os catadores estão a três meses sem receber e passando muitas dificuldades. Os associados só recebem pelo que conseguem triar e vender. Não possuem salário e a renda mensal gira em torno de 300 a 400 reais por mês. No entanto, como eles precisam fazer tudo, ou seja, sair no caminhão pela cidade recolhendo o material, só para depois triá-lo, falta tempo para essa última atividade. O que garante o dinheiro aos catadores é exatamente a triagem, seguida da prensagem e a venda. A situação é tão complicada que até alimentos para o almoço está faltando. Isso foi amenizado porque a Adorar Alimentos, empresa produtora de gêneros alimentícios sediada em Conceição de Itaguá, se comprometeu a fazer doações semanais de carne para os catadores.
Mas os problemas não param aí. Todos os convênios anteriormente firmados pela entidade (com a Petrobrás, mineradoras etc) estão desativados, o lixo estava acumulado em todos os lugares, havia muito mato e desorganização. O pagamento do INSS dos trabalhadores está atrasado, vidros das janelas quebrados e ratos tinham tomado conta do lugar. “A prefeitura tem nos ajudado muito, estamos consertando as coisas gradativamente”, disse Iza Cristina. “Mas precisamos de um outro galpão, de consertar a prensa, e de resolver o problema da coleta nas casas. Cada vez que os catadores com o caminhão, o material vai se acumulando aqui”, explica.       

Vereadores visitam entidade

Dois vereadores estiveram recentemente visitando a ASCAVAP. “Precisamos mobilizar cidadãos e empresas para ajudar os catadores. A ASCAVAP promove um serviço muito importante para Brumadinho e temos o dever não só de promover a manutenção da entidade neste momento difícil como também ampliar sua área de atuação para que a coleta seletiva alcance todo o município de Brumadinho“, diz Alessandra do Brumado (PPS), que “se reuniu com os administradores da entidade com o objetivo de conhecer melhor as demandas e necessidades dos catadores”.
Já o vereador Reinaldo Fernandes (PT), acompanhado de seus assessores, Gibran Dias e Márcio Leal, estiveram na entidade conversando com a gestora e os trabalhadores no último dia 4 de fevereiro. Fernandes informou à Gestora que “o Projeto de Governo do Prefeito Brandão trata a ASCAVAP como uma entidade que deve receber tratamento prioritário do Governo, tamanha é sua importância para o Município.”
O vereador comprometeu-se a colaborar com a entidade e colocou seu gabinete à disposição, inclusive para discutir formas legais de a Prefeitura poder ajudar financeiramente a instituição. Sugeriu à gestora que o fórum de discussão sobre a ASCAVAP – que existia e ficou desativado nos últimos anos – seja reativado, convidando pessoas de boa vontade que queiram ajudar. 
A vereadora Alessandra se comprometeu “em ajudar e intervir junto ao Executivo para buscar soluções e recursos para ajudar a entidade.” A Vereadora protocolou uma “Indicação” ao prefeito Antônio Brandão (PSDB), solicitando ao Executivo “que seja intensificado o auxilio financeiro e de pessoal para a ASCAVAP”, tendo em vista a importância da associação para nosso município.

Edição 146 - Janeiro/2013
Problema com a água de Conceição de Itaguá

Moradores de Conceição de Itaguá se reuniram no dia 10 de janeiro para discutir um assunto que muito incomoda a localidade, as condições da rede de captação de água.
A reunião, que contou com aproximadamente 35 moradores na Capela de Nossa Senhora do Rosário, teve início com uma apresentação das atuais condições da rede que abastece todo o Distrito. Os problemas apontados são muitos, como pontos de captação completamente desprotegidos, risco de contaminação por fezes e animais mortos, risco de entupimento do encanamento pelo acúmulo de folhas e galhos, deterioração do encanamento e desperdício da água captada.
Os moradores discutiram as responsabilidades de manutenção do serviço e a necessidade de se unirem para promover os consertos necessários. De acordo com a Vereadora Alessandra do Brumado (PPS), que também participou da reunião, “deve-se pensar primeiramente nas melhorias de captação da água. Depois que a água estiver devidamente encanada, implantamos um sistema de gestão com a associação”, ressaltou. Na Câmara, Alessandra protocolou uma “Indicação” ao prefeito Antônio Brandão (PSDB), solicitando que a Prefeitura “promova a ampliação, melhoria e manutenção do sistema de abastecimento de água de Conceição de Itaguá e região”.

Edição 146 - Janeiro/2013
Dilma (PT) sanciona lei que reduz conta de luz

A Presidenta Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei 12.783, de 11 de janeiro de 2013 que possibilita a redução média de 20,2% nas conta de luz. No entanto, em Minas Gerais, a redução será menor. O governador Anastasia (PSDB) não permitiu que a CEMIG aderisse à prorrogação dos contratos com o Governo Federal.
As medidas para a redução serão acompanhadas com o aumento da fiscalização e punições mais severas para empresas que descumprirem contratos.
A lei sancionada por Dilma (PT) prorroga as concessões de geração de energia elétrica e reduz encargos setoriais de forma a oferecer tarifas menores ao consumidor. A nova legislação renova as concessões de distribuidoras e geradoras de eletricidade e cria as condições para a redução média de 20,2% nas contas de energia. A redução das tarifas será possível porque o governo decidiu antecipar a renovação das concessões para as empresas de geração, de transmissão e de distribuição de energia elétrica que venceriam de 2015 a 2017, além de reduzir ou retirar encargos do setor. A CEMIG não quis aderir à prorrogação.
De acordo com o texto, as concessões de geração de energia elétrica poderão ser prorrogadas uma única vez, pelo prazo de até 30 anos. Para ter o contrato de geração renovado, as concessionárias deverão atender aos requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel - em relação a tarifas e qualidade do serviço. O pedido de prorrogação deve ser feito pela concessionária com antecedência de 24 meses do fim do contrato ou outorga.
A Agência também disciplinará o repasse, para a tarifa final paga pelo consumidor, de investimentos necessários para manter a qualidade e continuidade da prestação do serviço pelas usinas hidrelétricas.
“No início de 2013, a conta de luz ficará até 16,2% mais barata para as residências e até 28% para as indústrias, dependendo do nível de tensão. Será a maior redução nas tarifas de energia elétrica já registrada no Brasil. Esta redução trará menos gastos para as famílias e mais competitividade para nossas indústrias, que poderão oferecer produtos mais baratos para toda a população”, explica a presidenta Dilma Rousseff (PT).

Tesouro Nacional

A redução de tarifas de energia para o consumidor só foi possível por que o governo diminui o montante que o Tesouro Nacional terá de desembolsar. A taxa de fiscalização cobrada pela Aneel nas contas de luz foi reduzida de 0,5% para 0,4%.
Como a taxa tem impacto direto sobre a tarifa final, a Aneel dividirá com o Tesouro os custos para reduzir o preço da energia no nível estipulado pelo governo. Na prática, a perda de arrecadação da agência reguladora beneficia o Tesouro, que precisará pagar menos para garantir o barateamento das contas.

Geração de energia

A lei também prevê a possibilidade de que usinas térmicas consideradas estratégicas pelo governo possam ser contratadas diretamente como energia de reserva, em vez de passarem por licitação. Esse sistema é aplicado nas contratações de usinas de biomassa e eólicas (movidas a vento) e foi estendido às termelétricas cujas concessões vençam daqui para a frente. 
Até agora, essas usinas podiam vender a energia não utilizada no mercado livre, que cobra preços altos quando os reservatórios das hidrelétricas estão baixos. No novo modelo, as termelétricas que forem contratadas como energia de reserva receberão uma remuneração fixa quando a energia não precisar ser usada. Se for necessário despachar a eletricidade, as usinas serão remuneradas pelo valor do combustível utilizado.
As informações são do Portal Brasil, de 15/1. 

Edição 146 - Janeiro/2013
Nenen da ASA (PV) esnoba verbas para desassorear Rio Paraopeba
Prefeitos deixam de pegar 30 milhões

“Depois da tempestade, a omissão do poder público. No último período chuvoso, dos 27 municípios banhados pelo rio Paraopeba, 19 foram atingidos pelo transbordamento do curso d’água. Um ano depois, nenhuma grande intervenção, como obras de desassoreamento, foi feita para evitar novas enchentes.” Foi o que publicou o jornal HOJEEMDIA, edição de 6 de janeiro de 2013, em matéria assinada por Ernesto Braga.
De 16 de dezembro de 2011 a 9 de janeiro do ano passado, 20 municípios da bacia do Paraopeba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e região central do Estado, decretaram situação de emergência ou registraram notificação preliminar de desastre. Desses, apenas Ouro Preto não foi afetado por inundações. Um desses municípios a decretar situação de emergência foi Brumadinho, que sofreu com a enchente.
Para evitar a repetição dos problemas na região, uma das mais devastadas, em Minas, pelos fenômenos naturais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) disponibilizou R$ 30 milhões para que os municípios desassoreassem o Paraopeba nas áreas urbanas. A medida poderia prevenir enchentes.
Segundo a Semad, era preciso apenas que as prefeituras solicitassem parte do recurso junto à Fundação Rural Mineira (Ruralminas), ligada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Por se tratar de obra em caráter emergencial, não haveria necessidade de licitação.

Falta de interesse de Brumadinho

Mesmo tendo o dinheiro disponibilizado, a Administração de Nenen da ASA (PV) não foi atrás da verba. “A Ruralminas ainda não recebeu solicitações formais dos 27 municípios banhados pelo rio Paraopeba para obras de desassoreamento”, informou a fundação.
Enquanto isso, os moradores do canto do Rio, da COHAB e os que vivem próximo ao Paraopeba continuam convivendo com o risco de morte ou de a enxurrada invadir as moradias, levando tudo o que elas conquistaram.
“Deixamos de comprar móveis e já estamos acostumados a ter que sair de casa todo ano. Falam que o custo para desassorear o rio é alto, mas quando tem a verba, não fazem nada”, lamenta Magna Kely de Oliveira, de 33 anos.
A atitude do ex-prefeito verde torna-se ainda mais desastrosa quando comparada ao interesse dos cidadãos de Brumadinho em resolver o problema da enchente. É um desrespeito até mesmo contra seus aliados políticos e eleitores. Quem acompanhou os debates no período chuvoso pode ver como a população quer resolver o problema e está disposta a discutir soluções. 

Diagnóstico sobre ocupação não avança

Pontos de monitoramento foram criados no rio Paraopeba para o acompanhamento do volume e da qualidade da água. As informações são repassadas aos municípios pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam. As informações são repassadas para a Defesa Civil de Brumadinho e dos outros municípios e às vezes para os próprios moradores que têm seu número de telefone informado ao órgão estadual.
Segundo a Semad, também está em curso o mapeamento do esgoto jogado no rio. Posteriormente, ainda sem data definida, serão criadas diretrizes para reduzir o assoreamento do Paraopeba.

Só na promessa

Há um ano, o Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba – Cibapar - anunciou que mapearia as áreas habitadas do curso d’água. A ideia era apontar os fatores que contribuem para as inundações. Mas a promessa não foi cumprida. O Cibapar traça as metas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, que é ligado ao governo do Estado.
A Semad informou que o Cibapar tem autonomia para executar os próprios projetos. Também afirmou desconhecer a tal expedição que teria sido feita na Bacia pelo Comitê. Telefonemas feitos para o consórcio não foram atendidos.
O geólogo Edésio Teixeira de Carvalho, professor aposentado do Departamento de Geologia da UFMG, ressalta que as inundações estão relacionadas ao assoreamento do rio, provocado, entre outros motivos, pela ocupação irregular das margens. “Há uma deficiência de ações preventivas, tanto de obras quanto do uso e ocupação do solo”.

Edição 146 - Janeiro/2013
Pré-Carnaval é cancelado
Denúncia foi feita por aliada de Nenen da ASA

A Prefeitura Municipal de Brumadinho se viu obrigada a cancelar o seu o Pré-Carnaval, marcado para acontecer na noite do dia 1º de janeiro. O evento aconteceria, anteriormente, no Estacionamento na entrada do bairro São Conrado mas foi transferido por causa do temor de enchente, já que o local fica às margens do Rio Paraopeba. A Administração Municipal foi comunicada poucas horas antes de iniciar o evento, ficando impossibilitada de realiza-lo. “Uma denúncia formulada pela Senhora Gislene Parreira Zuza junto ao Ministério Público, às 14h54 da tarde desta sexta-feira, 1° de fevereiro, apontou supostas irregularidades na Quadra de Esportes, onde o Pré-Carnaval de 2013 seria realizado”, explicou em nota a Prefeitura Municipal.      
“Ressaltamos que a denúncia em questão reflete um claro viés político em retaliação à estrondosa derrota sofrida pela gestão anterior”, dizia a nota. Gislene Parreira Zuza, que apresentou sua denúncia no Ministério Público, ocupava cargo sem concurso público na Administração de Nenen da ASA e fez campanha para o candidato no último pleito.
A festa estava marcada para acontecer a partir das 20 horas e teria a participação de uma banda e uma bateria formada por vários grupos e blocos da cidade.

Irregularidades são antigas

Segundo a Prefeitura, “a existência de tais irregularidades (na Quadra Municipal) foi comunicada pelo Corpo de Bombeiros, no ano passado, à administração anterior.” Apesar disso, nenhuma providência foi tomada até o fim da última gestão, explicou.

Administração Nenen da ASA destrói arquivos

Em sua nota de esclarecimento, o Governo de Brandão garante que “os arquivos de documentos da Prefeitura foram destruídos pela gestão passada e, portanto, a atual administração não tinha conhecimento dos fatos nem recebeu notificação alguma a esse respeito até o momento”.
A Administração terminou sua nota garantindo que realizaria “um grande carnaval”. A festa estava marcada para ter início na última quinta-feira, com o Bloco Trem de Doido, do CAPS – Centro de Atenção Psico-social -, à tarde, continuando na sexta-feira (8) na avenida Vigilato Braga, no Centro da cidade.


Edição 146 - Janeiro/2013
NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os dosímetros fornecidos pela Prefeitura de Brumadinho e utilizados pelos técnicos de radiologia da UPA estão dentro dos limites exigidos pela legislação sanitária.
Conclusão: tanto os técnicos como os pacientes estão protegidos. Além disso, para que a leitura dos dosímetros continue em dia, o contrato com a CNEM, a Comissão Nacional de Energia Nuclear, foi renovado pela atual gestão já no primeiro mês de governo.
Nesse ponto, vale ressaltar que um ofício, enviado à antiga administração do município em setembro de 2012, confirmava o encerramento da prestação dos serviços de monitoração individual externa. À época, no entanto, nenhuma providência foi tomada.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde confirma que os aparelhos de Raio X são seguros, pois passam por testes de prova exigidos pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, durante seis meses. 
O laudo que comprova essas informações é assinado pelo professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco Panadés Rubió, e pela coordenadora dos técnicos de Raio X, Erika Conceição Lara Maciel. 

Edição 146 - Janeiro/2013
NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Brumadinho informa que no dia 27 de dezembro do ano passado, às 7h, foi constatado por um grupo de servidores que a câmara de estocagem de vacinas, localizada na Policlínica Municipal, estava desligada. A temperatura, no momento, era de 27°C – longe da ideal, portanto, que é de 2°C a 8°C.  
A Prefeitura ressalta ainda que, no dia anterior (26 de dezembro), a temperatura foi monitorada mais de uma vez e se manteve dentro dos padrões de armazenamento e conservação.  
Consequência: 1.680 doses (e 1 frasco) de vacinas que deveriam ter sido utilizadas para a imunização de crianças e adultos tiveram que ser descartadas.

A relação é a seguinte:
1. Pneumo: 31 doses;
2. DPT: 70 doses;
3. Hepatite B: 90 doses;
4. Dupla adulto: 120 doses;
5. Tetravalente: 125 doses;
6. Penta: 131 doses;
7. Rotavírus: 135 doses;
8. Menegite C: 158 doses;
9. Pólio Oral: 200 doses;
10. Triviral: 620 doses;
11. PPD: 1 frasco.

Comunicamos também que um boletim de ocorrência foi registrado. Cabe à Polícia Civil, dessa forma, investigar o caso. Além disso, vale observar que a atual administração, após contato com a Referência Técnica do Estado em Imunização, conseguiu um novo estoque de vacinas – sem ônus para o município – para que a população não fique desprotegida. Por fim, informamos que as fechaduras de acesso à sala de vacinas foram substituídas. 

Edição 146 - Janeiro/2013
Prefeitura Municipal de Brumadinho
Nota de esclarecimento sobre Patrimônio público da Prefeitura de Brumadinho
A Prefeitura Municipal de Brumadinho informa que os levantamentos realizados até o momento sobre o patrimônio e as condições encontradas em todos os setores como Secretarias, Departamentos e prédios públicos demonstram o estado de depredação e abandono de bens e até mesmo dificuldades para a adequada prestação de serviços à população.
Conforme divulgado anteriormente, os computadores de quase todos os setores foram formatados e também tiveram dados importantes excluídos. Entre as informações excluídas encontram-se documentos importantes, relativos a obras conveniadas com o governo federal, tais como planilhas orçamentárias, projetos, fotos de acompanhamentos das obras, que são necessários para a prestação de contas em 2013 e que foram totalmente apagados.
A situação mais grave foi detectada na Secretaria de Obras, onde a maior parte da frota de máquinas, carros e caminhões foi encontrada em estado de abandono, quebrada e sem condições mínimas de uso. O espaço da Secretaria Municipal de Obras estava com muita sujeira, desorganizado e com falta de equipamentos de manutenção, colocando em risco o trabalho de funcionários e também da própria população.
O Departamento de Patrimônio está realizando um trabalho de extrema importância e em caráter de urgência, que é o levantamento e cadastramento de todo o patrimônio do município e já constatou, que até a presente data, não foram encontrados os seguintes itens: 1 televisor de 50 polegadas, 4 obras de arte, cada uma avaliada em R$600,00, 9 notebooks, avaliados em R$ 1.400,00 cada, 13 CPUs, 9 monitores, 28 cadeiras  e 8 mesas de escritório. 
Durante o período de julho a dezembro do ano passado foram realizadas 249 contratações de pessoal, em pleno período eleitoral, em diversos setores. Das 249 contratações, 49 foram destinadas para a UPA- Unidade de Pronto Atendimento recém-inaugurada. As outras 200 contratações estão sendo analisadas caso a caso pelas áreas de administração e jurídica.
Outra irregularidade é o contrato com o Banco Itaú, que possui exclusividade no pagamento dos servidores da Administração Direta, ativos, inativos e aposentados, e que está vencido desde agosto de 2011. Ou seja, a prestação de serviços está sem cobertura contratual há quase um ano e meio.  A administração já está tomando as medidas cabíveis para regularização quanto a essa prestação de serviços.

Obra do Hospital Municipal

Quanto à obra de construção do hospital municipal, localizada atrás da UPA, pela Construtora Império, o relatório técnico realizado no dia 3 de janeiro, pela equipe da Secretaria Municipal de Obras, aponta para o fato de que a execução da obra não acompanhou os pagamentos já efetuados, ou seja, já foram pagos mais de 70% dos recursos e a construção encontra-se apenas na base. A ausência dos projetos, estrutural, arquitetônico, hidrossanitário, dentre outros dificultou a conclusão das medições. Esses projetos foram pagos pela prefeitura e não foram localizados nem em arquivo eletrônico nem em arquivo físico. Os mesmos foram solicitados oficialmente diversas vezes a Construtora Império, inclusive por meio de notificação de cartório, e após tais tentativas foram entregues a prefeitura 5 CDs que estavam com informações incompletas. Diante desta situação, a administração enviou servidores até a obra, e retirou os referidos projetos utilizados na própria obra para a feitura de cópias.
O mesmo relatório aponta que vários serviços já foram pagos e não foram executados. Entre esses serviços está o pagamento total no valor de R$ 125.390,00 para a instalação de uma fossa séptica, para 750 usuários dia. Essa fossa não está concluída. O documento aponta também, que quase 1 milhão de reais foi pago para o fornecimento e instalação de um gerador trifásico automático, de 300KVA, e este gerador não foi localizado na obra. O gerador que foi encontrado trata-se de outro equipamento, que está alugado e que não confere com as descrições contidas no processo de licitação e na nota fiscal.

Outras situações encontradas

 Na Secretaria Municipal de Saúde foram encontradas também inúmeras contratações irregulares, além de pagamento de excesso de horas extras autorizadas e pagas sem justificativas.
A Prefeitura Municipal de Brumadinho ressalta mais uma vez, que este é apenas o levantamento inicial do patrimônio público, que está sendo feito de forma técnica e minuciosa em todos os setores. No entanto, a ausência de documentos gera grande dificuldade para esclarecimento da real situação encontrada pela nova administração.
Essa situação impõe a necessidade de adoção de medidas judiciais e de controle dos bens públicos, que já estão sendo tomadas, para que a população de Brumadinho possa ter garantida a inviolabilidade do patrimônio municipal e a transparência na administração pública.  

Edição 146 - Janeiro/2013
COLUNA JURÍDICA, Por Flávia Cristina

Fator previdenciário – O vilão de quem pretende se aposentar logo

Caros leitores, como já se sabe, há algum tempo discussões para acabar com o fator previdenciário. Todavia, o Governo não abre mão de ter algum outro sistema que reduza os gastos com a Previdência. A proposta para substituir o fator é a fórmula defendida pelas centrais sindicais, qual seja, a chamada 85/95, fórmula com a qual em caso de aprovação do Governo, o segurado receberia a aposentadoria integral quando, na soma do tempo de contribuição com a idade, atingisse 85 (mulheres) ou 95 (para homens). Uma outra proposta do Governo é criar uma idade mínima para se aposentar. Até a presente data a discussão prossegue, não havendo portanto, previsão definida para as mudanças, a votação pode ocorrer em 2013, mas, mesmo assim, dependerá do Governo.
Enquanto o Governo não define as novas regras, o segurado que planeja se aposentar por tempo de contribuição deve se programar para usar a tabela do fator previdenciário a seu favor, seja reduzindo os descontos no seu benefício ou até mesmo aumentando o seu valor final.
O fator previdenciário vem sendo aplicado de acordo com a já existente tabela do fator, que inclusive foi atualizada em dezembro de 2012, com a nova expectativa de vida divulgada pelo IBGE, que usou dados do Censo de 2010.
Pela primeira vez na história, desde a sua criação, a atualização da tabela do fator não aumentou os descontos nos benefícios. Desta vez, os segurados com mais de 55 anos saíram ganhando com os novos índices.
Como o IBGE reduziu a previsão de expectativa de vida para essas idades, a mordida do fator também ficou menor. Mesmo assim, a diferença no bolso de quem vai pedir a aposentadoria com a tabela nova é pequena, na comparação com os benefícios calculados com a tabela antiga, que vigorou até o fim do mês de novembro de 2012.
O ganho é mais significativo quando o segurado se dispõe a adiar por alguns anos o pedido do benefício.
Criado em dezembro de 1999, o fator é usado obrigatoriamente nas aposentadorias por tempo de contribuição. Quanto menor a idade e o tempo de contribuição do segurado, maior é o desconto. Pela lógica do fator, o INSS concede um benefício menor para um segurado que deverá ficar recebendo a aposentadoria por mais tempo. Já quem adiou o pedido e tem mais idade consegue uma aposentadoria com valor maior.
Para estimar a “duração” do benefício, o INSS usa a expectativa de sobrevida – cálculo de quantos a nos a mais os brasileiros viverão.
 Não há dúvidas de que o fator é o vilão de quem se aposenta assim que completa o tempo mínimo de contribuição (35 anos para homem) e (30 anos para mulher). Vejamos alguns exemplos: uma mulher com 50 anos de idade e 30 anos de contribuição, tem um fator 0,598. Assim, se ela tiver uma média salarial de R$ 2.000,00, sua aposentadoria será de R$ 1.196,00. Neste caso, a perda entre a média salarial e o valor final do benefício é de 40,2%. Já um homem com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição, tem fator de 0,717. Assim, se ele tiver uma média salarial de R$ 2.000,00, a aposentadoria deverá cair para R$ 1.434,00, tendo uma perda de 28,3%.
O segurado só evita perdas com o fator previdenciário se ele atingir índice igual ou superior que 1 (hum). Para isso, entretanto, é preciso ter paciência, por exemplo: um homem com 52 anos de idade e 35 anos de contribuição, tem fator 0,643, para conseguir atingir o índice de fator 1 (hum) e, consequentemente receber o benefício integral, ele precisará de mais sete anos.
Como não se indignar com essas regras, a idade chega, o cansaço bate, o corpo clama por descanso e é essa situação que o segurado encontra ao planejar o pedido de sua tão merecida aposentadoria.
Bem, é isso, caros leitores, acredito ter contribuído um pouco mais para mantê-los informados sobre os direitos previdenciários dos cidadãos, em caso de dúvidas, coloco-me à disposição, ligue e agende um horário. Meu telefone é (31) 3571-1486.

Abraço caloroso.                                                                        
*Flávia Cristina da Fonseca - Advogada

Edição 146 - Janeiro/2013
Brumadinho recebe R$ 600 mil da Vale em apoio a crianças e adolescentes  

A Vale destinou R$ 4,3 milhões a iniciativas de apoio ao atendimento de crianças e adolescentes de Minas Gerais, por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). O repasse feito para os Conselhos Estadual e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceu em dezembro de 2012, mas os recursos serão utilizados durante o ano de 2013.
Em Minas, foram contempladas iniciativas de 36 municípios, entre eles Brumadinho que, nos últimos anos, recebeu mais de R$ 4 milhões para iniciativas em apoio a crianças e adolescentes, em repasses feitos pela Vale por meio do FIA. Só no fim do ano passado, “foram repassados mais de R$ 600 mil para Brumadinho”, informa Cristiano Cunha, Assessor de Imprensa da Vale.
A expectativa da empresa para 2013 é manter o número de beneficiados no ano passado, quando cerca de 10 mil crianças e adolescentes foram diretamente atendidas nas mais de 120 iniciativas apoiadas em 70 municípios brasileiros.
A empresa destina recursos ao Fundo há mais de oito anos. Além do apoio financeiro, a empresa vem buscando consolidar uma política de investimento em que se coloca como parceira na construção de novas realidades a partir desses recursos, respeitando a autonomia dos Conselhos Municipais na gestão dos fundos e fortalecendo seu papel deliberativo da política de atendimento à infância e adolescência.  Em 2013, o principal desafio da empresa e sua fundação é apoiar os Conselhos Municipais no monitoramento da aplicação dos recursos no FIA.

Edição 146 - Janeiro/2013
Brumadinho briga contra pedágio

A ONG Abrace a Serra da Moeda; a Associação Geral do Alphaville e o Condomínio Retiro do Chalé, entidades que representam moradores que serão diretamente afetados com a instalação do pedágio no km 562 da BR 040 (antes do trevo de Ouro Preto - sentido Rio de Janeiro) impugnaram o edital da Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT - que trata do caso. O documento foi protocolado no dia 18 de janeiro em Brasília, pelo Deputado Estadual Fred Costa.
A ONG Abrace a Serra da Moeda abordou que, além da população domiciliada nos Condomínios, há milhares de famílias de baixa renda domiciliadas na região ao pé da Serra da Moeda, município de Brumadinho, que transitam diariamente na rodovia e que terão impactos significativos no orçamento familiar, em razão da cobrança da tarifa de pedágio no km 562. Sustentou a ONG que não há previsão de via alternativa no trecho, em condições adequadas de uso, o que obrigará o pagamento da tarifa sem qualquer benefício para a população domiciliada, uma vez que o trecho a ser utilizado a partir da Praça de Pedágio nº 9 não ultrapassará oito quilômetros.
Além disso, também argumentou que o trecho em questão é altamente impactado e deteriorado por milhares de caminhões de minério de ferro que transitam na área, 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias da semana, haja vista as inúmeras mineradoras operando na Serra da Moeda e que utilizam a referida rodovia para transporte do produto de sua exploração. Assim, os danos causados na rodovia que margeia a Serra da Moeda devem ser indenizados (compensados) pelas empresas de mineração em operação na área, que utilizam a referida rodovia, pois, caso contrário, em última análise, esses danos acabarão por ser rateados com a população domiciliada na região, caso o pedágio no trecho impugnado seja instalado, violando os princípios ambientais básicos que norteiam o nosso ordenamento jurídico, além do equilíbrio que deve nortear as relações jurídicas.

Duas impugnações

A ONG informa que foram duas impugnações apresentadas à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sendo uma da ONG Abrace a Serra da Moeda e outra produzida pela assessoria jurídica da Associação Geral do Alphaville que contou com o apoio do Condomínio Retiro do Chalé.
“Esperamos que o desdobramento do caso seja favorável à população de Brumadinho, Nova Lima e Itabirito, pois a população de Minas Gerais não pode arcar com o custo de manutenção das estradas que são deterioradas principalmente pelas empresas de minério no Estado – como se não bastasse os outros impactos ambientais e hídricos que temos que suportar”, diz Beatriz Vignolo, Presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda (http://abraceaserradamoeda.blogspot.com.br/). “Quem está sendo sustentado por esse modelo de desenvolvimento econômico no Estado de Minas Gerais baseado na monoeconomia?”, questiona Vignolo.
A presidente da ONG afirma que boa parte dos moradores da região trabalha e estuda em Belo Horizonte e teriam que pagar em pedágio R$ 300 por mês, o que, ao ano, significa despesa de R$ 3,6 mil. “É um pedágio oportunista, feito para pegar moradores locais. É muito injusto. Estaremos pagando para trabalhar”, critica Beatriz, que se diz contrária à isenção, por transferir o custo para outras pessoas.

Outro lado

Segundo informa o jornalista Pedro Rocha Franco, “o imbróglio entre moradores de condomínios situados às margens da BR-040 e a ANTT quanto à modificação do local de instalação de uma praça de pedágio deve se arrastar por longo tempo.” A ANTT não concorda em modificar o edital de concessão da rodovia. A agência reguladora estaria analisando medidas alternativas para reduzir o impacto para os residentes de Nova Lima, Itabirito e Brumadinho. Entre outros, a isenção pode ser uma solução, mas para isso seria necessária concordância da concessionária escolhida. Caso não seja definido um acordo nos próximos dias, a Justiça deve ser acionada.
No mesmo edital de concessão da BR-040, a ANTT excluiu a praça de pedágio prevista para Luziânia, o que pode levar os moradores a entender a decisão como uso de dois pesos e duas medidas. O estudo foi elaborado em 2007, mas sua execução foi paralisada, tendo sido redefinido nos dois últimos anos. Como entre as premissas da presidente Dilma Rousseff estava a não inclusão de pedágio urbanos, a praça foi excluída do edital lançado para a concessão da rodovia.
No caso da BR-101, trecho que corta Santa Catarina, depois de acionar o Ministério Público Federal, os moradores conseguiram alterar a localização da praça de pedágio de Palhoça. O requerimento inicial era que fosse concedida isenção a todos os veículos que trafegam pela BR, mas, por fim, no ano passado, em acordo ficou definida a mudança da praça em 24 quilômetros. “Palhoça está praticamente dentro de Florianópolis, o que leva os residentes a deslocarem-se inclusive para trabalhar. Os moradores são obrigados ao pagamento de pedágio para terem acesso aos serviços dentro da própria cidade, o que é um absurdo”, destaca a ação do MPF.
Mas em relação à praça prevista para Nova Lima, a ANTT se mostra irredutível quanto à mudança de local. “Não foi considerada como área urbana. Estamos analisando outras medidas cabíveis”, afirmou Viviane Esse, superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da agência reguladora.

Edição 146 - Janeiro/2013
DICAS - Para viver mais e melhor

“Eu quero ser feliz agora!”

Esta, lindíssima, eu emprestei de Oswaldo Montenegro: “Se alguém disser pra você não cantar, deixar seu sonho ali pra uma outra hora, que a segurança exige medo, que quem tem medo Deus adora; se alguém disser pra você não dançar, que nessa festa você tá de fora, que você volte pro rebanho, não acredite, grite, sem demora: “Eu quero ser feliz agora! Eu quero ser feliz agora!”
Se alguém vier com papo perigoso de dizer que é preciso paciência pra viver; que andando ali quieto, comportado, limitado, só coitado, você não vai se perder; que manso, imitando uma boiada, você vai, boca fechada, pro curral sem merecer; que Deus só manda ajuda a quem se ferre,
e quando o guarda-chuva emperra certamente vai chover, se joga na primeira ousadia que tá pra nascer o dia do futuro que te adora. E bota o microfone na lapela, olha pra vida e diz pra ela: ‘Eu quero ser feliz agora! Eu quero ser feliz agora!’”
É isso!

Edição 146 - Janeiro/2013
Ler é legal, por Amanda Álvares
O Sócio
John Grisham

Patrick, um advogado bem sucedido, decide jogar tudo pro alto e foge levando consigo 90 milhões de dólares da firma em que trabalhava. Vivendo no Brasil, residindo na cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, ele conhece a advogada Eva que torna sua parceira e sua amante. Porém, Patrick é encontrado e torturado por detetives contratados pelos donos do escritório em que trabalhava para revelar a localização do dinheiro e, como isto não acontece, é levado novamente para os Estados Unidos onde é preso pelo FBI e, inicia-se uma série de processos do FBI contra Patrick e dele contra o FBI. Eva é a encarregada da transferência do dinheiro internacionalmente sem deixar pistas. O autor, através dessa fantástica aventura, tenta mostrar que quando se tem muito dinheiro, ele consegue corromper o sistema, trazendo um final surpreendente para a estória.

Ficha Técnica do Livro: Autor: John Grisham; Tradução de Aulyde Soares; Editora: Racco, Rio de Janeiro/RJ – 1997; Título original: The Partner, 416 páginas


Edição 146 - Janeiro/2013
Alimentação Saudável
O glúten

Por Aline Maciel

Você sabe o que é o glúten? Já ouvi muitas pessoas falarem que: “esse tal de glúten não deve ser boa coisa e é por isso vem escrito na embalagem de muitos alimentos”. Mas não é verdade, o glúten é um conjunto de proteínas encontradas no trigo, centeio, aveia e cevada. Ele é responsável pela textura macia de pães, bolos e outras panificações.
A legislação brasileira regulamenta que todos os alimentos embalados que contenham glúten no seu rótulo deve ter a expressão “contém Glúten” em destaque com nitidez e de fácil leitura. Isso se deve ao fato de aproximadamente 1% da população têm intolerância ao glúten causando assim a doença celíaca ou a dermatite herpetiforme.
A doença celíaca manifesta-se com maior frequência em crianças após os dois anos, mas pode surgir em qualquer idade e afeta mais as mulheres do que os homens. Os principais sintomas da doença são diarreia ou constipação intestinal e distensão abdominal (barriga inchada). Seu diagnostico é difícil porque seus sintomas podem ser confundidos com uma série de doenças. Existem diferentes graus de tolerância ao glúten, alguns podem até utilizar poucas vezes alimentos com glúten e há outros que simples traços podem desencadear a crise.
Na Dermatite Herpetiforme a pessoa pode sentir uma sensação de queimadura intensa e coceira pelo corpo semelhante a uma reação alérgica intensa.
O portador dessa intolerância somente pode ingerir macarrão, bolos, bolachas, biscoitos, pães e outras panificações produzidas com farinha de mandioca, fécula de batata, polvilho doce e azedo, milho e amido de milho. Esses produtos são difíceis de ser encontrados aqui nessa cidade, por vezes muito caros e geralmente não são muito palatáveis. Ler atentamente o rótulo dos alimentos é de suma importância, porque mesmo não sendo produzidos com os ingredientes que contenham o glúten, em seu processo há risco de contato com produtos que possam contê-lo. Alguns fabricantes de alimentos já descrevem no rótulo que seu produto pode ter traços ou risco de conter substâncias alergênicas como: o glúten, ovo, amêndoas, amendoim, coco... Fique de olho!
Envie sugestões para o e-mail: alinemaciel.nutri@ymail.com


Edição 146 - Janeiro/2013
Paulo Viotti, ícone da cultura em Brumadinho

“Carinho. Admiração. Agradecimento (não necessariamente nessa ordem). Essas podem ser três palavras que traduzem bem o que o público – de Brumadinho e de outras cidades – sente pelo escritor, de verso, prosa e teatro, Vicente de Paula Viotti, o nosso Paulo Viotti. Sentem pelo pintor e trovador. Mas o que mais deve causar esses sentimentos nas pessoas não deve ser o talento artístico de Viotti: é o fato de ele ser um agitador cultural, alguém que pensa na arte não para si, mas para os outros, para engrandecer os outros, para levar os outros para o céu. Porque ele mesmo sabe que “artistas, todos, vão para o céu”. Deve ser por isso que ele mantém, com recursos próprios, uma casa de cultura, uma “casa de artistas”, o INCINE – Instituto de Cultura Internacional Esperanto”, publicou o de fato em maio de 2009.   
Agora, há quem diga que ele faleceu no dia 21 de janeiro, aos 86 anos. Ledo engano! Gente como Vicente de Paula Viotti, o Paulo Viotti, não morre! No máximo, como diria Tutti Maravilha, virou estrela. E das boas! E das grandes! E das brilhantes! UM dia ele escreveu em sua canção “Trovas”: “Tristezas, se acaso as levas,/ não te queixes por sofrê-las,/ tem a noite as suas trevas/ mas veste um manto de estrelas“. Foi isso que aconteceu com nosso amigo Paulo Viotti, foi fazer parte de “um manto de estrelas“.
Um homem que viveu para incentivar a cultura em Brumadinho, que escreveu livros, pintou quadros, escreveu contos, trovas e poesias – belas poesias! Um homem que defendeu o Esperanto com toda sua esperança! Um homem que, acima de tudo, foi o maior mecenas da cultura em Brumadinho. Um homem que abriu as portas de sua casa para criar o INCINE – Instituto de cultura Internacional Esperando – Casa de Cultura. E onde fez acontecer, gratuitamente, para quem quisesse, aulas de violão, de desenhos, de Esperanto. Não estava sozinho, claro que não! Mas estava à frente, estava animando, estava incentivando, colaborando, dando sua ajuda, fazendo, como ninguém, a sua parte. Lembro-me de quando lhe contava das dificuldades econômicas do jornal de fato. Sabe o que ele fez? Doou dois aparelhos de ginástica para que vendêssemos e revertêssemos o dinheiro para ajudar o jornal a circular. Esse era Paulo Viotti.
Talento e humildade
Escritor qualificado, acima da média, viveu a honra de ser elogiado por nada menos do que o maior dos poetas que Minas produziu, Carlos Drummond de Andrade, que referiu-se ao trabalho de Viotti como “repassado de espiritualidade e emoção”. Nem por isso foi esnobe: participou, humildemente, de todos os concursos do jornal de fato, colocando a beleza de sua poesia à disposição de nossa cidade. Dentre inúmeros títulos que conquistou vida afora, o poeta foi vencedor do 3º e 6º lugares do II Concurso de Poesias do Jornal de fato, em 2007 e do III Concurso, em 2008.
Mas nem só de cultura vive Paulo Viotti! Cidadão consciente de seus direitos e de seu povo, ajudou a fundar a Associação de Moradores do seu bairro (São Conrado) e lutou para que o lugar em que morava e oferecia aos amigos fosse um lugar melhor, na construção da Praça do Bairro, na construção da passarela, da pavimentação.

Agitador cultural

Sua maior qualidade é a de ser um agitador cultural. Viotti não parava, mesmo quando teve sua saúde debilitada, não parava! Se não era um trabalho seu, era de outros.
Escreveu estórias infantis, contos e poemas para os Suplementos Literários dos jornais “O Diário”, “Correio do Dia”, e “Estado de Minas” na década de 60. É autor do texto da opereta infantil “O Macaco Rei”, encenada no Palácio das Artes, em BH, e teatros Municipais de Juiz de Fora e São João Del Rey. Ganhou o prêmio da Fundação Cultural de Paranavaí – PR, em 1991 e o prêmio no concurso anual de poesias da Prefeitura de BH em 1968. Delegado da União Brasileira de Trovadores em Brumadinho, Membro da Academia Mineira de Trovas, onde ocupa a cadeira de nº 33; e Presidente Emérito da União Brasileira de Trovadores – seção de BH, MG.
Em 2007 o escritor lançou o livro “Momentos Poéticos – Trovas de Amor e Humor”, e a “História da Felicidade”. O livro trouxe participações de dois amigos, José Tibúrcio e Amador Junior, o Amadozinho, e foi a personalidade cultural homenageada no Projeto Espaço Cultura em Rede. Foi, ainda, homenageado pela Câmara Municipal com a Medalha do Mérito Legislativo.
O livro “Mineiridades e Mineirices” foi lançado em 2009, um livro que tem poesias, fotos, desenhos da filha Paolinha Viotti, carta de Drummond, entrevistas, defesa do Esperanto, mas é um livro, sobretudo, de “causos”, de “mineiridades ridículas”, “cômicas”, como dizia o autor..
Em 2011 lançou um livro de trovas, causos e poemas, acompanhado de dois outros, Ary de Magalhães Viotti Neto e Douglas Koscky Fernandes.  
Em 2012 foi a vez de “Peripécias de Ubirajara” e “Nossos irmãos trovadores”, ambos organizados por ele. Lançou ainda “Sobre o amor”, e os CDs de música “Cantigas Mineiras” e “Minas Seresteira”-.
Não! Paulo Viotti não morreu! Ele estará sempre presente entre nós. E, por estar presente, temos que lhe dizer: “Muito obrigado por tudo que faz por Brumadinho, por nos encantar com sua arte, com sua dedicação, com seu amor à cultura.”
Descansa em Paz, Grande Mestre, escritor, poeta e trovador, Paulo Viotti.

Reinaldo Fernandes, editor.

Edição 146 - Janeiro/2013
Chuvas e obras malfeitas pela Prefeitura causam danos à população

Bastaram algumas chuvas para que Brumadinho sofresse com vários problemas. Mal tinha acabado de ser inaugurada - ainda no período eleitoral -, a nova creche da Prefeitura Municipal, localizada no bairro Planalto, foi interditada pela Defesa Civil. Junto, o prédio anexo, do Programa Saúde da Família. Bastou que chovesse um pouco para que as águas tomassem conta da construção, feita abaixo do nível da rua Rio Paranaíba, conforme publicado pelo de fato (ver de fato nº 143, ed. nov/12)
Agora, depois de uma chuva no dia 30 de janeiro, aconteceu novamente. Entrou tanta água que os dois prédios tiveram que ser novamente interditados. Além das estruturas do prédio, a água que entrou na construção molhou colchões, móveis etc. Colchões forma prejudicados também pela lama carreada da rua. 
O atendimento do PSF – Programa Saúde da Família – do bairro do Jota foi transferido para a Policlínica Municipal em alguns dias e, a partir do último dia 7 de fevereiro, para o antigo endereço do PSF Jota, na Rua Rio Paraopeba, 249. Já o pessoal do PSF do Planalto foi atendido na Policlínica até o dia 8 e, a partir do dia 14, será tendida no prédio onde funcionava anteriormente, na Av. Nossa Senhora do Belo Ramo, 341.
Já a criançada ficou mesmo sem sua creche, o que causa grandes problemas aos pais, especialmente às mães, que precisam trabalhar e já tinham se organizado para deixar os filhos na creche.  Até o dia 6 de fevereiro, fechamento desta edição, o prédio continuava interditado. Segundo uma das servidoras da unidade, além dos outros problemas, havia ainda esgoto correndo a céu aberto. 
O obra foi executada pela Construtora Império que, segundo o jornal O TEMPO, pertence à família do prefeito Nenen da ASA (PV).

Bairro do Carmo e Lourdes
 
Outro estrago feito pelas chuvas aconteceu no bairro do Carmo, divisa com Lourdes. Na rua Custódia Maria da Silva, Carmo, logo abaixo da Eduardo Durcesino, as águas das enxurradas foram se acumulando e, sem conseguir sair, e pressionando o muro da casa de Reinaldo Fernandes, acabaram derrubando-o. Foram aproximadamente 18 metros de muro, além do arrimo, que foram abaixo. 
O buraco abertos com a queda do muro levou lama e água suja para dentro da casa do morador. Na casa do editor do jornal de fato, formou-se uma cachoeira de um lado enquanto água suja e lama entravam na casa, mesmo com suas portas fechadas. O terreiro da casa ficou lotado de barro e pedras e só foi limpo por causa da imensa solidariedade de vizinhos e amigos que apareceram para ajudar. Em posse de enxadas, rodos, baldes, mangueiras etc, voluntários, amigos, vizinhos ajudaram a limpar tudo. O prefeito Brandão, o Secretário Adjunto de Obras, Délcio Brito; a Secretária de Governo, Sandra Brandão e a Defesa Civil também estiveram no local, ajudando na limpeza e observando os estragos para tomarem as medidas necessárias. 

Culpa não é das chuvas

Mas a culpa de tanta destruição e prejuízos não foi apenas da forte chuva.  No bairro do Carmo, o bueiro não conseguiu dar a vazão que levaria as águas para a rua Afrânio Castanheira, atravessando o lote de terreno da casa de Fernandes e do seu vizinho. Duas razões principais causaram o problema. A primeira foi a falta de bueiros em todo o bairro do Carmo, acima das duas construções. Toda a água de todas as ruas do bairro descem rumo ao bueiro da rua Custódia Maria da Silva. Além disso, a manilha é pequena, e não dá conta de tanta água. Assim, o muro foi pressionado e derrubado. O mesmo muro já tinha caído no dia 7 de dezembro de 2011 e, passado mais de um ano, a Administração de Nenen da ASA não tomou nenhuma providência, apesar das insistentes cobranças do morador. Pelo contrário, a Administração do PV asfaltou todas as cinco ruas do bairro, o que aumentou em muito a quantidade e a velocidade das águas.
Em sua edição de dezembro de 2011, o de fato registrou: “A solução parece ser a colocação de outras saídas para as águas no bairro do Carmo e colocação de manilhas com maior vazão para receber as águas que saem na rua Maria Custódia da Silva. Sem isso, depois que os muros forem refeitos, poderão ser novamente derrubados pela força da água.” E foi exatamente o que aconteceu. “Gastei 9 mil reais para reconstruir o muro, e isso não tem nem 6 meses”, lamentou o morador.

Solução

Não faltam palpites deste e daquele para a solução do problema. Mas em uma coisa as pessoas concordam: do jeito que está, a rede pluvial não pode continuar. A solução parece mesmo ser a colocação de outras saídas para as águas do bairro do Carmo e colocar manilhas com maior vazão para receber as águas que saem na rua Maria Custódia da Silva. Mas quem tem que dizer isso devem ser engenheiros capacitados na questão de redes pluviais.
Enquanto isso, a Administração Municipal fez uma contenção na rua como forma de impedir que as enxurradas desçam direto para a casa do morador.

Mais estragos na Presidente Vargas

Na rua Presidente Vargas, na altura do nº 1195, mais estragos. No ano passado, a irresponsabilidade da Administração Municipal deixou um aliado político derramar caminhões de terras no terreno acima da rua. Com uma forte chuva, a terra desceu, atravessou a rua e derrubou um muro, estragos mostrados inclusive no jornal regional MGTV, da Rede Globo de Televisão. Desta vez, a terra desceu e abriu uma cratera na rua. Da vez anterior, o responsável pela terra afirmou que iria indenizar o dono do muro derrubado. Resta saber se desta vez ele v ai indenizar o Poder Público pelo estrago. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário