Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 24 de novembro de 2013


Edição 155 – Outubro/2013

Entrevista com Bia Costa

Autoajuda? Livro de sentimentos? De conselhos? Seja o que for, é admirável ver uma garota tão jovem escrever sobre coisas tão complexas. Ela é Danúbia Grazielle Costa, Bia Costa. Do signo de virgem, nasceu em 9 de setembro de 1986, e lançou recentemente seu primeiro livro, “O Caminho Para as Borboletas”. Em entrevista o de fato, Bia Costa nos contou sobre o livro e sua construção, nos falou de suas influências, de simplicidade, de como fala com os olhos e de como Deus traça nossos caminhos. “O Caminho Para as Borboletas”, editado pela Editora Tereart, Teresópolis, RJ, 2013, tem 64 páginas. Pode ser encontrado e adquirido pela internet no endereço www.tereart.com.br

Com vocês, Bia Costa, escritora.   

de fato: De onde veio a ideia desta metáfora da borboleta? Qunado a borboleta que entrou em sua vida?
Bia Costa: Foi quando eu li que borboleta é metamorfose, é um casulo que se abre, é vida.

de fato: Como foi a construção desse livro? Quanto tempo você gastou entre escrever e tê-lo em mão para distribuir?
Bia Costa: Quando acontecia alguma coisa em minha vida, eu escrevia. Isso durou um ano e meio, mais ou menos.

de fato: O que você lê? Quais escritores te influenciaram? 
Bia Costa: Eu gosto de Machado de Assis, Augusto Cury, Fernando Pessoa e Cecília Meireles, além de Shakespeare, claro.

de fato: Você lida bem com a língua portuguesa escrita, o que não é muito comum hoje em dia em jovens de sua idade. Como você aprendeu a escrever assim?
Bia Costa: Tive bons professores e porque gosto muito de escrever, sempre escrevia tudo em minha agenda.

de fato: Na parte 2 de seu livro você fala em simplicidade. Você leva uma vida simples? Em que consiste essa simplicidade?
Bia Costa: Sim, eu levo a vida na simplicidade. As coisas pequenas pra mim são grandes. Por exemplo, deixar a internet para ficar com a família.

de fato: Há uma passagem em seu livro (parte 5) em que você diz: “Sempre falei com os olhos.” O que seus olhos dizem?
Bia Costa: Eu acho que eu compreendo mais as pessoas olhando para elas do que ouvindo-as. Eu quero passar uma mensagem positiva para as pessoas.

de fato: Mais de uma vez você fala de sua infância. Qual a melhor coisa de sua infância?
Bia Costa: As reuniões da família, todo mundo tinha tempo para a família.

de fato: Outra palavra recorrente n’”O caminho para as borboletas” é a palavra “mentira”. O que é a mentira?
Bia Costa: Para mim, mentira é aquilo que te surpreende. Quando alguém mente, ela muda pra mim. Apaga o que havia antes, e eu passo a ter uma nova percepção sobre essa pessoa, muda.

de fato: Há uma passagem na “parte 9” de “O caminho” em que você diz que “nada acontece por acaso”, que “tudo está escrito”. No entanto, em várias outras passagens você diz que tudo depende de nossas escolhas. Afinal, a vida é “destino” ou é consequência de nossas escolhas?
Bia Costa: Eu acho assim, Deus escreveu pra você. As coisas não acontecem do jeito que você quer, às vezes você faz as escolhas erradas. Mas vai acontecer do jeito que Ele quer, não do seu jeito.

de fato: ”O caminho para as borboletas” é ficção ou seus relatos são todos verdadeiros?
Bia Costa: É ficção. Mas eu queria que fosse realidade. É a forma que eu penso que a vida deveria ser.

de fato: Você fala muito em escolhas: qual sua escolha neste momento de sua vida?
Bia Costa: Eu estou pensando em escrever um livro de poesias.

de fato: Como você se sente sendo uma escritora, sabendo que seu livro pode ser lido em qualquer parte do Brasil e até do mundo?
Bia Costa: Eu gosto do retorno das pessoas, quando elas dizem que determinada parte do livro tem a ver com elas, que se viram no livro.

de fato: E o próximo livro?
Bia Costa: Só Deus sabe, não sei!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário