Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 8 de dezembro de 2013


Edição 156 – Novembro/2013
Minha Casa, Minha Vida
Audiência Pública reacende esperanças na população



“Um dia histórico para Brumadinho!” com essa frase, o vereador Reinaldo Fernandes (PT) - foto  acima -definiu a Audiência pública que aconteceu na Câmara Municipal no último dia 2 de dezembro. Fernandes foi um dos autores do Requerimento que solicitou a realização da reunião sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida. Também assinaram o requerimento, prontamente aprovado por todos os vereadores, as vereadoras Alessandra Cristina e Renata Parreiras, e Lucas Machado e Helbert Firmino.
A Audiência reacendeu as chamas de esperança na população. Estiveram presentes vários representantes do Executivo Municipal, como a Secretária de Governo, Sandra Brandão; a de Administração, Valéria Moreira; a Secretária Adjunta de Ação Social, o Secretário de Planejamento e Coordenação, José Bones; e ainda Franco Lacerda, da SEPLAC, e Lilian Paraguai, da Ação Social. Presentes ainda o Secretário de Esportes e Lazer, Reginaldo Missias e os vereadores Hideraldo Santana, Carlos Mendes, Ronaldo Ribeiro, Aurélio do Pio, Henerson Faria, Helbert Firmino e Renata Parreiras, que presidiu a Audiência.
 

Construção de 288 unidades

Durante a Audiência, representantes da Prefeitura disseram ao público que enchia a Casa que o programa atenderá inicialmente 288 famílias do município. Informaram que na última semana de novembro, a Prefeitura tinha protocolado junto à Caixa Econômica Federal, agência Brumadinho, o projeto de implantação do Programa no município.
Os estudos topográficos do terreno, onde será feito o empreendimento, realizados pela Secretaria Municipal de Planejamento, foram apresentados pelo topógrafo Franco Lacerda. O local escolhido, de 20000m², tem fácil acesso, localizado entre os bairros Dom Bosco e São Judas Tadeu. O terreno, informou Valéria Moreira, será adquirido pela Caixa Econômica Federal. Segundo ela, a caixa faria nos primeiros dias de dezembro uma vistoria, informação confirmada por Marcelo Maia, Gerente local da CEF, também presente à Audiência.
Franco apresentou também a planta dos prédios de apartamentos, arrancando suspiros dos presentes, animados com a notícia.

A CEMIG e a COPASA, segundo Valéria Moreira, também já teriam sido acionadas para realizar os estudos de viabilidade técnica e ambas teriam encaminhado respostas positivas afirmando total viabilidade de abastecimento de água, esgotamento sanitário e energia elétrica.
As famílias da baixa renda a serem atendidas com as primeiras 288 unidades, cuja renda deve ser de até três salários mínimos, serão selecionadas conforme critérios definidos pelas Leis Federal e Municipal, que regulamentam o programa, conforme informou Lilian Paraguai. Para essas famílias, a prestação mensal é de em torno de apenas R$ 50,00, conforme definido pelo Governo Federal.
A Secretaria Municipal de Ação Social informou que está promovendo um novo recadastramento das famílias.
População compareceu em peso na Audiência convocada
pela Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário