Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 23 de abril de 2013


Edição 148 - Março/2013
Alimentação e Saúde – por Aline Leal
Suplementos esportivos

A utilização de suplementos esportivos por simples praticantes de atividade física ou por esportistas cresceu assustadoramente nos últimos anos. Muitos desejam encontrar a fórmula milagrosa de um corpo perfeito em pouco tempo e com mínimo de esforço. Entretanto, o uso indiscriminado de alguns suplementos pode causar dado renal, náuseas, diarreia, aumento da frequência cardíaca, insônia, dor de cabeça, irritabilidade, agressividade, vertigem e euforia.
Muitos são e existem suplementos bons que, se criteriosamente prescritos, realmente tem benefícios comprovados para melhor rendimento. Se você pretende usar suplementos, reveja se sua alimentação realmente é adequada, se faz atividade física suficiente ou de alto rendimento que exigiria uma suplementação diferenciada. 
Não acredite em milagres!! Nada além de esforço físico e boa alimentação vai te trazer a melhor performance ou aumento da massa muscular. O mérito deve ser dado ao indivíduo esportista ou fisiculturista que tem a melhor performance treinando de maneira orientada, regular e com a alimentação adequada! Aqueles que conseguem mérito por meio de drogas ou substâncias sem comprovação científica, ilícitas ou prejudiciais têm obrigação de estarem com o melhor corpo, pois estão trapaceando.
As pessoas são diferentes, têm necessidades diferentes, fazem exercícios diferentes, enfim, há que se pensar que os nutrientes devem ser prescritos de maneira individual conforme a necessidade de cada um. Dessa maneira procure um profissional de nutrição ou medicina do esporte para orientá-lo. Cuidado com indicações de profissionais não habilitados.

Edição 148 - Março/2013
Ler é legal – por Amanda Beckler
Olhai os Lírios do Campo

 “Olhai os Lírios do Campo” é um romance que nos faz repensar os valores da vida. Neste fantástico livro, o autor conta a história de Eugênio Fontes, um médico oriundo de uma pobre família. Seu pai, um alfaiate, e sua mãe, dona de casa, com muito esforço conseguem estudar os filhos. Ao terminar a faculdade de medicina, Eugênio conhece Olívia, por quem se apaixona. Entretanto, devido à sua arrogância e os fantasmas da pobreza que o assolam, ele se casa com uma rica moça onde passa a ter um casamento sem amor e um emprego de fachada na fábrica do sogro e uma amante. Um belo dia, Eugênio reencontra seu grande amor, Olívia, que o surpreende com uma revelação. Porém, poderá ser tarde demais...
Ficha técnica do livro: Título: Olhai os Lírios do Campo; Autor: Érico Veríssimo; Editora: Companhia das Letras; Edição: 1; Ano: 2005; 288 páginas

Edição 148 - Março/2013
Bancos terão que ter caixas eletrônicos mais baixos
Prazo para adaptação é de 60 dias

Os vereadores aprovaram na sessão do Plenário do último dia 14 de março projeto de lei que muda o atendimento bancário em Brumadinho. O PL, proposto pelo vereador Helbert Firmino Pena (PP), obriga os bancos a instalarem caixas eletrônicos mais baixos para deficientes físicos em suas agências. Atualmente, a altura dos caixas não permite que pessoas em cadeiras de rodas – especialmente os tetraplégicos – façam uso desse equipamento. 
Mudança: prazo reduzido para 60 dias
O prazo proposto no projeto para que os bancos fizessem a adaptação e seus caixas eletrônicos era de 180 dias. No entanto, durante as discussões do PL, o vereador Reinaldo Fernandes demostrou que o prazo era muito longo. Fernandes explicou que os bancos tiveram lucros exorbitantes no último ano. “O Itaú, por exemplo, obteve lucro de quase 13 bilhões, praticamente igual ao PIB do Paraguai no mesmo ano, 15 bilhões”, informou Fernandes. O vereador petista propôs uma emenda substitutiva ao PL, reduzindo o prazo para 60 dias. “Os deficientes já esperaram demais e os bancos lucram demais”, argumentou o vereador, apresentando os dados aos colegas. A proposta de Reinaldo foi aprovada com 10 votos a favor. Os vereadores Helbert Firmino (PP) e Carlinhos do Brumado (PDT) votaram contra. Carlinhos do Brumado defendeu seu ponto de vista, dizendo que era melhor dar mais tempo aos bancos para que pudessem efetivar as mudanças.

Edição 148 - Março/2013
Só Rindo

Carta do ex-marido
Querida,

Escrevo para dizer que vou lhe deixar.  Fui bom marido por 7 anos.  As duas últimas semanas foram um inferno. Seu chefe me chamou para dizer que você pediu demissão e isto foi a última gota.
Na semana passada, nem notou que não assisti ao futebol. Te levei na churrascaria que mais gosta. Não comeu nada... Nem agradeceu... Ao chegar em casa foi dormir logo depois da novela. Não diz mais que me ama, nunca mais fizemos sexo. Cheguei à conclusão... Você está me enganando ou não me ama mais.

PS.. Se quiser me encontrar, desista. A Júlia, aquela sua 'melhor amiga' da Academia e eu vamos viajar para o nordeste e vamos nos casar!
Seu Ex-marido.

Resposta:
Querido ex-marido,

Nada me fez mais feliz do que ler sua carta. É verdade, ficamos casados por 7 anos, mas dizer que você foi um bom marido é exagero. Vejo a novela para não lhe ouvir resmungar a toda hora, não valia a pena. Realmente reparei que não assistiu futebol, mas com certeza, foi porque seu time estava perdendo e você estava de mau humor. A churrascaria deve ser a preferida da minha amiga Júlia, pois não como carne há dois anos. Fui dormir porque vi que sua cueca estava manchada de batom e rezei para que a empregada não visse.
Depois de tudo isto, eu ainda o amava e senti que poderíamos resolver os nossos problemas. Assim, quando descobri que eu tinha ganhado na Loteria, deixei o meu emprego e comprei dois bilhetes de avião para o Taiti, mas quando cheguei em casa você já tinha ido. Fazer o quê?
Tudo acontece por alguma razão. Espero que você tenha a vida que sempre sonhou. O meu advogado me disse que devido à carta que você escreveu, não terá direito a nada. Portanto, se cuida!

PS. Não sei se lhe disse mas Julia, minha 'melhor amiga', está grávida do Jorginho, nosso personal. Espero que isto não seja um problema...
Ass: Milionária, Gostosona e Solteira.

Depoimento de uma bem intencionada esposa

Tava num clima meio ruim com o maridão e resolvi fazer uma surpresa. Comprei 250 velas de tamanhos diferentes, 10 dúzias de rosas vermelhas, espumante, queijos e frutas e decorei toda a casa...
Nosso quarto fica no segundo andar e eu fiz um caminho de velas desde a porta de entrada até o quarto. As escadas iluminadas, tudo lindo! (Chamei um casal de amigos para acender as 250 velas antes da gente chegar em casa).
A cama estava coberta com pétalas de flores. Arranjos maravilhosos de antúrios ( flores que usamos no nosso casamento), além do espumante no gelo e as frutas, queijos e frios completavam o clima do quarto.
Guardamos o carro na garagem e pedi pro marido ir na frente que eu já estava saindo do carro... Enquanto ele abria a porta eu tratei de tirar o vestido...Fiquei só de lingerie e cinta-liga. Imagina a cena...
Quando o maridão abriu a porta, eu desci do carro. Seminua, claro!
Quando olho a cara do marido, percebo que ele estava branco. Virou pra mim, sem perceber "meu modelito" e gritou:
- A casa está pegando fogo!
Eu, calmamente, disse para ele olhar novamente. Fiz até uma cara "sexy" para dizer isso.
Ele abriu a porta mais uma vez, e gritou: (mais branco ainda)
- Não é incêndio! É MACUMBA!!!

Edição 148 - Março/2013
Dicas para viver mais e melhor, por Reinaldo Fernandes

Páscoa é tempo de viver! Rancor é morte!

Entramos no período da Páscoa! É tempo de mudanças! Não para os outros, para nós mesmos! O tempo da Páscoa é bom tempo para refletir. Não seja rancoroso, rancorosa. Quem guarda rancor sofre muito mais do que sua vítima. Até porque a outra pessoa só será prejudicada pelo seu rancor se se deixar afetar, se não tiver equilíbrio emocional.
O perdão alivia; o rancor incomoda, tira o sono. Diversificar atividades faz bem; o rancor toma muito seu tempo, te faz perder a fome, se descuidar de si. A serenidade aproxima as pessoas; a postura rancorosa as afasta.
Sobriedade é vida! Rancor é morte! Páscoa é tempo de viver, de ressurgir. É tempo de fazer feliz e de ser feliz! 
É isso! Feliz Páscoa a todos!

Edição 148 - Março/2013
Motoristas de caminhões e mineradoras desrespeitam população e descumprem decreto em Brumadinho

Por Gibran Dias
A cena é comum em Brumadinho, principalmente para aqueles que transitam na Avenida Inhotim ou moram nos bairros Conjunto. Maria Ana de Souza (COHAB) e Progresso I e II. Em qualquer hora eles passam por aqui e por ali, sujando a cidade e trazendo riscos à saúde da população, afrontando decretos e passam por cima da lei, sem que ninguém os avise ou regule. São os caminhões de mineradoras que continuam transitando no município, em plena luz do dia ou à noite, desrespeitando o poder público, os cidadãos e o meio ambiente. Não bastasse a extração mineral nas redondezas de Brumadinho, agora querem que os munícipes inalem constantemente o ar poluído que as mineradoras provocam. Lembrando ainda que a cidade já não possui infraestrutura adequada para carros de passeio, motos, ônibus e pedestres, pois, como todos sabem, o trânsito continua caótico. Mesmo assim, a população tem que “disputar” as ruas e avenidas com os caminhões que estão proibidos (por decreto) de transitarem na sede e nos distritos de Piedade do Paraopeba e Córrego do Feijão.

Decreto

O decreto 094 de 2011 veda o trânsito de caminhões na Sede Urbana do Município de Brumadinho, transportando minério de ferro, ou descarregados no retorno do transbordo e, em seus artigos, cita as infrações que estes comentem contra o Código Municipal de Posturas – Lei 1.359 de 2003 – que diz sobre preservar a condição da higiene pública, a salubridade ambiental, o aspecto visual, a imagem da cidade e ao bem-estar de moradores e visitantes. No artigo 8º, especialmente a este caso, no inciso III, fica incondicionalmente proibido transportar, sem as precauções devidas, quaisquer materiais, como pedra, brita, areia, calcário, papel picotado, lixo, terra etc., que possam comprometer a limpeza dos logradouros públicos.  Ainda no Código de Posturas, citado também no decreto, em seu artigo 93, inciso II, é declarado serem expressamente proibidos os ruídos “provenientes de veículos (...) quando produzidos nas vias públicas ou nelas sejam ouvidos de forma incômoda”.
Os moradores da Rua A do bairro COHAB ou próximo a este local sabem muito bem o que é acordar de madrugada com o barulho dos caminhões que sobem a estrada da Conquistinha, que, por sinal, ainda não recebeu o início de seu asfaltamento como prometido no mandato passado. 

Falta fiscalização

O decreto, bem como a lei aqui citada, são bastante claros e objetivos. Porém o que falta mesmo é fiscalização da polícia e denúncias dos cidadãos que se sentem incomodados e lesados com tal ato praticado pelos motoristas de caminhões das mineradoras, principalmente os provenientes do Terminal Serra Azul (TSA), localizado próximo ao Museu Inhotim.
Vale ressaltar as penas previstas para aqueles que desrespeitem a lei 1.342 de 2003. O Código Municipal de Posturas define em seu artigo 164 “advertência, suspensão e cassação de licença de funcionamento, multa, interdição de atividades e/ou apreensão de bens”. Enquanto a nova administração não fiscaliza e cumpre a lei em nossa cidade, a população continua respirando pó de minério de ferro, misturado a outras substâncias, tóxicas em sua maioria, sujeita a doenças.
“Esta poeira afeta a saúde, agravando casos de doenças pulmonares e cardíacas. Além do minério há também outros produtos tóxicos nesta poeira que fazem muito mal a saúde”, ressaltou o médico alergista e imunologista José Carlos Perim, em entrevista á TV Ambiental, do Espírito Santo, em matéria relacionada à poeira provocada pelas mineradoras Vale e Arcelor Mittal, no artigo feito pelo jornal Século Diário no dia 27 de março de 2012, publicado em seu site. 

Cidadãos reclamam constantemente da sujeira e da qualidade do ar

Existem pessoas que gostam de praticar esporte nas vias públicas de Brumadinho, como caminhada e running, e/ou nas “academias ao ar livre”. Com os moradores dos bairros COHAB e Progresso I e II não é diferente. Muitos se “aventuram” na Avenida Inhotim, que se inicia na Quadra de Esportes e termina no Museu Inhotim, procurando manter a saúde ou ainda perder as “gorduras indesejadas”. O problema é respirar o ar nesse local e se dedicar ao máximo a seu exercício. Como precisamos de boa oxigenação para a prática de qualquer esporte, tendemos a não obter os resultados esperados quando o ar é poluído, pois dificulta a respiração, provocando cansaço e fadiga mais facilmente, além do incômodo gerado. Para completar, a avenida está suja principalmente com pó de minério que, em tempo de chuva, se torna lama e do contrário, poeira em excesso.
Transitar na citada avenida se torna um desafio ainda maior para idosos, gestantes e pessoas com deficiência física, pois a insalubridade ali presente, tanto no ar como no solo, é intensa, podendo provocar doenças e em algumas partes do passeio prevalecem lama e lodo, dificultando a passagem. Some-se a isso o fato de os postes de energia elétrica ficarem situados no meio do passeio, impedindo o trânsito de cadeirantes.  Muitos reclamam da sujeira com seus pares e amigos e se limitam a isso, sem acionarem os órgãos públicos.
Espera-se que a Prefeitura Municipal de Brumadinho cumpra a lei, determinando, de uma vez por todas, a proibição de caminhões que sujam a cidade e consequentemente provocam a má qualidade do ar.

G. D.

Edição 148 - Março/2013
Dia da Água é lembrado com receio
Sindicato teme aumento das tarifas com ameaça de privatização

O Dia da Água foi lembrado no dia 22 de março com grande apreensão pelos trabalhadores no saneamento. Organizados pelo SINDÁGUA (Sindicato dos trabalhadores na Copasa) e Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), que congrega todas as entidades do setor em todo o País, trabalhadores fizeram um ato público na Praça Sete, na capital. Com uma enorme caixa d’água com chuveiro instalado, trabalhadores tomavam banho, mostrando a necessidade básica da água, defendendo que ela não ser produto para lucro exorbitante de empresas privadas ou da própria COPASA.
Os trabalhadores apontam severa ameaça de um processo de “privatização branca” dos serviços da COPASA e o processo de Parceria Público Privada (PPP) para conceder a empresas privadas serviços no Sistema Rio Manso, situado em Brumadinho.
Segundo o Sindicato, a consequência no médio e longo prazos pode ser o aumento explosivo das contas de água, pois o volume extraordinário de dinheiro a ser repassado pelo custo de obras de ampliação do Sistema Rio Manso deverá ser arcado pelos consumidores de todo o Estado.
“A licitação prevê passar à empresa vencedora as obras de ampliação e operação de 25 km de adutora por 15 anos. Apesar de na audiência pública informar inicialmente que o custo da obra seria de R$ 450 milhões, no edital que convocou o processo apareceu o valor de R$ 512 milhões. Este valor foi novamente ampliado por deliberação do Conselho de Administração da COPASA, passando para meio bilhão a ser entregue à empreiteira que vencer a concorrência. Toda esta dinheirama é justificada pela COPASA para um aumento de 0,8 m³/s, sendo que em São Paulo uma obra similar (ETA de Taiaçupeba, em Suzano) ao custo de R$ 310 milhões aumentou a vazão em 5 m³/s”, denuncia o SINDÁGUA.

PPP suspeita e desperdício de água

A PPP programada pela COPASA se mostra também desnecessária no momento. Verifica-se que o Sistema Rio Manso ainda opera muito aquém de sua capacidade máxima. Não se justifica investimentos prescritos para um aumento de demanda prevista para 2032 e evento único como a Copa do Mundo. A empresa deixa de atacar outros problemas que exigem investimentos muito menores e que alcançariam resultados muito mais objetivos. Em brumadinho, por exemplo, regiões como Tejuco, Conceição de Itaguá, Parque da Cachoeira continuam sem água tratada apesar do contrato com a COPASA.
Outro problema sério da COPASA é o desperdício. Para se ter uma ideia, em 2010, informa do SINDÁGUA, a COPASA apresentou um escandaloso volume de 37% de perdas de toda a água produzida. Isto representa 371 litros por ligação/dia. Seus investimentos preveem uma perda de 33% do volume produzido em 2026. Em países como o Japão o índice de perda é da ordem de 4% do volume produzido.
A PPP do Rio Manso preocupa lideranças politicas e sindicais. A Copasa tem quatro ações movidas pelo Ministério Público por contratos com empreiteiras, um relativo a irregularidades no Sistema Rio das Velhas, duas ações relativas a serviços na Estação de Tratamento de Esgotos ETE-Arrudas e outra relativa à ETE-Ibirité.

Edição 148 - Março/2013
Vale abre mais de 400 vagas de Estágio
Mais da metade dos postos ofertados são para Minas Gerais

A Vale abriu o período de inscrições para o Programa de Estágio. São 411 vagas para estudantes do ensino técnico e superior dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, Pará e Bahia. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vale.com/brasil até 10 de abril. Do total de postos abertos, 215 serão para Minas Gerais.
O objetivo do programa é preparar estudantes do ensino técnico e superior de diversas áreas para responder aos desafios diários da profissão por meio de experiências práticas na empresa. O estagiário recebe acompanhamento periódico e participa de atividades que estimulam o desenvolvimento de futuros talentos.
Para os universitários serão oferecidas vagas para cursos de diferentes áreas, como Engenharia, Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis e Ciências da Computação, entre outros. Também terão a oportunidade de se inscrever estudantes de nível técnico de mais de 20 cursos, entre eles, Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Mecânica, Eletrônica, Eletroeletrônica, Administração, Enfermagem e Química. A lista completa e a divisão de cursos por estado estão disponíveis no site.
Para participar do processo seletivo, os universitários devem ter a conclusão do curso prevista para o período entre julho de 2014 e julho de 2015. Para os candidatos de nível técnico, a exigência é que tenham formatura prevista até julho de 2014 ou que sejam formados na parte teórica, desde que não tenham cumprido a carga horária de estágio obrigatório e ainda estejam matriculados na instituição de ensino.

Bolsa-auxílio, assistência médica, vale-transporte e vale-refeição

Os selecionados iniciarão o estágio a partir de julho e receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 648,00 ou R$ 972,00 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da carga horária), assistência médica e seguro de vida. Nas unidades onde a empresa não oferece transporte e restaurante, os estagiários também receberão vale-transporte e vale-refeição. A carga horária do estágio varia entre quatro e seis horas, dependendo das atividades a serem desenvolvidas.
As informações são da Assessoria de Imprensa da Vale.

Edição 148 - Março/2013
SOCIAL
Nivers e mais Nivers

Vem aí o niver da Cassiana (bairro Santa Cruz)! È dia 19 de abril. No dia seguinte quem comemora é o ex-prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal Mardocheu de Souza Parreiras.  
Maio tem início com o niver de Niara Fernandes (bairro de Lourdes), no dia 4.
Vida longa e muitas felicidades a elas e a ele.  

Edição 148 - Março/2013
Poucas e Boas
“Um dos maiores legados de Hugo Chávez foi ter dado espaço à comunidade indígena na política e o acesso dos pobres aos bens de consumo.”
Prof. Leonardo Trevisan, especialista em política latino-americana.

“Você é um herói para o Brasil. Quem foi que lutou pela nossa liberdade? Foi você, meu caro amigo! Digo e repito isso sempre.”
Músico e escritor Jorge Mautner ao cumprimentar o deputado federal José Genoino (PT-SP), ambos resistentes da Ditadura Militar. Enquanto Genoino ingressava na Guerrilha do Araguaia em 1970, Mautner partia para o exílio político em Londres. Encontraram-se após um debate promovido pela CUT-RJ sobre os erros do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da Ação Penal 470, o chamado “Mensalão”

Edição 148 - Março/2013
Curtas
Santo Antônio reclama novamente
O bairro Santo Antônio (no Canto do Rio) sofre com as enchentes. Ou sofre, todo ano, com a possibilidade de enchente. E quando não é isso, sofre com outros problemas. A moradora Benedita Maria reclama da pista de caminhada na rua que margeia o Rio Paraopeba. No passeio próximo à Rua Padre Eustáquio, duas caçambas estão em cima do passeio. Próximo a ela, um monte de pneus também impede a passagem.

Vale produz 320 milhões de toneladas de minério de ferro em 2012
A produção de minério de ferro foi de 320 milhões de toneladas em 2012. O Sistema Sudeste, que engloba os Complexos de Itabira, Mariana e Minas Centrais, produziu 115,6 milhões de toneladas em 2012. O Sistema Sul, composto pelos Complexos Vargem Grande, Paraopeba e Minas Itabirito, produziu 80,3 milhões de toneladas em 2012, a sua melhor performance desde 2008.
Somando a produção da Samarco atribuível à Vale, foram produzidas, no ano passado, 206,8 milhões de toneladas de minério de ferro em Minas Gerais. O resultado mantem o Estado como responsável por cerca de dois terços do total de minério de ferro produzido pela Vale.


Edição 148 - Março/2013
Cenas da Cidade

E a Banda Santa Efigênia deu show em Marinhos no carnaval 2013. “Até debaixo de chuva e o povo animado”, comentou empolgada Fernanda Moreira, vice-presidente da Banda. “Sr. Cambão e Dona Lady tem um bloco lá até mais animado que alguns daqui da sede”, disse.
A atual diretora da Banda é formada por Francisco Alves, o Xikim, presidente e maestro; Fernanda Moreira, vice-presidente; Sirlene, 1ª tesoureira; Andréia, 2ª tesoureira; Norma, 1ª secretária; e João Paulo, 2º secretário. 
A Banda comandou o Carnaval em Marinhos, no sábado.

Animais caminhando por rua no bairro de Lourdes. Nos termos do Código de Posturas Municipais, é proibida a criação desses animais nas áreas urbanas do Município. Mesmo assim eles continuam por aí, atrapalhando o já “avacalhado” trânsito, ameaçando as pessoas, sujando a cidade. 

A Prefeitura retirou o "Lixão" que ficava no final da rua A, na COHAB, porém a rua continua suja com o barro que desce da estrada da Conquistinha e os moradores do bairro enfrentam, no horário de pico, grande tráfego de caminhões das mineradoras, que contribuem ainda mais para a sujeira das ruas, a má qualidade do ar e oferecem insegurança para os pedestres, pois não há passeio e os motoristas abusam da velocidade, ultrapassando o limite de 30 km. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário