Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 9 de julho de 2013

Edição 151 – Junho/2013
MMX realiza Audiência pública sobre expansão de cava e pilha de estéril
Representantes da comunidade, ONGs e poder público participaram de evento sobre a sondagem geológica e expansão da cava e da pilha de estéril da Unidade Serra Azul

“Cerca de 200 pessoas compareceram à audiência pública sobre a sondagem geológica e expansão da cava e da pilha de estéril da Unidade Serra Azul da MMX”, informou a Assessoria de Imprensa da mineradora. Realizado na Praça de Esportes de Brumadinho na terça-feira, 18, o evento conduzido pela Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram) contou com a participação de representantes da comunidade, de organizações não-governamentais e poder público.
Na oportunidade, a MMX e as consultorias IC Ambiental e Amplo Engenharia e Gestão de Projetos apresentaram os resultados dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) relativos aos temas em processo de licenciamento. A cava e a pilha de estéril serão expandidas para elevar a produção de minério de ferro da MMX na Unidade Serra Azul. Para isso, a sondagem geológica permitirá que a companhia verifique com maior precisão dados sobre o depósito mineral da companhia na região. Os estudos apresentados consideram aspectos ambientais, sociais e econômicos do empreendimento da MMX na região.
A expansão da cava e da pilha atinge os municípios de Igarapé, São Joaquim de Bicas e Brumadinho.

Licenciamento Ambiental

Realizada a audiência pública, a companhia agora espera receber a Licença Prévia (LP) da Supram, que atesta a viabilidade socioambiental do empreendimento. O órgão ambiental definirá as condicionantes que deverão ser cumpridas pela MMX. Em seguida, o órgão expedirá a Licença de Implantação (LI), que permitirá o início das obras necessárias para dar início às operações, que também dependerão de uma licença específica, a Licença de Operação (LO).

Expansão da Unidade Serra Azul

A ampliação da cava e da pilha e a sondagem são etapas fundamentais para a expansão da Unidade Serra Azul. O projeto, que permitirá o aumento da produção da MMX, é composto por várias etapas. A usina de beneficiamento, mineroduto, linhas de transmissão de energia, pátio de estocagem e terminal ferroviário já receberam LI e as obras foram iniciadas em 2012.

Sobre a MMX

A MMX, companhia de minério de ferro do grupo EBX, possui dois sistemas em operação – Sistema Sudeste, em Minas Gerais, e Sistema Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Juntos, os dois sistemas produziram mais de 7 milhões de toneladas de minério de ferro em 2012. A MMX possui ainda direitos minerários em Bom Sucesso (MG). Em Itaguaí (RJ), a companhia possui o Superporto Sudeste, que entrará em operação no final deste ano e poderá exportar até 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

As informações são da Assessoria de Imprensa da MMX. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário