Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Edição 151 – Junho/2013
Antônio Grassi é o novo diretor adjunto do Inhotim

O ator, diretor e especialista em produção cultural estará presente na Conferência de Cultura de Brumadinho


Desde julho, o ator, diretor e produtor, Antônio Grassi, assume o cargo de Diretor Executivo adjunto do Instituto Inhotim. “O convite para compor a equipe do Inhotim foi um presente e irá me permitir outros voos desafiadores”, afirma Grassi.
Ainda de acordo com Grassi, seu primeiro momento no Inhotim será de total imersão para conhecimento das equipes e dos projetos que já estão em andamento. “Minha expectativa é avançar nos projetos existentes e abrir novos trabalhos. Inhotim tem inúmeras possibilidades, como por exemplo, se tornar cada dia mais um espaço para grandes espetáculos de artes cênicas, dança e música”, ressalta.
A estrutura de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) do Inhotim prevê a possibilidade de haver em seu staff um Diretor Executivo adjunto e para Ricardo Gazel, Diretor Executivo do Instituto, “Antônio Grassi é reconhecidamente um dos principais nomes da cena cultural brasileira e irá fortalecer ainda mais a nossa equipe. Certamente, com seu expertise, contribuirá para os projetos em andamento e abrirá novas frentes de atuação. Inhotim é um lugar único e que sempre está abrindo perspectivas de ações” avalia Gazel.
Na agenda do novo Diretor Executivo adjunto também estarão a definição das estratégias de inserção do Inhotim nos grandes eventos previstos a serem realizados no país, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.

Currículo de Antônio Grassi
Antônio Grassi é ator, diretor e produtor. Além de sua larga experiência no teatro, cinema e televisão, cursou Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG e dedicou-se nos últimos anos à formulação de políticas públicas para a área cultural.
Foi Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Membro do Conselho Diretor do Fórum Cultural Mundial e Presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes) – em que foi responsável por importantes projetos em artes cênicas, música, artes visuais e em outros programas integrados no período de 2003 a 2006.
Em 2011, Antônio Grassi voltou a ocupar o cargo de Curador da representação brasileira nas duas ultimas edições da Quadrienal de Cenografia de Praga onde conquistou a GOLDEN TRIGA (prêmio máximo). Foi o idealizador do Espaço Brasil (Marais / Paris) no ano do Brasil na França (2005), criador junto ao Instituto Camões e Instituto das Artes de Portugal do prêmio de dramaturgia luso-brasileira Antônio José da Silva, responsável pela presença brasileira no Festival Internacional Tchecov em Moscou (2005) e pela Estação de Teatro Russo no Brasil (2006).
Por reconhecimento a seu trabalho foi condecorado com a Medalha de Honra da Inconfidência pelo Governo de Minas Gerais e com a Medalha Pedro Ernesto pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
No teatro, Antônio Grassi teve presença marcante, como ator e diretor, em várias obras: “O Inimigo do Povo” de Ibsen, “Sonhos de uma noite de verão” de W. Shakespeare, “A Serpente” de Nelson Rodrigues, “O urso” de Tchecov, “O Beijo no Asfalto” de Nelson Rodrigues, “Os Justos” de Albert Camus, “O interrogatório” de Peter Weiss, “Dona Rosita” de Garcia Lorca, “O Ferreiro e a Morte” de Mercedes Rein e Jorge Curi, entre várias outras.
No cinema, seu currículo inclui várias produções de sucesso no Brasil e no exterior, entre elas: “Carandiru” de Hector Babenco, “Bens Confiscados” de Carlos Reichenbach, “Gatão de Meia Idade” de Antônio Carlos da Fontoura, “Todos os corações do mundo” de Murilo Salles, “Boleiros” de Ugo Georgetti, “Missão de Amor” de Dino Risi, “Jorge, um brasileiro” de Paulo Thiago e “A cor de seu destino” de Jorge Duran.
Na televisão, Antônio Grassi é popularmente conhecido no Brasil por seu trabalho em mais de trinta programas, incluindo seriados, minisséries, programas especiais e telenovelas como “Chocolate com Pimenta” (2003), “Força de um Desejo” (1999), “Pátria Minha” (1994), “O Salvador da Pátria” (1989), dentre inúmeras outras.
No exterior foi o curador da mostra de vídeos brasileiros na Amazon Week (World Trade Center, New York 1996), participando como representante do Governo Brasileiro no Fórum Universal da Culturas (Barcelona 2004), palestrante no encontro da “Red Interlocal de cidades ibero-americanas para la cultura” (Buenos Aires 2005), expositor e palestrante no painel “Global perspectives for cultural diplomacy and exchange” (Association of Performing Arts, New York 2006) e no Broward Center for Performing Arts (Fort Lauderdale , Flórida 2006) Comissário geral do Ano do Brasil em Portugal, que aconteceu  de setembro de 2012 a junho de 2013, é o coordenador da programação cultural brasileira na Feira de Frankfurt.

Antônio Grassi participará da Conferência Municipal de Cultura de Brumadinho, no próximo dia 10 de agosto, na Câmara Municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário