Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Edição 154 – Setembro/2013
Câmara Municipal discute Segurança Pública


A Câmara Municipal de Brumadinho realizou, em 13 de agosto, Audiência Pública para discutir a Segurança no Município. Participaram autoridades policiais civis e militares de Brumadinho como o Major Wanderley Ferreira Dias, representante da Policia Militar; Daniel Moraes Cançado de Araújo, Delegado da Polícia Civil, além da Promotora Ludmila Costa Reis, da 2ª Vara de Justiça de Brumadinho.
Também esteve presente o ex-delegado de Brumadinho, Álvaro Aparecido dos Santos, atual Delegado de Polícia Civil de Mário Campos e representando também a Delegacia de Ibirité. Não faltaram também representantes do chamado “Terceiro Setor”, como Júnia Viana, da Associação de Moradores e Amigos dos Bairros de Lourdes, Silva Prado e São Bento; Estevão Pimentel, da comunidade de Eixo Quebrado; José de Oliveira, da Associação Comunitária de Córrego de Almas; Antônio Paulorinho, do Conselho Municipal do Idoso; Rozilene Luzia Maciel, Rosangela de Jesus Pedrosa e Rosinalva de Jesus Nunes, do Conselho Tutelar de Brumadinho; Norberto Giovannini Ribeiro, do Conselho de Segurança Pública de Casa Branca; Marcelo Romano Filho, da TecLog Segurança; Ninart Alves do Carmo, da Carmosat Segurança Eletrônica.

Discussão

O Major Dias fez uma breve explanação dos dados da criminalidade no Município, que apontaram um aumento dos crimes violentos, de janeiro de 2011 a julho de 2013, expondo também que os crimes violentos contra o patrimônio aumentaram no primeiro semestre de 2013, se comparados ao mesmo período de 2012. Ainda segundo a Polícia Militar de Brumadinho, neste primeiro semestre os crimes violentos contra a pessoa estão maiores do que o índice dos crimes violentos contra o patrimônio. Como fatores motivadores do aumento da criminalidade, apontou o “número excessivo de eventos no município”, a instalação em Brumadinho de pessoas envolvidas com a criminalidade, o aumento do número de usuários de drogas e o crescimento populacional. Disse ainda que a PM tem adotado ações para coibir estes fatores: instalação de Redes de Vizinhos Protegidos nos Bairros São Bento, Silva Prado, São Conrado e Lourdes; intensificação do policiamento nas áreas críticas; operações com abordagem e identificação dos autores e visitas preventivas a autores já conhecidos. 
Já a Promotora Ludmila Costa Reis disse que o índice de criminalidade do Município é baixo, se comparado a municípios vizinhos como Igarapé, Ibirité, São Joaquim de Bicas e Betim. Reclamou ainda da falta de estrutura para policiais trabalharem, chamando o cidadão a denunciar e participar da segurança pública.

População prejudicada

A participação da população ficou prejudicada já que as autoridades gastaram muito tempo em suas explicações, cansando os presentes e obrigando muitos a se retirarem antes do término, que foi por volta das 23:20 horas. Mesmo assim, os que falaram apresentaram muitas propostas como a implantação de postos policiais nas áreas rurais do Município; aumento do efetivo da Polícia Militar; a instalação de guaritas em pontos estratégicos do Município, como as entradas da cidade; implementação da guarda municipal; ampliação da Rede de Vizinhos Protegidos para outros bairros; implementação do Programa “Olho Vivo” - instalação de câmeras em ruas e pontos públicos -; e valorização dos profissionais das polícias civil e militar.

A audiência contou com as presenças dos Vereadores Alessandra de Oliveira, Aurélio de Oliveira Porto, Carlos Mendes de Lima, Helberth Firmino Pena, Herbert Rommaris Ricci, Hideraldo Rogério Santana, Lucas Machado de Sales, Reinaldo da Silva Fernandes, Renata Parreiras e Ronaldo Reis Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário