Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 22 de setembro de 2013

Edição 153 – Agosto/2013
Conselho e Prefeitura realizam 3ª Conferência de Cultura


Aconteceu no dia 10 de agosto a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Brumadinho. O evento mobilizou membros da sociedade civil, governo e entidades ligadas à área. O tema abordado este ano foi “Os Desafios do Sistema Municipal de Cultura”. Durante a conferência houve apresentações culturais de artistas locais e palestras, por conta de Maria Aparecida Reis, representante do Ministério da Cultura em Minas Gerais e o ator, diretor e produtor cultural Antônio Grassi, atual Diretor Adjunto do Instituto Inhotim.
A Conferência foi recheada de intervenções artísticas: Leci Strada cantando “Brumeiro” – música de sua autoria que fala sobre localidades de Brumadinho – enquanto Rosinha dançava ballet; Gleison Queiroz e André Gomes em música clássica; Toninho, Milton Roque, Paulinho do GEMA em mais de uma intervenção teatral; Tiago, Thaís Michele, e outros em outra intervenção teatral; o grupo Batucabrum de Leci Giovani-, o desenho de Agnaldo.    

Discussões em grupo e eleição dos delegados

A tarde foi de discussões nos grupos que levantaram dezenas de propostas que foram levadas ao voto na Plenária Final. No fim da Conferência foram eleitos 6 delegados para a etapa Estadual. Um terço dos delegados deveria ser de representantes do Poder Público, e a Conferência inovou ao submeter, também esta eleição, ao conjunto dos delegados. Foram eleitos Merenice Mazzeti e Marilda Souza, ambas da Secretaria de Cultura.
Da Sociedade Civil, os delegados eleitos foram Aldo Silva, Leci Geovani e Gustavo Morais. Houve um empate entre Luiz Giovani de Almeida e Antonio Paulorinho. Depois que Antônio Paulorinho alterou sua voz, ameaçou deixar a conferência, recusou-se a disputar a vaga em nova votação com o outro candidato dizendo que tinha mais direito por ter mais idade e depois de ter acusado a Comissão Organizadora de manipulação, a maioria dos delegados que ainda resistia – eram mais de dezenove horas – achou melhor dar a vaga ao exaltado senhor que tanto queria ir à Conferência Estadual e recusava-se a submeter-se à escolha dos delegados.

Propostas aprovadas

O trabalho nos grupos foi bastante produtivo. Na Plenária Final, coordenada por Reinaldo Fernandes, vereador, membro do Conselho de Cultura e da Comissão organizadora da Conferência, foram aprovadas dezenas de propostas para serem executadas pelo Departamento de Cultura da Prefeitura. Entre as propostas, as seguintes:

- Criar a Lei Municipal de Incentivo a Cultura.
- Integração das secretarias municipais para que as questões culturais locais sejam tratadas de forma mais transversal nos departamento de Cultura e eventos, bem como a vinculação na Secretaria de Turismo e Cultura do Departamento de Eventos. 
- Garantir a aplicação da discussão sobre cultura local na grade curricular conforme prescrito nos parâmetros curriculares nacionais.
- Fazer um inventário de todas as manifestações culturais do município para promover um intercâmbio dessas culturas, promovendo ações mais intensas e diversificadas que atendam todas as idades.
- Fomentar a legalização de grupos culturais.
- Trabalhar no sentido de que a relação Inhotim e Brumadinho seja de parceria mais real com todos os movimentos culturais, evitando uma relação utilitária dos movimentos por parte do Instituto.
- Adequar o teatro municipal com estrutura de acessibilidade e ceder este espaço para grupos independentes para ensaios e apresentações e ainda movimentar este local com aulas de violão, pintura, teatro e outros, com valorização financeira para monitores capacitados e professores.
- Elaborar o Plano Municipal de Cultura, como Plano de Estado, fazendo cumprir este Planejamento Estratégico para a cultura com metas previstas ao longo do tempo.
- Criação de uma comissão para adequar e estruturar a lei 1219/2001, que cria o Conselho Municipal de Cultura, garantindo a participação popular nessa discussão, revendo, dentre outras questões, as representações dos conselheiros e a democratização na forma de eleição e ainda que as reuniões sejam realizadas à noite para proporcionar a participação das pessoas que não podem participar durante o dia.
- Criação de Conservatório Municipal de música.
- Criar um workshop de fotografias em cada localidade com a finalidade de identificar o olhar de cada um sobre a sua cultura e outros aspectos, resgatando a história de cada povo, divulgando as localidades e seu povo.
- Garantir o acesso das pessoas a eventos e espaços culturais, com transporte público, boas estradas, sinalizações adequadas em todo município, garantindo participação efetiva de todas as comunidades.
- Participação efetiva do conselho Municipal de Cultura nas ações da Cultura.
- Tornar a Casa da Cultura um espaço dos artistas locais, fazendo exposições de seus trabalhos.
- Organizar o carnaval, inscrevendo escolas de samba e blocos caricatos com a liberdade de escolherem seus próprios temas, com classificação eliminatória. Manter o carnaval nas localidades rurais pelo menos em um dia.
- Contratação de bandas, com previsão do repertório musical, respeitando a cultura local e promovendo diversidade com responsabilidade social.
- Criar espaços e programas que façam gestão de oficinas de vídeo, dança, artesanato, música, literatura entre outras para fomentar uma formação cultural.
- Criar o centro de Memória de Brumadinho em um local com arquivo público, preservação do patrimônio histórico e cultural, histórias da comunidade contadas pelos brumadinhenses através de tecnologias audiovisuais e veiculação dessas informações culturais. Usar os meios de comunicação das redes sociais para incentivar as produções culturais e a história local.
- Criar projeto de Grafitagem com objetivo de colorir a cidade e evitar pichação.
- Implementar políticas públicas de preservação do patrimônio material e imaterial, catalogando este patrimônio e propondo tombamento e restauração desses bens.
- Criar, em todo município, espaços de cultura, com amplo acesso, tais como bibliotecas, teatros, cinema, auditórios, centros culturais que ofereçam acesso a diversas linguagens artísticas (teatro, dança, circo, música, cinema, literatura, artes plásticas) e manifestações culturais tradicionais.
- Oferecer em todos os eventos realizados, espaços de acesso para os idosos e portadores de necessidades especiais, buscando a participação de todos.
- Apoiar os grupos culturais do município, com respeito a diversidade local, fomentando sua permanência ao longo do tempo.
- Proporcionar a participação de associações e moradores na formulação e realização dos eventos, bem como da elaboração anual do calendário.
- Dotar secretaria municipal de cultura de pessoal técnico especializado.
- Lançar projetos através de Editais do Fundo Municipal de Cultura, que atendam a realidade da população de brumadinho.

- Capacitação de pessoal para qualificação em projetos de Editais Municipais, Estaduais e Nacionais em busca de financiamento, criando políticas de valorização da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário