Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 25 de maio de 2013


Edição 149 – Abril/2013
Secretaria da Educação promove seminário com presença de Augusto Cury

A Secretaria de Educação de Brumadinho realizou, nos dias 11 e 12 de abril, na Igreja Batista Nacional Ebenézer e em diversos locais da cidade, o seu seminário anual, este sob o lema “Educar com amor”.  Cerca de 800 professores, diretores, coordenadores, agentes operacionais da rede Municipal de Ensino de Brumadinho, educadores das redes estadual e particular participaram do evento. A abertura do Seminário de Educação aconteceu na manhã do dia 11, na Igreja Batista Nacional Ebenézer. O evento foi agraciado com a apresentação do trio musical, AMADEUS, que encantou a plateia com clássicos da música MPB e erudita, ao som da Harpa, violino e violão. Além dos educadores estiveram presentes o prefeito Antônio Brandão; o vice-prefeito Breno Carone; a Secretaria de Educação Neide Alves; a secretaria-adjunta de Educação, Rosângela Chagas; a presidente da Câmara Municipal, Renata Parreiras; a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG),Maria Celeste de Miranda; secretários e representantes do Governo. 

Palestra de Roberto Crema

Roberto Crema, Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris foi o palestrante do dia. Crema apresentou o tema “Novo Milênio, Nova Educação: o Desafio da inteireza”. O Mestre abordou em sua palestra o tema, ‘educar com amor’ relacionando os quatro pilares da educação segundo a UNESCO: Aprender a aprender, a conviver, a fazer e a ser. Para Roberto Crema, temos que educar a alma, pois a nova educação é não excluir o cérebro da alma. Precisamos renovar nossa maneira de educar. É necessário o dialogo com a ciência, a filosofia, a arte e a espiritualidade.
Na tarde do dia 11, o Seminário seguiu com minicursos em diversos locais para os diferentes atores da Educação Municipal.

Escritor Augusto Cury foi a grande sensação do Seminário

O segundo dia do Seminário de Educação “Educar com amor” iniciou com realização de minicursos direcionados à literatura, contação de histórias, jogos de alfabetização, produção de textos com enfoque na reflexão ortográfica, planejamento pedagógico e outros temas. Mas a grande sensação do Seminário foi a palestra do Médico Psiquiatra, Psicoterapeuta, Cientista e Escritor, Augusto Cury.
A palestra era tão esperada que muita gente, mesmo não sendo da Secretaria de Educação e nem mesmo sendo servidor da prefeitura deu um jeitinho de estar presente. Até alguns membros da “oposição” marcaram presença. 
O autor de inúmeros best-sellers de autoajuda – mais de 12 milhões de livros vendidos - abordou a importância do educador como o eterno aprendiz. Cerca de 800 pessoas, entre educadores das redes municipal, estadual e particular compareceram ao evento na Igreja Batista Nacional Ebenézer de Brumadinho. Durante sua conferência, Cury apresentou aos professores que o mundo segue uma necessidade de humanização e destacou que o sistema educacional de hoje ainda não aprendeu que não se deve só destacar para seus alunos o mundo de fora e negar o mundo de dentro.
Ao final de sua palestra, o palestrante foi ovacionado e deixou uma reflexão para todos: “Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade”.
(Com informações da Assessoria de Comunicação - ASCOM - da Prefeitura Municipal) 
Cury: a "sensação" do Seminário

Nenhum comentário:

Postar um comentário