Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 9 de março de 2013


Edição 147 - Fevereiro/2013
Rua Rio Paranaíba: só bagunça!
Um barranco separa as duas pistas 

No dia 1º de março, à tarde, a reportagem do de fato foi acionada por uma moradora da  Rua Rio Paranaíba, no bairro Planalto. Um ônibus transportando trabalhadores tinha ficado agarrado no barro que toma conta de meia pista da rua. O motorista, que culpa nenhuma tinha, ainda foi obrigado pela empresa a pagar R$ 100,00 em táxi para transportar os trabalhadores, enquanto esperava que uma máquina fosse guinchar o ônibus.  
O relato acima é apenas um “detalhe” na bagunçada rua Rio Paranaíba.  Bagunça que, segundo os moradores com que a reportagem conversou, já dura vários meses, com uma piora substancial nos últimos dois.  

Trapalhadas uma atrás da outra

A rua está em estado lastimável. Estreita, meia pista está asfaltada, com vários buracos feitos pela COPASA. A outra metade, é chão puro. Porém, o  mais impressionante é a diferença de nível entre as duas metades da pista: a metade de baixo, em um trecho de uns 30 metros, está a quase meio metro da outra parte, formando praticamente um barranco. Ali, água de chuva, misturada com esgoto, se acumula a céu aberto. A COPASA, dizem os moradores, já esteve no local mas, como é de costume da estatal, o serviço fica sempre pelas metades. “De vez em quando eles aparecem, jogam essa terra esquisita aí (apontando para a terra) em cima do esgoto e não resolve nada”, reclama uma moradora.

Pau que nasce torto...

Os problemas da rua são antigos e forma agravados na Administração Municipal anterior. Abaixo da rua havia, antigamente, uma lagoa, formada a partir de um córrego com nascente a uns 900 metros acima. Mais tarde, sem a lagoa, corria o córrego, onde era despejado o esgoto dos moradores da redondeza. Desde início do governo de Nery Braga, em 1999, os moradores esperaram que saísse do papel o projeto de construção de uma praça. Não saiu.
Na Administração de 2001 a 2004 (Tunico da Bruma), depois da organização de moradores e muitas idas à Câmara, foi canalizado o esgoto, embora misturando-o com o córrego.
Na última administração, a trapalhada foi geral. Duas obras foram feitas em cima da antiga lagoa e em cima do córrego de esgoto e água. Ali estão construídas uma unidade de saúde e uma creche do programa federal “Brasil Carinhoso”. Em cima da lagoa e abaixo do nível da rua. Inauguradas às pressas no período eleitoral, as duas obras estão agora interditadas. Na creche, as aulas não puderam ter início e quando tiveram, a Prefeitura se viu obrigada a alugar outro espaço (Centro de Líderes).

Bagunça generalizada

Os problemas são muitos. Do lado de cima da unidade de saúde, água da chuva está acumulada ao lado do muro. Dentro da unidade, o esgoto sai pela caixa. Águas de chuva entraram nos prédios, uma vez que eles estão construídos abaixo do nível da rua. Bens públicos foram destruídos. O obra foi executada pela Construtora Império que, segundo o jornal O TEMPO, pertence à família do ex-prefeito Nenen da ASA (PV).
Enquanto as providências não são tomadas, os moradores da rua e os demais cidadãos que precisam usar a vias vão convivendo com lama, meia pista, esgoto. Logo acima, um “bota-fora” de terra e um grande buraco.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário