Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 17 de agosto de 2013

Edição 152 – Julho/2013
O que a população quer saber!
Por Gibran Dias  

Poeira: Abaixo-assinado e denúncia da Record não foram suficientes
Desde os primeiros meses deste ano, centenas de moradores dos bairros Progresso e Cohab têm reclamado e denunciado o descaso da administração municipal com relação à sujeira provocada pelo trânsito de caminhões nas ruas de seus bairros.  Em maio, o vereador Hideraldo Santana (PSC) propôs um abaixo-assinado em relação a este tema e recolheu mais de 300 assinaturas. No dia 23 do mesmo mês, protocolou o documento na Prefeitura de Brumadinho e esta, por sua vez, ainda não respondeu, nem mesmo através de uma mensagem. Os moradores se mobilizaram e a rede Record de televisão veio a Brumadinho para registrar esse problema e publicou em seu site (r7.com) no dia 11 de junho a matéria, que também foi ao ar no programa Balanço Geral. A reportagem feita pela Record denuncia a sujeira que os moradores enfrentam diariamente e frisa que atinge até mesmo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Brumadinho - que nada faz.

É lei só no papel!
Já publicamos em duas edições do Jornal De Fato sobre os decretos que regularizam o trânsito de caminhões em nossa cidade. Entretanto, alguns motoristas continuam a desobedecer a lei e insistem em sujar as ruas, piorar a saúde dos moradores e a enfrentarem o poder público. O que a Prefeitura irá fazer? Quais a medidas que serão tomadas? Não temos visto os fiscais multarem os infratores. A população está cansada e quer resoluções, quer mudanças. E isso reflete muito bem a vontade do povo em ter qualidade de vida, algo que nenhum governo deve ignorar.

Morador da Cohab é ignorado durante meses
Um morador da Cohab esteve na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos por três vezes e contatou este órgão por vários meses seguidos em relação ao trânsito de caminhões em seu bairro. Relatou – em dois documentos com fotos e propostas encaminhados à Secretaria – os diversos problemas que dezenas de pessoas convivem no dia-a-dia, em especial, a sujeira e o trânsito contínuo de caminhões que sobem a Estrada Conquistinha em qualquer horário, especialmente de madrugada. “O maior problema está na irresponsabilidade dos motoristas e no descaso da administração pública para com este bairro, que é feito por uma maioria humilde e sem voz no poder público” – relata o morador. “Estive na Secretaria de Obras, no setor de Limpeza por várias vezes e telefonava constantemente. Encaminhei documentos e tenho outro para entregar, mas sinceramente, acho que agora é levar o caso para o Ministério Público” – conclui.

Da água para o vinho. Da poeira para o barro
Em mensagem encaminhada para os moradores do bairro Progresso, a mineradora Ferrous disse que já notificou a Rifel Transportes – empresa terceirizada que presta os serviços de transporte do minério – e que capacitou seus vigilantes para que façam o controle dos caminhões. Segundo a nota, após a adoção destes procedimentos, dois motoristas foram suspensos. O prefeito Antônio Brandão disse ao vereador Hideraldo Santana (responsável pelo abaixo-assinado que pede intervenção do poder público no trânsito de caminhões) que a Ferrous irá lavar a Avenida Inhotim três vezes por semana, de preferência nas madrugadas, o que não vem acontecendo. É fato que a empresa está cumprindo com o proposto jogando água, transformando a poeira pura e simplesmente em barro – é um milagre! Os passeios da via estão sujos e na altura da Secretaria de Obras é um desafio para qualquer pessoa caminhar ali. Moradores reclamam que nas portas e garagens de suas casas há muito barro, dificultando a passagem, como relatado na reportagem feita pela Record.

Hotel também é prejudicado
Não são apenas os moradores dos bairros COHAB, Progresso, Canto do Rio que reclamam dos prejuízos dados pelos caminhões de minério. A movimentação dos caminhões desde a madrugada tem prejudicado também os turistas que se alojam no Estrada Real Palace Hotel, empreendimento recentemente inaugurado na entrada da cidade. O trânsito de caminhões antes do nascer do dia tem, literalmente, tirado o sono de quem dorme no Hotel. É mais uma “mãozinha” para espantar os turistas de Brumadinho.
    
Algumas sugestões e... Brumadinho agora é “encardidinho”
Se na gestão passada a brincadeira era “Barcelândia”, um morador da Av. Inhotim no bairro Progresso sugeriu em sua página na rede social Facebook, que Brumadinho deveria mudar o nome para “Encardidinho”. Ironias à parte, muitas pessoas têm opinado sobre o tema, em especial os moradores mais afetados. Abaixo, listamos algumas sugestões para a Prefeitura e para as mineradoras:
•Fiscalização da Prefeitura
•Asfaltamento da Estrada Conquistinha
•Construção de ponte no Funil para nova rota ao TSA
•Lava a jato para os caminhões circularem limpos na cidade
•Proibição total na cidade de caminhões carregados de minério ou outro material semelhante
•Limpeza constante nas vias mais afetadas
Para refletir
"A parte mais importante do progresso é o desejo de progredir." – Sêneca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário