Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 9 de outubro de 2013


Edição 154 – Setembro/2013
Editorial
 Prisão para o Presidente da COPASA: o que você acha?

Defendo a tese de que a Justiça deveria mandar prender o Presidente da COPASA. Alguns podem achar isso exagero, radicalismo ou coisa parecida. Mas vejamos as razões.
Resumidamente, podemos dizer que a relação da COPASA com o Município e sua gente, e suas autoridades, é uma relação de inteiro desprezo. É como se a Presidência da COPASA e as chefias logo abaixo se sentissem como reis soberanos, desses há 50 anos no poder, e que acham que podem tratar a população como se ela fosse a plebe que só tem direito a pagar impostos, no caso, a pagar Taxa de Esgoto e conta de água.
A COPASA assinou em 2008, com a assinatura inclusive do então governador Aécio Neves (PSDB), um Contrato de Programa com Brumadinho. Nesse documento, a COPASA se comprometeu a levar água tratada a todas as localidades do Município, como Suzana, Casa Branca, Parque da cachoeira, Tejuco, Aranha, Brumado, etc etc. Todas as localidades deveriam ter tido acesso à agua da COPASA até, quase todas, 2011, e Brumado em 2012. E o que aconteceu? NENHUMA dessas localidades recebeu a água tratada e farta da empresa.
No mesmo contrato, a COPASA se comprometeu a construir ETE’s – Estações de Tratamento de Esgoto – aqui e a tratar nosso esgoto ao invés de lançá-lo em nossos rios. E o que aconteceu? NENHUMA ETE foi construída. E o pior: nenhuma ETE teve ao menos sua construção iniciada. Por outro lado, a COPASA cobra, religiosa e mensalmente, a Taxa de Esgoto da população. Ilegal e cara!
Neste ano, e já estamos em outubro, a COPASA não fez sequer um centímetro de obra em Brumadinho no que diz respeito ao tratamento de esgoto.
Mas as razões para prender o Presidente da COPASA, seu representante legal, não são apenas essas. É o jeito que ele trata, ou melhor, que NÃO trata com o Município. A COPASA mantém com o município um relacionamento absurdamente desrespeitoso, como se fosse aquele rei soberano acima de todos e de tudo – inclusive dos documentos que assina -, recusando-se a dialogar e, quando supostamente se dispõe ao diálogo, envia pessoas sem nenhum poder de decisão. Ela simplesmente se recusa a travar o diálogo com as autoridades de Brumadinho para reiniciar as obras do Contrato, ou seja, de tratamento de esgoto e de fornecimento de água para nosso interior. A COPASA não respeita prefeito, nem secretários municipais, nem população, nem vereadores.
Reinaldo Fernandes 
Editor
Para se ter ideia de como a empresa age, em maio deste ano, um grupo de nove dos treze vereadores enviou, ou melhor, protocolou lá em Belo Horizonte, na Diretoria da COPASA, um documento de 7 páginas  em que eram elencados os problemas da empresa com o Município. Ao final do documento, os vereadores exigiam a imediata presença do Presidente aqui na cidade para discutir, “em caráter de urgência”, as questões “para que os inúmeros problemas provocados pela empresa tenham a necessária solução.” E sabe o que aconteceu? NADA! O Presidente simplesmente ignorou o documento, nem mesmo um telefonema, nem mesmo uma desculpa esfarrapada foi dada aos representantes da população. 
Então, devemos ou não devemos prender o Presidente? A COPASA está ou não está levando ilegalmente nosso dinheiro por um tratamento de esgoto que não existe?

Talvez a prisão do Presidente seja o que falta para que a COPASA mude sua postura, respeite as leis e os contratos que assina. Quem sabe, se for preso, mesmo que por uns poucos meses, o Presidente não teria uma oportunidade de refletir sobre a relação da empresa com o Município?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário