Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 25 de maio de 2013


Edição 149 – Abril/2013
Editorial
Concurso Público já!

A Administração de Antônio Brandão e de Renata Parreiras precisam realizar, já e urgentemente, concursos públicos. A prefeitura de Brumadinho emprega em torno de 2000. Dessas, centenas e centenas ocupam o cargo de forma irregular. Na Câmara, o percentual é absurdo: 67% dos cargos são ocupados sem concurso, sem contar a Assessoria Jurídica. Retirando desses os chamados “cargos de confiança”, e os assessores dos vereadores, são 33 servidores, dos quais 18 são contratados, ou seja, 55% de pessoas irregulares. É verdade que isso acontece Brasil afora, mas também é verdade que isso não justifica uma transgressão ao art. 37 da CF que diz que a forma correta de ingressar nos órgãos públicos é via concurso, que garante disputa igual, sem apadrinhamentos.
O Ministério Público, ora e outra, convida os prefeitos e presidentes de câmaras para assinarem um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta -, no caso, de mal conduta. Se os TACs não são cumpridos – vários, há vários anos não são – o MP deveria pedir logo cadeia para prefeitos e presidentes de câmaras. Talvez, atrás das grades, pudessem refletir um pouco melhor.
Aqui em Brumadinho, os promotores já convidaram Brandão e Renata para conversarem e já recomendaram a realização de concursos. Mas, aqui em Brumadinho, as coisas continuam como dantes. Enquanto isso, partidários de Nenen da ASA (PV), às vezes com razão, às vezes sem, acusam a prefeitura de praticar nepotismo (para a Câmara não há acusações). Mas o problema não é só esse. Outro problema são as centenas de servidores colocados pelos prefeitos anteriores e mantidos e/ou substituídos pelos prefeitos e presidentes de câmaras seguintes.
Se em Brumadinho, por enquanto, há apenas promessas de que os concursos acontecerão, nossa esperança é de que isso torne-se realidade. Já imaginou a prefeitura e a Câmara de Brumadinho sem nenhum contratado ilegal? Não seria uma ótima oportunidade para Brandão e Renata entrarem para a História? De Brumadinho, de Minas e do Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário