Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 25 de maio de 2013


Edição 149 – Abril/2013
O que a população quer saber!
Por Gibran Dias

Chegamos a quatro meses de nova administração pública e de uma Câmara Municipal totalmente renovada. Após uma acirrada disputa nas urnas de todo o município em outubro do ano passado e um início de 2013 sem enchentes, pouco se vê e se ouve a respeito das ações da Prefeitura de Brumadinho. Denúncias de Nepotismo circulam pelos corredores dos órgãos públicos. Um legado da administração passada? Não há documentos que comprovem tais afirmações (por enquanto) e nas redes sociais o que se observa são apenas reclamações e muita falácia a respeito desta matéria.

Meio ambiente
Com a aprovação do Monumento Mãe d’água, a prefeitura não somente confirmou uma das propostas de governo Brandão, como também se colocou como uma defensora dos interesses sociais no que diz respeito à preservação da natureza. A secretaria de Meio Ambiente multou a COPASA por várias irregularidades, totalizando mais de 2 milhões de reais. Quando e se irá receber é o dilema, já que a COPASA possui um histórico não muito agradável em acatar as decisões do poder público em Brumadinho.

Enquanto isso, e as obras?
Em abril a prefeitura iniciou a operação tapa-buracos, com início no dia 04, conforme nota da mesma. Fora isso, muitas outras coisas continuam paralisadas. Escolas precisam de reformas, obras inacabadas na UPA e em seu entorno. Faltam passeios adequados para os pedestres, asfalto e calçamento em muitas ruas e energia elétrica em algumas. A estrada da Conquistinha está como sempre esteve e não há evidências de que ao menos se inicie o seu asfaltamento, o que seria vital para melhorar o acesso à cidade. Os campos de futebol estão com obras inacabadas e muitos deles não recebem manutenção.

População fica 5 dias sem atendimento nos PSF’s
Um fato curioso e ao mesmo tempo revoltante foi a atitude da prefeitura em relação ao feriado do dia 29 de março, a tão querida Sexta-feira da Paixão.  Em plena terça-feira, dia 26 de março, três dias anteriores ao bendito feriado, funcionários de todas as secretarias foram liberados mais cedo do trabalho com o aviso de retorno “somente na segunda-feira”, 1º de abril. Para o espanto e constrangimento da população, os postos de saúde (PSF) foram fechados do dia 27 de março ao dia 1º de abril, não promovendo o atendimento básico na cidade, como se ninguém precisasse ou ainda tivesse que consultar um médico ou receber alguma medicação. Em pleno período do aumento dos casos de dengue, a prefeitura teve uma atitude de desleixo com os doentes e enfermos em todo o município, afunilando o atendimento para a UPA no referido período.

Aluguel de veículos
A Prefeitura de Brumadinho alugou 52 veículos para atender a demanda de suas secretarias (seria realmente necessário?). Vai pagar, só neste ano, R$ 1.622.928,00 (um milhão, seiscentos e vinte e dois mil, novecentos e vinte e oito reais) à M&M Rent’’a Car Ltda. No processo licitatório (Pregão Presencial 009/2013), a Prefeitura solicitou dos concorrentes “camionete 4 portas, 4 passageiros, ano mínimo 2011, motor mínimo 1.6, cilindradas 122 CV, torque de 34,7 KGFM, cambio manual com marchas , cor branca ou prata”. No entanto, circula por aí uma L200 e também uma S10, as quais são usadas somente seus interiores, excluindo o uso de suas carrocerias. Grande parte da população não está contente com isso, tendo em vista as discussões e as indagações nas redes sociais e nos encontros casuais dos munícipes.

Concurso Público na Câmara não dá sinais de vida
Na nova Câmara Municipal de Brumadinho, o problema está na demora da devolução do dinheiro para aqueles que fizeram a inscrição do concurso da Câmara em 2008 e, como se pode observar, a falta de um novo concurso. Cargos efetivos são ocupados por comissionados e/ou contratados e a empregabilidade política é evidente. Resta aguardarmos um pouco mais, segundo informações da própria presidente da Casa do Povo, Renata Parreiras, que em discurso na reunião do dia 21 de março no Plenário da Câmara, disse que não irá fazer nada “com pressa” e de qualquer jeito, mas sim caminhar e resolver tudo aos poucos. Os que aguardam a restituição de seu dinheiro já esperam há quase 5 anos.
Certamente, estas e muitas outras questões deverão ser respondidas com ações positivas e resultados agradáveis, tanto do Executivo quanto do Legislativo, pois é o que o povo espera, é o que a população quer saber e ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário